Empregabilidade: Desenvolva talentos ideais para o mercado

Categoria dos serviços dos psicólogos: demandas comuns em clínica de psicologia
Empregabilidade: Desenvolva talentos ideais para o mercado

Saiba como se tornar o profissional que todas as empresas procuram e aumente sua empregabilidade

Com um mercado cada vez mais competitivo, exigente e qualificado, a busca por oportunidades e crescimento profissional é acirrada. Por isso é importante desenvolver os talentos ideais para atrair os olhares de quem contrata e manter sua empregabilidade em alta. O equilibro psicológico é fundamental para o trabalho em equipe, para aguentar a pressão de metas agressivas e os altos e baixos do mercado.

E para se manter na mira dos headhunters, é preciso mais do que diplomas, é necessário converter talentos em habilidades, sobretudo para manter bons relacionamentos. E parece que esse é o grande mal do século. Temos a nossa disposição informações que provavelmente não iremos sequer acessar em toda nossa vida, mas por outro lado nossas capacidades de relação interpessoais vem decaindo a olhos vistos.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para questões muito buscadas em consultórios de psicologia? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Empatia, tolerância, paciência, cordialidade, compreensão são habilidades muito bem vistas no ambiente de trabalho, afirmam os psicólogos. São palavras que repetimos inúmeras vezes em artigos e conteúdos de formação, mas que ainda estão aquém da nossa capacidade de absorção. E o que parecia tão fácil, pois desde a escola falamos em socialização, ao chegarmos nos ambientes de trabalho percebemos que somos incapazes de colocar em prática tudo o que aprendemos.

>>> Leia também: aprenda a afastar os pensamentos negativos com essas técnicas.

E quando se fala em empregabilidade, principalmente em tempos de crise, estamos falando na capacidade de demonstrar nosso algo a mais. Aquele brilho intrínseco aos profissionais apaixonados pela profissão, sem perder o foco na objetividade. Para que tudo isso fique mais claro, criamos uma lista com as competências mais desejadas e garimpadas quando se fala em talentos.

Leia o texto e confira as dicas para manter sua empregabilidade em alta.

1) Conquiste seu espaço com o poder da comunicação

Bem, vamos começar com um jargão: quem não se comunica, se trumbica. Mas não é bem assim, além da comunicação, aqui falamos de uma comunicação efetiva, de qualidade e sem ruídos. E em uma comunicação assertiva, não há espaço para maus entendidos.

Certamente essa é a chave para o sucesso e a empregabilidade de muitos profissionais, seja para progredir na carreira, seja quando buscam uma recolocação no mercado.

2) Empregabilidade em alta para quem tem criatividade

Quando falamos em criatividade estamos nos referindo a criar soluções sem perder o bom humor nem se desgastar. Criar é uma rotina importante nos negócios e também para um bom relacionamento interpessoal.

3) Mantenha viva a paixão por aprender

Estamos na era da informação e tudo muda muito rápido. Aprender é uma palavra de ordem que faz parte do dia a dia de um profissional de qualquer área. E aqui não estamos falando apenas de formações acadêmicas.

É importante ter interdisciplinaridade, aprender todos os dias com seus colegas, com os desafios, com as oportunidades, com novos projetos etc. Aprender constantemente nos mantém jovem e atrativos para o mercado de trabalho.

4) Conquiste a arte de improvisar

Improvisar é um dom precioso no mundo dos negócios. E é claro que esse talento pode ser aprendido e desenvolvido. É importante saber que a improvisação é um artifício muito importante para o desenvolvimento pessoal na carreira e também para se tornar atrativo às empresas.

Pois é o improviso que nos tira de situações complicadas e não previstas e também pode ajudar na hora que as coisas não saem como planejamos. Esse jogo de cintura também demonstra que somos capazes de nos adaptar rapidamente e buscar soluções práticas para qualquer imprevisto.

5) Foco no desempenho e a busca por resultados

Não adianta também ser o colega mais descolado do escritório se você não cumpre as metas estabelecidas. Para ser competente e atrair olhares, precisamos estar focados nos resultados, sempre buscando melhorar nosso desempenho.

Também é importante conhecer e respeitar os processos internos da sua empresa. E evitar se sobrecarregar de atividades, principalmente por “demandas de corredor”. Afinal, isso pode comprometer sua performance e gerar tensão no departamento. Foque em sempre fazer melhor cada atividade e também em cumprir os prazos.

7) Inteligência emocional e nossa capacidade intuitiva

Outra habilidade que é importante para sermos atrativos e aumentar nossa empregabilidade, é confiar na nossa intuição e buscar desenvolver nossa inteligência emocional. Ela é um diferencial e tanto na hora de se destacar em entrevistas de emprego e mesmo obter uma promoção no trabalho.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida com uma escuta ativa e buscando estar atento a detalhes. Um psicólogo também é uma ótima opção para desenvolvê-la, já que ele irá propiciar autoconhecimento, resolução de questões internas e um maior controle da sua vida.

Essas dicas são fundamentais para que você esteja sempre no foco dos olhares. A melhor maneira de obter uma indicação é justamente através de seus relacionamentos profissionais. Além de tornar agradável trabalhar com você, sua empregabilidade fica em alta.

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: 6 dicas para ter mais assertividade em sua vida.

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.