Newsletter Gratuita
Assine Aqui

5 hábitos que ajudam a progredir na carreira

5 hábitos que ajudam a progredir na carreira

O mundo profissional é recheado de desafios, principalmente no crescimento profissional. Veja 5 hábitos que ajudarão a progredir na carreira.

A construção da carreira profissional consiste em um passo essencial para a vida adulta. Geralmente, ainda na adolescência, começamos a trilhar os caminhos que nos levarão mais longe profissionalmente, seja trabalhando, escolhendo o curso universitário ou se aprimorando em algum idioma. E os psicólogos têm algumas dicas para ajudá-lo a progredir na carreira.

Entretanto, quando adultos, nos vemos constantemente empacados na profissão. Seja por falta de crescimento salarial, ausência de oportunidades ou outras situações relacionadas. A questão é: esses momentos nos impedem de progredir na carreira e precisamos fazer algo para mudar essa realidade.

Desse modo, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar situações difíceis no trabalho e ainda a progredir profissionalmente.

1. Sinceridade é a base de tudo

O primeiro passo para progredir na carreira é sendo sincero, principalmente consigo mesmo. Você gosta do que faz? Ama seu emprego? Se sente bem na empresa? Por que deseja se desenvolver nesse ambiente? Você vê perspectiva de crescimento no local onde atua?

E bom, se todas essas análises forem positivas, é um ótimo momento para conversar com o seu chefe. Exponha seus objetivos na empresa, peça feedback a respeito do seu trabalho e, principalmente, os aspectos que precisa melhorar para crescer profissionalmente.

Valor Consulta Psicóloga Cláudia






Não quero informar nome ou e-mail





Mas, caso as coisas não estejam boas, é válido expor a situação para o seu superior também. Antes, entenda o que te incomoda na empresa. Falta de oportunidades? Reconhecimento? As atividades são claras? As metas da equipe são passadas? Há plano para evoluir ou mudar de carreira? Há reuniões de feedback?

Compreenda o que te incomoda e seja sincero com o seu superior, sempre apresentando ideias para ajustar essas situações, afinal, essa proatividade na gestão de conflitos também pode ser um ponto ao seu favor.

2. Não pare no tempo

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

De modo geral, quanto mais tempo um profissional passa em uma determinada atividade, há mais chances de se habituar a ela e não se desenvolver. O que é extremamente negativo, tanto para o crescimento desse profissional quanto para o mercado.

Desse modo, não se permita ancorar, não deixe de aprender. Atualmente, por meio das centenas de portais onlines, é possível fazer milhares de cursos com valores super acessíveis e/ou gratuitos. Lembre-se: quanto mais conhecimento, melhor profissional você é e mais oportunidades pode receber.

Além de cursos focados na sua área de atuação, é válido investir em aulas de idiomas, principalmente inglês e espanhol; acredite, o conhecimento em uma segunda língua é capaz de te abrir diversas portas.

3. Se permita descobrir novas nuances da sua profissão

Toda profissão apresenta diversas opções de atuações, não é mesmo? Podemos pensar, por exemplo, em um psicólogo. Esse especialista pode tanto atender em uma clínica quanto trabalhar no RH de uma empresa. Ou um jornalista, que tem a opção tanto de atuar em uma grande emissora de TV, quanto redes sociais, redação ou assessoria. 

Desta forma, é essencial que o profissional se permita descobrir outras nuances do seu cargo, isso apenas é possível com novos cursos e experiências no mercado. Então, não deixe chances preciosas passar. Elas podem te ajudar a progredir na carreira. Quem sabe você não aprende novas atividades colaborando com seu colega de trabalho, não é mesmo?

4 – Invista em experiências a longo prazo

Experiências a longo prazo são diferenciais em qualquer currículo, e o que significam, afinal? De modo geral, consistem em cursos de longa duração (como graduação, pós, mestrado, doutorado e etc) e experiências fora do país (como intercâmbio).

Por vezes, apesar de não ser uma regra, a trajetória acadêmica diz mais sobre um profissional do que as outras informações do currículo. Ela é responsável por mantê-lo atualizado e competitivo no mercado.

Além disso, experiências a longo prazo são capazes de intensificar diversas capacidades emocionais importantes para o ramo corporativo, e principalmente para um profissional que deseja progredir na carreira, como:

  • capacidade de interação;
  • relacionamento interpessoal;
  • empatia;
  • comunicação;
  • resiliência;
  • trabalho em equipe.

5 – Se mantenha focado e motivado para progredir na carreira

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Por fim, motivação é uma das palavras-chave para alcançarmos diversos objetivos, principalmente no meio empresarial. Em muitos momentos, surgem situações inesperadas, mas quando resolvidas, percebemos que elas nos tornaram profissionais melhores e mais preparados.

Por isso, mantenha o foco nos resultados e crescimento dentro da empresa, sem nunca deixar a motivação de lado. Nesse sentido, tenha sempre um bom relacionamento não apenas com a equipe e seus superiores, mas também com os clientes da corporação, pois isso faz toda a diferença no mercado.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *