7 dicas para aumentar a autoestima

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7 dicas para aumentar a autoestima

Aumentar a autoestima é muito importante para que você tenha uma vida melhor e mais feliz. Leia nosso texto e veja como fazer isso.

Baixa autoestima traz problemas em sua carreira, relacionamentos e vida pessoal. E não para por aí, os psicólogos afirmam que a baixa autoestima pode se transformar em um transtorno mais grave como a depressão, por exemplo.

Ter uma autoestima saudável é fundamental para o bem-estar. Ela dá uma perspectiva positiva na vida e isso é reflete no trabalho, nos relacionamentos e basicamente em tudo que você faz.

Em nosso texto vamos lhe dar algumas dicas para aumentar a autoestima e assim conquistar uma vida saudável e plena. Confira!

1. Aceite-se

As pessoas devem lembrar todos os dias que são únicas e que a beleza é encontrada em todo ser humano. Todos nós temos os nossos pontos fortes e somos melhores em alguma coisa. O verdadeiro valor de uma pessoa não pode ser visto em apenas uma dimensão de sua vida.

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Por exemplo, as pessoas geralmente invejam os ricos, achando que eles têm tudo e, portanto, são as pessoas mais felizes do mundo. No entanto, as melhores coisas da vida nunca podem ser compradas por dinheiro. Histórias de infelicidade entre os ricos estão em toda parte à nossa volta e isso é um sinal de que a riqueza não pode ser igualada à felicidade.

2. Se aprecie

Se aceitar e se apreciar são coisas completamente diferentes! A auto aceitação é um pré-requisito para a auto apreciação. No entanto, somente ela não é suficiente para melhorar a autoestima. A auto aceitação negativa pode ser extremamente prejudicial. Afirmar frases como “Eu não consigo aumentar minha renda por que eu aceito que sou fraco” irá minar sua autoestima.

Por isso se apreciar é muito importante. Ao direcionar pensamentos positivos, destacando as coisas boas sobre si mesmo irá lhe ajudar a aumentar a autoestima. Afirmar frases como “Eu escrevo muito bem” ou ainda “Sou muito bom no trabalho” fará maravilhas por você e pela sua vida.

3. Pare de se comparar com outras pessoas

Existem inúmeras causas para a baixa autoestima. E certamente o ambiente em que você vive é um deles. E ao conviver com outras pessoas é natural que nos comparemos com elas. E ao fazer isso é muito importante lembrar que todo mundo é diferente e você tem qualidades que nenhuma outra pessoa possui. Por isso, se deseja aumentar a autoestima, pare de se comparar com os outros, principalmente se isso for feito de forma negativa.

4. Diga adeus a culpa

Ninguém é perfeito. Cometer erros é parte natural da vida. Ninguém é isento de sofre e também de errar. Então, se você deseja aumentar a autoestima, é melhor começar a aceitar esse fato.

E pessoas com baixa autoestima tendem a se colocar ainda mais para baixo, aumentando a sua culpa e sendo severas e ríspidas consigo mesmas. Uma voz interior que reverbera dentro de suas cabeças lhes diz incessantemente que não há esperança. Este não deve ser o caso e ter controle sobre as vozes internas pode ser a solução para este problema.

5. Cerque-se de pessoas positivas

Ter amigos que são positivos diante dos desafios pode influenciar alguém a ver a vida da mesma maneira. E caso você se cerque de pessoas negativas, pode acabar acumulando pensamentos negativos.

6. Participe de atividades divertidas

Divertir-se de vez em quando libera o estresse, tira as ideias negativas da cabeça de alguém. E enche a mente de pensamentos positivos. Tenha um hobby, pratique um esporte, vá ao cinema. Preencher a sua vida com o que lhe faz feliz irá aumentar a autoestima.

7. Procure ajuda terapêutica para aumentar a autoestima

Quando tudo mais falhar, procure ajuda de um psicólogo. A terapia fornecerá ferramentas essenciais para aumentar a autoestima, bem como fortalecer o autoconhecimento. E também, a baixa autoestima pode levar a problemas mais sérios ou ainda ser sintoma de algo maior.

É possível aumentar autoestima com as ferramentas certas e a atitude correta. Amar-se irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável e melhor. E será a chave para seu sucesso em tudo, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

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Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

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