5 técnicas de relaxamento incríveis

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Técnicas de Relaxamento Incríveis

Conheça as 5 técnicas de relaxamento que poderão ajudar a mudar a sua vida

Relaxar, hoje em dia, parece ir na contramão da rotina urbana. Segundo a psicologia, temos cada vez menos tempo para o ócio, para o nosso lazer, tempo livre para programar aquilo que desejaríamos fazer. E, relaxar conscientemente, em meio a tudo isso, então? Parece ser impossível! Pois bem, aqui daremos 5 dicas incríveis e técnicas de relaxamento para transformar o seu dia a dia e você mesmo.

A ansiedade, o estresse, a correria da rotina, as cobranças do trabalho, do estudo e de casa, tornam o nossa saúde emocional suscetível a transtornos como o medo, a tristeza, a depressão e a raiva. E, se não tratadas imediatamente, podem ocasionar sintomas e consequências mais sérias.

5 Técnicas de relaxamento

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Como podemos lidar com a nossa rotina e ainda ter tempo para poder desenvolver as técnicas de relaxamento? Ter uma vida de melhor qualidade começa com alguns pequenos e simples exercícios. Essas técnicas de relaxamento são aconselhadas para diminuir os estados de ansiedade e estresse. Veja como funcionam.

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1. Estar Só

Descubra qual é o melhor momento, a hora em que você se encontra mais sozinho em casa, para que ninguém possa interrompê-lo. Poucos minutos serão necessários para isso. Garanta um momento de tranquilidade. Dedique um tempo para você, nem que sejam 10 minutos diários.

2. Posição

Encontre a melhor posição, aquela que seja mais confortável possível para realizar o relaxamento. Pode ser sentado na cama, em uma cadeira ou puf, no chão, deitado… Descubra, experimente, sinta-se dono da experiência.

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3. Respiração

5 minutos de uma respiração feita de forma correta, ou seja, de inspirações e expirações, longas e profundas, já é ideal para estabelecer um mínimo relaxamento físico e emocional.

4. Tranquilizar a mente

O próximo passo, depois de fazer uma série de respirações profundas por 5 minutos, é começar a focalizar um ponto fixo em sua mente. Pode ser um objeto, uma ideia, uma palavra, um tipo de mantra, qualquer coisa que não desperte a sua desconcentração.

5. Mentalização

Ao esvaziar a mente de forma gradual, você começará a praticar uma espécie de mentalização sobre algum objetivo específico, que pode ser uma meta a ser alcançada, um planejamento futuro, uma decisão a ser tomada. Pode ser, simplesmente, nada, isto é, sem pensar ou focar em nenhuma meta: apenas relaxar profundamente. Isto também é possível.

Os benefícios das técnicas de relaxamento são visíveis. Quanto maior for o nível de sua experiência neste momento, que deve ser importante para você, sem secundarizá-lo, maior será a sua capacidade de lidar com a rotina para os dias seguintes.

Retomar o ritmo do dia a dia de uma forma leve, sem o peso da ansiedade, é esfriar a cabeça e as emoções, pois desta forma, a mente passará a agir de forma mais equilibrada. Desacelerar o ritmo interno é importante. Pratique as técnicas de relaxamento, sempre prestando mais atenção em como você respira.

Muitas vezes, nós respiramos de forma inconsciente sem prestar atenção na forma como fazemos, realizando assim, uma respiração incompleta e insuficiente. Liberar as tensões musculares ajuda a descontrair tendões e nervos. Ao mesmo tempo, liberando o corpo de suas amarras, equilibrando pela respiração, a mente começará a relaxar de forma a causar sensações de bem-estar.

Mantenha conjuntamente com estas técnicas de relaxamento, hábitos saudáveis, pois apenas uma mente livre de negatividades e tensões, não poderá tornar completa uma vida com estilos contraditórios. Repense a alimentação, veja os sinais de estresse que atrapalham o seu raciocínio, organize a sua rotina, planeje melhor o seu tempo, dedique espaço para o lazer.

O recolhimento faz parte da qualidade de vida. Não “fazer nada”, é respeitar a si próprio. Nem só de atividade intensa vive o corpo e a mente. O momento presente e não apenas o futuro, faz da concentração, o ideal para “ouvir” seus sentidos.

Procure alternativas como a massagem, técnicas de relaxamento como o Yoga, mais suaves e introspectivos como o Tai Chi Chuan, que podem complementar os exercícios de relaxamento. Se puder, nos casos de ansiedade, evite àqueles que são de competição ou de intensa explosão energética como lutas marciais e musculação. Opte por caminhadas, bicicleta, dança, natação, trilhas, práticas meditativas, etc. O mais importante é: pratique todos os dias estas 5 técnicas de relaxamento.

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Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
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