Acúmulo de função: como conversar com o seu chefe?

Categoria dos serviços dos psicólogos: demandas comuns em clínica de psicologia
Acúmulo de função como conversar com o seu chefe

O acúmulo de função está prejudicando o seu rendimento e o da sua empresa? Descubra como conversar com o seu chefe sobre isso.

Você sabe o que é acúmulo de função? Como você sabe, em tempos de crise financeira, muitas empresas se veem obrigadas a demitir alguns dos seus funcionários. Devido a isso, os empregados que permanecem na empresa acabam acumulando funções, situação que causa estresse, frustração e sérios danos psicológicos.

Além de prejudicar os funcionários, esse quadro acaba por comprometer a qualidade do trabalho prestado. Atualmente, muitas pessoas vivem nessa situação, mas por medo de perder o emprego ou por não saberem como abordar o assunto, acabam não falando nada.

Pensando nisso, preparamos esse texto para te ensinar a como falar com o seu supervisor que você está com acúmulo de trabalho! Acompanhe!

Acúmulo de função: o que é?

O acúmulo de função ocorre quando um funcionário passa a acumular a função para a qual foi contratado com a função de outro cargo, devido à demissão, licença ou férias de outro empregado.

O acúmulo de função é bastante comum, mas pode se tornar um problema quando o funcionário se sente prejudicado ou passa a não conseguir desempenhar bem as funções do cargo para o qual foi contratado.

O que diz a lei?

É o departamento de RH da empresa o setor responsável por verificar se o trabalhador está, de fato, cumprindo as funções para as quais foi contratado.

Segundo a CLT, o acúmulo de função não deve causar prejuízos nem físicos e nem psicológicos ao trabalhador. Além disso, o trabalhador que acumulará funções deve concordar expressamente com essa mudança na sua rotina diária de trabalho.

Acúmulo de função x acúmulo de tarefas: qual a diferença?

Embora semelhantes, esses termos não dizem respeito a mesma coisa. O acúmulo de tarefas ocorre quando um funcionário precisa realizar mais tarefas do que o habitual durante o seu dia de trabalho. Nesse caso, caso ele se sinta sobrecarregado é preciso informar ao supervisor sobre a necessidade de contratar um auxiliar.

Já o acúmulo de função ocorre quando um funcionário passa a acumular atividades que deveriam ser realizadas por setores diferentes da empresa. Por exemplo, quando uma vendedora, além de atender os clientes de uma loja, precisa fazer o controle de estoque e a contabilidade da empresa, está acumulando funções.

Como falar com o seu supervisor sobre acúmulo de função

Você está acumulando funções? Está se sentindo prejudicado? Se é esse o caso é preciso chamar o seu supervisor para uma conversa franca, explicando que o excesso de trabalho está prejudicando a sua produtividade.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para questões muito buscadas em consultórios de psicologia? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Essa conversa é de fundamental importância para garantir a melhoria do seu desempenho e não prejudicar a empresa. Muitos gestores entendem o silêncio do funcionário que acumula funções como uma concordância, um sinal de que está tudo fluindo bem.

Portanto, exponha a situação de forma clara, educada e honesta. Permita que o seu chefe explique o seu ponto de vista e proponha um acordo. Essa conversa é a melhor maneira de garantir uma nova divisão de funções ou de conseguir que a empresa faça novas contratações.

Caso o resultado não surta o resultado prometido, avalie se vale a pena continuar na empresa e pondere sobre qual decisão tomar para garantir o seu bem-estar físico e psicológico.

Agora que você já sabe o que é acumulo de função, que tal descobrir como criar uma rotina noturna para ter um dia maravilhoso?

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.