6 comportamentos que indicam depressão

Categoria dos serviços dos psicólogos: depressao
6 comportamentos que indicam depressão

Você sabia que a tristeza intensa não é o único sinal de depressão? Leia o artigo e conheça os principais comportamentos que indicam o transtorno.

Todo mundo se sente um pouco deprimido de vez em quando. Mas a depressão é um transtorno psicológico que vai além da simples tristeza: é uma condição incapacitante que pode colocá-lo em risco e traz consequências sérias, como o suicídio, por exemplo.

Os sintomas da depressão nem sempre são tão óbvios. Muitas vezes as mudanças de comportamento são sutis, e a pessoa pode não perceber, mas seus amigos e entes queridos podem. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então leia o artigo.

Os sinais da depressão nem sempre são óbvios

Os sintomas da depressão podem progredir gradualmente. Pode começar com comportamentos leves, como optar por ficar em casa para assistir à TV em vez de sair com os amigos, até os mais graves, como pensamentos de suicídio. Alguém que aparenta estar perfeitamente saudável pode acabar com depressão crônica em questão de dias ou semanas. O tempo de progressão do transtorno varia de pessoa para pessoa.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para questões de depressão? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Mas, afinal, quando eu devo me preocupar?

Se você apresentar vários sinais ou, ainda, se eles persistirem por mais de duas semanas, é hora de você procurar ajuda psicológica. Um psicólogo conseguirá te orientar e verificar se você está com o transtorno.

Para ajudá-lo a reconhecer se você apresenta comportamentos que indicam depressão fizemos uma lista com os principais sintomas. Mas atenção, essa lista é apenas para lhe ajudar e orientar. Apenas um psicólogo pode dar o diagnóstico bem como indicar tratamento.

1. Distúrbios do sono

Distúrbios do sono são um dos principais sinais de depressão. Pessoas com depressão podem apresentar insônia, terror noturno, entre outros problemas. Outro sinal bem característico é que pessoas deprimidas podem achar difícil sair da cama e dormir por longos períodos durante o dia.

2. Perda de interesse em atividades favoritas

Quando estamos tristes e desanimados costumamos recorrer a hobbies e atividades que gostamos para aliviar a tensão. No entanto, as pessoas com o transtorno tendem a evitá-las e perder o interesse em coisas que gostavam de fazer. Portanto, se você ou um ente querido parar de realizar atividades que antes gostava muito por falta de vontade, isso é um sinal de alerta importante.

3. Euforia repentina

Ironicamente, quando as pessoas deprimidas tomam a decisão de fazer algo drástico elas conseguem obter um ganho de energia repentina e podem tomar atitudes drásticas. Isso vale para qualquer atividade, como sair do emprego, pedir o divórcio e até mesmo tentar um suicídio. Se você notar uma mudança drástica como essa em você ou em um ente querido, é melhor ficar atento. Esse também é um indicativo de depressão.

4. Alterações no apetite

Esse é outro forte indicativo de depressão. Distúrbios alimentares como perda do apetite ou comer compulsivamente são indícios de transtornos mais graves, como ansiedade e depressão. Outro sinal de alerta importante é que uma pessoa com depressão costuma abandonar hábitos de higiene pessoal.

5. Irritabilidade

Você ou seu ente querido estão constantemente irritados? Saiba que essa irritabilidade também é um sinal de depressão. A irritabilidade é um traço tão forte quanto a tristeza. Se você perceber que responde tudo com ataques de raiva ou ainda possui sentimentos de frustração por praticamente tudo o que acontece, é importante estar atento.

6. Pensamentos sombrios e recorrentes

Pessoas com depressão grave podem ser constantemente assolados por pensamentos sombrios como, por exemplo, um medo constante da morte. Quando uma pessoa começa constantemente a falar sobre como as coisas serão “depois que eu partir”, isso pode ser um sinal de alerta importante que indica o transtorno.

Como vimos no texto, os comportamentos que indicam depressão são inúmeros e, por isso, estar atento é importante. Se você leu o texto e suspeita que pode estar com depressão, procure um psicólogo. Ele poderá fazer um diagnóstico correto e orientá-lo.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também:

Outros textos que podem lhe interessar


    • Depressão e Preconceito

      Como lidar com a discriminação


  • Síndrome de Ninho Vazio

    Conheça a síndrome de ninho vazio e seus sintomas

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.