Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
A rotina de trabalho pode ser melhorada quando adotamos pequenos hábitos. Eles podem, inclusive, fazer de você uma pessoa mais saudável e feliz. Confira!
Através de estudos, os psicólogos concluíram que adotar alguns hábitos é capaz de criar uma rotina de trabalho produtiva, além de tentar fazer terapia regularmente. E não apenas isso, elas também irão impactar diretamente no bem-estar físico e psicológico.
Com esses bons hábitos você é capaz de reduzir o estresse e a chance de desenvolver algum problema mais grave.
Que tal se tornar mais produtivo e feliz? Confira essas dicas para criar uma rotina de trabalho saudável e excelente que os psicólogos separaram para te ajudar.
1. Ao chegar no escritório comece a trabalhar logo
Ao chegar no trabalho não gaste mais de 15 minutos pegando café, instalando-se, olhando notícias ou lendo e-mails. Isso porque, pela manhã, é provável que você esteja produtivo e com a mente mais fresca.
Demorar para começar o seu trabalho pode ser agradável em um primeiro momento, mas irá resultar em uma tarde estressante. Tenha disciplina, foco e comece a trabalhar.
2. Escreva duas listas de afazeres
A primeira lista deve conter tudo que precisa ser feito logo. Deve ser uma lista abrangente de projetos e tarefas de curto, médio e longo prazo. Ela precisará de constante ajuste pois contingências podem acontecer.
A segunda lista de tarefas deve conter o que precisa ser feito naquele dia e não pode ser procrastinado. Reuniões, interrupções prováveis, treinamento de novos funcionários, telefonemas de clientes…
Depois de criadas as listas, atribua o tempo que você pretende dedicar a elas. Ao priorizar seu trabalho e dividi-lo em peças pequenas e viáveis, você aumenta muito as chances de ficar satisfeito com as conquistas do seu dia.
3. Avalie e programe as atividades desgastantes da sua rotina de trabalho
Autoavaliação é importante para criar uma rotina de trabalho saudável. Tire alguns momentos para avaliar os desafios emocionais e psicológicos do dia. Você pode, inclusive, se preparar para tarefas desagradáveis que estão por vir.
Faça um inventário de telefonemas difíceis, reuniões chatas, clientes desafiadores, burocracia frustrante, trânsito que terá de enfrentar, tarefas repetitivas e desgastantes…
>>> Veja também: 5 dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho.
Então aceite que elas são inevitáveis e prepare-se para passar por elas sem raiva, frustração ou impaciência. Lembre-se: geralmente não é o trabalho que nos derruba, mas sim os desafios que nem mesmo nos lembramos.
4. Agende a hora de “fazer a social”
Você provavelmente trabalha com pessoas de quem gosta e conhece bem. De fato, a camaradagem e o bom convívio é o que torna muitos trabalhos excelentes. Então, construa um ritual em cada manhã no qual você possa desfrutar de alguns momentos de convívio social com os colegas.
Lembre-se de não o prolongar e escolher momentos apropriados. Mas evite ligações telefônicas pessoais, se puder. Elas podem consumir um tempo precioso seu e pesar na produtividade.
5. Programar algum tempo para leitura e aprendizado na rotina de trabalho
Não há emprego que não requeira pelo menos alguma leitura e aprendizado, seja ela sobre a empresa, a indústria, o mercado, a economia. Crie um ritual que lhe dê 15 minutos ou mais para revisar jornais, boletins eletrônicos, revistas do setor, memorandos da empresa e outras leituras.
Você descobrirá que estar atualizado com as novidades de sua área de carreira ou segmento da sua empresa tem muitas vantagens. Inovação e ideias criativas estão cada vez mais valorizadas.
6. Defina várias pausas para o seu dia
Uma excelente maneira de tornar a sua rotina de trabalho ainda mais produtiva é estabelecer blocos de tempo de trabalho com pausas definidas. Você pode, inclusive, programar alarmes para tocar quando for a hora da pausa.
Aliás, use essa pausa para caminhar, se levantar e se desconectar. Nada de responder WhatsApp ou ver aquele vídeo. Use esse momento para olhar para o mundo. Vá buscar um café, dê uma caminhada. Seja Offline.
Estas são algumas dicas que trarão não apenas bem-estar para a sua rotina de trabalho como o farão uma pessoa mais feliz e realizada. Assim você também previne problemas físicos e psicológicos.
Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também: Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
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Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...