Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como saber se é amor de verdade?

Como saber se é amor de verdade?

O amor de verdade é uma relação de cumplicidade e companheirismo. Descubra outros sinais. 

Segundo os psicólogos, é comum querer descobrir se o relacionamento que vivemos é ou não um amor de verdade. Não importa se esse namoro acabou de começar ou se vocês já estão juntos há muitos e muitos anos.

Os mais românticos dizem que os casais apaixonados vivem uma relação de cumplicidade, uma sensação de constante bem-estar, de estar vivendo no paraíso. Mas será que isso de fato é verdade?

Para te ajudar – afinal, esse é o papel do psicólogo – nesse texto vamos mostrar alguns sinais de que você encontrou mesmo o seu amor de verdade. Acompanhe!

9 sinais que indicam que você encontrou o amor de verdade

1. Você já não pensa mais nos seus relacionamentos passados

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Segundo os psicólogos, o verdadeiro amor é uma relação sem medos, na qual se tem certeza que quem está ao seu lado vê você como uma prioridade..

Quando se está com o seu amor de verdade as dúvidas deixam de existir e os antigos relacionamentos são meras lembranças, histórias que serviram de aprendizado para a relação que você vive agora.

2. Você se sente confortável com o seu parceiro mesmo quando vocês estão em silêncio

Sabe aquele silêncio constrangedor? Não existe quando o amor é verdade. Esse amor transmite segurança e confiança.

Qual é o seu nível de:

ANSIEDADE
ESTRESSE
DEPRESSÃO
FAZER O TESTE

Quando você se sente amado não há necessidade de falar continuamente para preencher os espaços vazios. É possível se comunicar com o seu parceiro por meio de um simples olhar e o silêncio se torna um amigo.

3. Faz com que você se sinta bem

O amor de verdade fará com que você se sinta melhor nos dias em que não estiver bem. É uma relação baseada no respeito e na construção da felicidade.

4. Você se sente livre para ser quem realmente é

Uma relação que tem o amor de verdade como guia é livre de julgamentos e é por isso que você se sente livre para ser quem realmente é.

Pensamentos como “o que ele(a) vai dizer?” e “o que ele(a) vai achar?” dão lugar ao “ele(a) me ama pelo que sou”.

5. Não há espaço para o ciúme

Muitos psicólogos relatam que onde o amor de verdade está presente, não há lugar para o ciúme. Isso ocorre porque existe confiança entre o casal e ambos já demonstraram, em diversas ocasiões, o quanto se importam um com o outro.

6. Ele(a) te vê sempre como prioridade

Quando o amor é de verdade, ele(a) te leva a fazer coisas que nunca pensou que faria por ninguém. Você irá a lugares que não gosta tanto de ir como um show ou um jogo em um estádio de futebol.

Toda atividade será prazerosa desde que vocês dois tenham a companhia um do outro.

7. Ele(a) entende a sua vontade de passar um tempo com a sua família

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Sempre que você precisar visitar a sua família, o seu amor irá com você sem reclamar e sem fazer rodeios. O que é importante para você e para a sua felicidade também é para ele(a).

Isso acontece porque a sua família faz parte da sua vida e o seu amor deseja compartilhar essa vida com você.

8. O seu parceiro/sua parceira te admira

Você acha o seu parceiro(a) uma pessoa impressionante, que te inspira a ser cada vez melhor. De fato, o amor nos torna melhores e capazes de realizar tudo aquilo que desejamos.

Além disso, você sabe que o seu amor te admira e acredita nas coisas que faz e diz.

9. É a primeira vez que você se sente assim

Quando você encontra um amor de verdade se sente de uma maneira que nunca se sentiu antes. Sente que o que vive agora é especial e é aí que reside a magia do amor.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

58 pensou em “Como saber se é amor de verdade?

      • So sinto o ciúme
        Mas não é tipo ciúme dele com amigas, amigos, ou de garotas q ele segue e tal normalmente o ciúmes q eu sinto é so se ele comentar em uma foto de uma menina q n seja famosa q ela é bonita ai sim eu morro kkkk mas eu falo pra ele pq gosto q deixem as coisas claras e ele explica e normalmente faz sentido kk ele não liga pro meu ciúme mas sempre que fico ele me acalma tão fácil kakkak

        • Olá, Domenica!

          O ciúme é comum e, às vezes, até mesmo saudável, quando não é exagerado.
          Obrigada por compartilhar o seu comentário.

          Abraços,
          Psicóloga Thaiana

    • Eu queria saber tipo eu amo muito uma pessoa não consigo parar de esquecer ela gosta de estar ao lado dela às vezes eu sinto ciúme mesmo a gente separado o que eu sinto por ela é uma coisa especial eu o que eu devo fazer

      • Olá, Eduardo,

        Sugiro que pense na possibilidade de dar início a um processo terapêutico para trabalhar o seu emocional e compreender, através de novos ângulos, tudo isso que você sente e como você pode lidar com esses sentimentos. Pense nisso.

        Abraços,
        Psicóloga Thaiana

    • Não consegui deixar um comentário então perdão por falar aqui. Thai, quando uma pessoa te fez muito mal no passado e quando vcs se reencontram, essa chama se acende novamente e, novamente essa pessoa te feri, mas ainda assim não foi o suficiente para esquecer de vez essa pessoa. Você acha que possa ser amor ou obsessão?

      • Olá, Nathália!
        Eu diria que é muito mais uma ferida não cicatrizada. A minha sugestão é que você se aprofunde em desenvolver o seu autoconhecimento, com artigos e vídeos que falam sobre o tema, para entender os motivos que te levam a dar espaço para essa pessoa em sua vida.
        Abraços,
        Psicóloga Thaiana

  1. Cara, que incrível essa postagem querida Thaiana.

    Inúmeras vezes, ficamos presas em acreditar no amor verdadeiro simplesmente pela pessoa não corresponder ideias que nós ingenuamente (talvez eu possa expressar assim) julgamos essenciais, quando na verdade os fatores que de realmente importam não detectamos.
    Pra mim, esse post serviu exatamente para isto. Nos ressaltar o que de fato importa e é essencial em uma relação.
    Obrigada!
    Por sua dedicação e por meio de suas verdades nos permitir receber o Verdadeiro amor.

    Abraços
    Jéssica Regina!

    • Olá, Jéssica!

      Muito obrigada pelo seu comentário tão profundo.
      Seja bem-vinda aqui.

      Grande abraço,
      Psicóloga Thaiana.

  2. Vivi anos sem saber que estava vivendo o contrário de tudo o que foi falado no texto .mais o bom é que tô me informando e assim me libertando de tudo o que está me fazendo mal (dores físicas infelizmente)só quem vive uma relação ruim sabe como é . obrigada pelo conteúdo

    • Olá, Elaine!

      O importante é sempre buscar conhecimento e autoconhecimento. Seja sua prioridade.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  3. Que é isso, cara?! Estão falando, em certos pontos, principalmente número 9, de forma ambígua, que pode ser também ilusão, fantasia, paixão, mundo feérico! Amor é construção que leva tempo, tijolo a tijolo, sempre se elevando e necessitando manutenção!

    • Olá, Bruno!

      Obrigada pelo seu comentário, os feedbacks são sempre necessários para a produção de conteúdos de qualidade.
      Acredito profundamente que relacionamentos são feitos à base de construções e escolhas diárias.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  4. Eu simplesmente n sinto pelo meu marido a paixão de antes. As vezes penso se é oque eu realmente quero. Ele é otimo comigo. Fora n me ajudar nas tarefas. Mas as vezes tenho medo dr tomar uma medida tragica e ele fazer algo contra ele. Ou eu me arrepender acontece que eu n sei se é amor. N sinto por ele oque ele sente por mim!

    • Olá,

      Nestes casos a terapia pode ser muito útil para você, uma vez que contribuirá para você desenvolver seu autoconhecimento e, assim, entender o que você quer para você e para a relação. Pense nisso.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

    • Eu acho q meu marido não me ama tem dificuldades de falar é fechado n elogia. Gota de sair p bar sem eu . Fico triste pq ele fica me deixando muito sozinha.

      • Olá!

        Busque desenvolver o seu autoconhecimento e fortalecer o seu emocional. Priorize o seu bem-estar. Um psicólogo pode ajudá-la!

        Abraços,
        Psicóloga Thaiana

        • Olha eu não consigo dormir pensando em umas coisas que acontecem entre eu e um cara que eu sou apaixonada, bom eu e ele nos damos MT bem, mas sempre do nada ele some por um bom tempo, e quando ele volta msm com a demora eu tenho os msm sentimentos por ele e é sempre assim…
          Mas dessa vez demoro MT para ele volta, então mandei um oi para ele, ele n me respondeu, fui Stalkear os amigos dele e irmão, só queria sabe se ele estava bem então, um bom tempo depois ele voltou e me mandou um texto se desculpando e relembrando algumas coisas e ele falou q vai me reconquistar…
          Me diz o pq ele sempre volta, e os sentimentos nunca muda?

          • Olá!
            Minha sugestão é que você procure entender o lugar e o espaço que você permite que essa pessoa ocupe em sua vida e até que ponto você está disposta a aceitar que ele “volte”. Uma conversa transparente, expondo os seus sentimentos e percepções e as suas expectativas dentro dessa relação pode ajudar bastante. Essas respostas estão dentro de você.
            Abraços,
            Psicóloga Thaiana

  5. Estamos casados ah 6 anos ele me traiu eu perdoei mais sinto que ele me ama as vezes sinto q não tenho insegurança em questão dos sentimentos dele pra comigo e não sei o que fazer pra ter mais um pociinamento correto em questão dele mais sei que o amo se não teria perdoado,mais tenho dúvidas se vou conseguir esquecer e superar…

    • Olá, Eliene!

      Você já pensou em buscar a ajuda de um psicólogo? Eu tenho certeza que seria muito interessante para você compreender todas essas questões.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  6. essas coisas que você falou mexeu exatamente com que estou sentido.. porque vive 7 anos em um namoro fui muito feliz mais sempre me faltou algo e agora em 3 meses conhecendo uma pessoa ela conseguiu desperta uma coisa dentro de mim so que tenho duvida porque talvez isso possa ser um momento e nao quero mais sofrer por isso

    • Olá, Vitória!
      Conhecer a pessoa com quem se está convivendo é essencial para um relacionamento saudável. Por isso, opte sempre pelo diálogo aberto e transparente.
      Obrigada por compartilhar conosco o seu comentário.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

      • Meu marido estava trocando msg com uma ex,e disse que nao tinha esquecido ela mais que também gosta de mim estou perdida não sei oque fazer

        • Olá, Marina,

          Compreendo que seja uma situação delicada e a minha principal sugestão neste caso é que você busque fortalecer o seu emocional. Falar sobre isso com um psicólogo certamente lhe dará uma grande clareza nos pensamentos e você, assim, saberá quais caminhos seguir. Pense nisso!

          Abraços,
          Psicóloga Thaiana

  7. Oie eu sou a leticia e eu tava na duvida eu gosto de 2 pessoas uma menina e um menino então vim aq saber qual e amor de vdd mais na real eu sinto todas essa “regras” “sintomas” com os 2 TwT acho q os dois e veedadero.
    E a parte do ciumi man nunca na vida senti ciumi man nunca eu n to nem ai se o ciume e importante as vezes (obs: e oq me falam) pq como vou fazer ter uma coisa q n da pra mim fazer ter.
    Qria mt q me respondecem sobre o ampr desas 2 pessoas e eu, e oq acham sobre o meu “n ciúme” kkk

    • Olá, Letícia,

      Primeiramente obrigada pelo seu comentário!
      Mas, infelizmente, não é possível falar a respeito do assunto sem entender todo o contexto. O que posso dizer neste momento é que você busque se conhecer, se reconhecer, trabalhar o seu autoconhecimento e a sua maturidade emocional. A partir disso você já conseguirá muitas respostas.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

    • Olá, Hellen,

      Primeiramente, obrigada pelo seu comentário!
      Não diria que “é como”, mas ambos têm basicamente a mesma estrutura (em ambos os casos é necessário construção e manutenção) 🙂

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  8. namoro uma pessoa maravilhosa a 3 meses q preenche 7 dos quesitos acima. Deixando a desejar no primeiro e 1° e no 9°. Saí de uma relacão conturbada que me ocasinou depressão e ansiedade. Hoje, lido apenas com a ansiedade num grau menor… mas, ainda assim, não deixei de pensar 100% na pessoa que me feriu, porque no fundo, eu gostaria muito que as coisas tivessem sido diferentes pois eu o amava muito e ele a mim também. Acredito que a imaturidade de ambos contribuiu e muito para o fracasso da relação, pois ele tb sofreu de depressão e ansiedade com o termino. Ele terminou primeiro, e veio minha queda, depois, tentamos um recomeço mas ele continuava a fazer as coisas q me machucaram, daí eu termineim e ele ficou mal. E, agora, penso ainda gostar dele… mas, talvez realmente, não era pra ser.

    • Olá, Franciele,
      A minha principal dica para este caso é que você trabalhe o seu autoconhecimento para entender melhor a maneira como você se sente e fortalecer o seu emocional, de maneira que esclareça essas dúvidas que giram em torno de você. Uma terapia poderá ser bastante útil para você neste momento! Pense nisso.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  9. Eu conheci uma pessoa ano passado, ficamos juntas por algum tempo mas depois nos afastamos. Durante esse tempo, nós cultivamos um relacionamento de “amizade” até porque convivemos no mesmo ambiente todos os dias. Porém, pelo menos para mim, eu nunca consegui me livrar daquele sentimento, eu quero ter ela sempre por perto e eu juro que faria qualquer coisa para vê-la sorrir. Você acha que eu amo ela? Eu não sei, mas eu sei que ela não me ama, não desta forma. O que eu deveria fazer? Tento conquistá-la mesmo sabendo que provavelmente não vai dar certo? Tendo ignorar esse sentimento que me magoa todos os dias? Tento esquecer esse tal sentimento?

    • Olá!

      Busque desenvolver o seu autoconhecimento, sua autopercepção, compreender com profundidade os seus sentimentos. As respostas que precisamos estão dentro de nós, só temos que achá-las. Um processo terapêutico pode ajudar muito nestes casos!

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  10. Ola Tenho dúvidas no meu casamento meu marido é uma pessoa incrível etc e além disso ninguém é Perfeito ele meio estressado se irritar fácil mais tô com ele pelo q ele tal mais penso no passado do nd vem lembranças boas de um ex ser sera q n superei tenho dúvida de quem eu realmente quero e amo

    • Olá,

      Sugiro fortemente que você busque o auxílio de um psicólogo para trabalhar essas questões e compreender os seus sentimentos. Pense nisso!

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  11. Eu me sinto assim tbm não sei se a amo de verdade, me envolvi com ela e fui me deixando levar acreditando que os sentimentos viria com o tempo mais ja se passaram 10 anos e nada

    • Olá,
      Um processo terapêutico pode ajudá-lo a trabalhar o seu autoconhecimento, facilitando encontrar as respostas que você busca.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  12. Ola boa noite ….. eu namoro um rapaz a 2 meses nós se conhece a muitos anos sempre imaginei como seria minha vida com ele e depois de um ano isso aconteceu nós estamos namorando e quando estou com ele eu paro de pensar nos meus problemas e consigo pensar só na gente mas quando não estou com ele eu penso será q é tudo real será q eu a amo ….. mas eu n consigo e não quero imaginar minha vida sem ele o que será que é isso?

    • Olá,
      Sugiro que você se aprofunde em se conhecer, conhecer seus sentimentos, suas perspectivas. Um psicólogo pode ajudar muito você neste quesito.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

    • Olá,
      Depende do contexto da situação e da relação. Infelizmente, não é possível dar uma resposta pronta nestes casos.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  13. Conheci um cara e eu tô gostando muito dele. Eu já namorei antes um menino tipo uns 7 meses. Mas não sentia o que tô sentindo agora. É uma coisa muito estranha no meu coração. Tipo eu gosto dele mas nao tô tão desesperado. Sei la, é muito estranho. E tbm uma coisa que eu nunca dei valor é essa de valorizar seu parceiro. Isso é tão mágico pq vc realmente entende quem ele é e por isso faz de tudo para que ele fique bem. E tem reciprocidade que hoje em dia é ouro. Resumindo: estou muito feliz de encontrar exatamente do jeito que estava procurando, até no começo achei que era “pegadinha do Gugu” mas era realmente real. Era não, é! Muito feliz!!!

    • Olá!
      Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar o seu relato.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  14. Gostaria de tirar uma dúvida, tive um relacionamento a 7 anos atrás com meu ex, nossa relação foi muito conturbada, mentiras traições, e muitas brigas, me envolvi com outro cara msmo estando com ele, encontrávamos às escondidas, depois separei do meu ex, e nem passou dois meses já casei com o outro, era uma relação boa, ciúmes mais controlado, tivemos dois filhos, só q desde qnd casei com ele nunca esqueci do meu ex, sempre lembro dele, salvo o contato pra ver foto do WhatsApp, vou no Facebook , ele já se envolveu com várias outras mulheres e eu sempre entrava no meio, ele nunca deu certo pq nunca conseguiu me esquecer, e hoje pedi pra voltar comigo pq quer mostrar q hoje é mais maduro e que realmente sofreu em me perder, eu estou muito confusa , pq eu sinto um ciúme muito grande dele, fico muito nervosa, será q o sinto por ele e amor ou paixão? Pq pelo o q vi paixão dura pouco tempo, será q o sinto pelo meu atual não é paixão ? E pelo meu ex realmente é amor?????

    • Olá,
      Somente você tem essa resposta dentro de você. A minha principal sugestão é que você trabalhe o seu autoconhecimento, fortaleça o seu emocional, que te ajudará muito a encontrar essas respostas. Se dê um tempo para pensar e refletir sobre tudo isso.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  15. a minha parceira ama-me bastante disto não tenho dúvida, mas dentro sinto um vazio, nao consigo corresponder suas espectativas e expressar minhas emoções, não sei se é por eu não ser muito romántico,, sinto saudade dela, mas quando estamos juntos perco o medo de me comprometer seriamente com ela, a minhas cebeça doe-me intensamente. preciso saber o que fazer?

    • Olá!
      Neste caso a minha principal sugestão é que você trabalhe profundamente o seu autoconhecimento. A partir desse conhecimento sobre seus limites, emoções e sentimentos, você conseguirá obter as respostas de que tanto precisa.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  16. Não tenho um relacionamento assim infelizmente percebi que sinto sozinha a maior parte do tempo, estamos juntos a 12anos sinto um grande vazio, ele trabalha na rua então só o vejo a noite,ele passa a maior parte do tempo no celular não dá atenção nem para o filho direito, é complicado , pois tudo o que eu falo ele não dá a mínima eu já tô cansada. Temos um filho de 1 ano estou por ele mais isso tá ficando cada vez mais difícil ,quero pode sentir se amada e não uma simples mulher que cumprir com os seus deveres quero pôde ver a felicidade e senti lá será que uma dia isso será possível?

    • Olá!
      O primeiro e mais importante amor que você precisa sentir, é o autoamor. Aprofunde-se no seu autoconhecimento e em entender as suas emoções. Todas as respostas de que você precisa, estão dentro de você. E lembre-se de que você não está sozinha!
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  17. Namorei três anos, não tinha prazer em viajar com ela, sinto que a única coisa que me ligava a ela era o sexo por acha-la bonita e tal. Não sentia sua falta, porém devido a isso foi desgastando e chegou uma hora que ela terminou, isto me baqueou e me fez sofrer muito por não entender que mesmo não estando feliz na relação não conseguia me sentir tranquilo. Passou se muito tempo e ainda não consigo lhe dar com a perda, mas estou melhor, claro, mas sinto me bem confuso. É um relato de complexo entendimento, mas está ai para suas análises…rs…
    Um grande abraço.

    • Olá, Henrique!
      Obrigada por compartilhar o seu relato. Dificilmente estamos preparados para lidar com a perda, mesmo quando não há amor. O que é importante fazer a partir disso é ressignificar toda a história para encará-la como aprendizado.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  18. Bom eu já tiver os namoro passado e o meu namorado nunca namorou antes ele tem dúvidas do que é o amor por não tem passado por outras e por medo de não dar certo nosso relacionamento pq não teve experiências de aprendizagem sobre as diferencas do amor , ele me acha muito calada por não se expressa nas conversas interagir mais eu sempre fui assim nos se ama mais aquele fogo está desgastando e não sabemos que fazer estamos achando que estamos muito agrudados devemos demorar um pouco sem se ver oque você achar ? Oque devemos fazer ? Oque eu devo fazer ?

    • Olá, Ana Paula!
      Não consigo dar uma resposta sem entender o contexto dessa relação e a história individual de cada um. A minha sugestão é que vocês conversem sobre as ideias, os planejamentos futuros individuais, entenderem se esses projetos coincidem, o que vocês estão dispostos a ceder na relação. É sobre pensar nos caminhos que essa relação pode trilhar e o quão dispostos vocês estão para fazerem dar certo. Relacionamentos são construções diárias!
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  19. Tô passando por um momento difícil agr em relação a mim mesma , minha mente me autosabotou de um jeito que não imaginava . Me sinto vazia , coração vazio sabe . Mas sei que ainda amo a pessoa que tá cmg , só tô passando por uma fase ruim.

    • Olá!
      Cuide e acolha os seus sentimentos, todas essas fases são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  20. Geiciane Castro Eu vivo em um relacionamento q eu acho q ñ é bom pra mim,pq ele é muito ciumento e ñ me sinto feliz e nem confiante.

    • Olá, Geiciane!
      Valorize e respeite os seus sentimentos e haja de acordo com eles. Se esse relacionamento não te faz bem, repense porque você ainda está dentro dessa relação. Cuide de você, do seu bem-estar e seja sua prioridade. Um relacionamento conturbado machuca emocionalmente os dois.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *