Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Não deu certo? Nunca é tarde para recomeçar

Não deu certo? Nunca é tarde para recomeçar

Recomeçar é um algo que todo o ser humano precisa estar preparado. Porém, para alguns é mais difícil que parece e pode ser necessário apoio psicológico.

O ato de recomeçar costuma vir acompanhado de dor e um sabor de derrota ao fundo, que às vezes requer até apoio profissional de um psicólogo. Você sabia que não precisa ser assim?

Recomeçar, inclusive, pode às vezes ser a única alternativa de seguir em frente. Encerrar ciclos faz parte da vida. Quando algo velho termina, é preciso que o novo tome corpo… Não há como escapar dessa roda de acontecimentos.

Quando você termina um relacionamento, encerra um trabalho, muda de cidade, pode ficar com receio de sofrer outra vez.

Mas, acredite: recomeçar é preciso! Para te ajudar nesse processo, separamos dicas valiosas.

1. Chorar o passado é preciso

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Até as árvores precisam perder suas folhas antes de voltar a florescer. Com a natureza humana, não é diferente. Chorar, sentir raiva, ficar frustrado… Tudo isso faz parte do processo de recomeçar.

E tudo bem sentir saudade daquele emprego, viu? Com certeza, apesar dos pesares, existiram situações positivas que você gostava. Sinta tudo isso. Mas, perdoe! O perdão é o passaporte para você mudar. Acredite, novos voos esperam para ser alçados.

2. Novos planos

Chorar faz bem, mas não por muito tempo. Passada a fase do luto, chega o momento de avistar novos horizontes.

Assumir responsabilidades e riscos diante de um futuro que pode parecer incerto é essencial para deixar o passado para trás. Se você continua remoendo o que poderia ter acontecido e não aconteceu, pare agora mesmo.

Se está difícil estabelecer uma grande meta, comece com pequenos objetivos. Seja começar a praticar exercícios, mudar o visual ou mesmo ir a um restaurante que você tem vontade. Vá devagar, o importante é não ficar parado no tempo.

3. Um passo de cada vez para recomeçar

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Para complementar a dica acima, é preciso que você entenda o processo de recomeçar. Ele não é instantâneo, mas sim lento. Pense um pouco: se você nunca praticou corrida, começar correndo uma maratona pode ser uma péssima ideia, certo?

Afinal, já começa forçando demais o corpo todo. Dificilmente alcança uma boa posição e no final pensa que não devia nem ter começado. 

Ora, quando você começa correndo poucos quilômetros, pode aumentar a distância a cada dia. Até estar apto a competir uma maratona.

Sua própria vida é reflexo de anos de construção. Se você demorou tantos anos para chegar onde chegou em diferentes aspectos, não será em poucos dias que tudo vai mudar. Para recomeçar, é preciso paciência.

4. Aceite você mesmo

Para recomeçar, é preciso saber quem você é e aceitar essa pessoa. Todos procuramos  “aprovação”, porém, para sermos aceitos por quem vem de fora, primeiro é necessário aceitar a si mesmo.

Provavelmente, você carrega alguns aspectos consigo que não gosta muito. E tudo bem! No entanto, é preciso tomar consciência deles para enxergar-se como um todo. No fim, você perceberá que esses aspectos são apenas partes de nós.

Já pensou o que seria de você sem os seus defeitos? Pois é!

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

O processo de recomeçar exige que você se sinta bem em relação ao seu crescimento pessoal. Muito mais que um prazer momentâneo, esse sentimento tem o poder de fortalecer a sua alma e te fazer um ser humano melhor.

Como visto, recomeçar é algo que todo ser humano irá se deparar em alguma fase da vida. Se você sente dificuldades para seguir em frente, não tenha vergonha de procurar uma terapia ou psicólogo. É o curso da sua vida que está em jogo.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *