Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Autoconhecimento e Comportamento Online

Autoconhecimento e Comportamento Online

O seu comportamento online prejudica a sua rotina de trabalho e a sua vida social? É importante ter autoconhecimento sobre esse assunto. Saiba mais!

Como é o seu comportamento online? Os psicólogos observam que a maioria das pessoas passa mais tempo do deveria conectada a internet. Algumas pessoas gastam esse tempo em algo útil e agradável. No entanto, não é incomum encontrar quem relate que o período que está online acaba prejudicando a sua vida.

Algumas vezes, esse “mal” comportamento online dificulta o contato com outras pessoas na vida real. Outras vezes, tem consequências negativas na autoestima. Além disso, o excesso de tempo online dificulta a capacidade de concentração.

Mas como avaliar o seu comportamento online? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

1. Seja honesto sobre seu comportamento online

Analisar o seu comportamento online exige uma boa dose de honestidade. Você deve examinar a fundo como costuma tomar decisões quando está conectado. Reflita sobre como essas atividades fazem você se sentir.

Tente descobrir o que funciona e o que não funciona para você. Responda as seguintes perguntas:

  • As horas que você passa online atrapalham a sua rotina de trabalho?
  • O tempo que você passa conectado atrapalha a sua vida social?
  • Quais atividades fazem com que você perca a noção do tempo?
  • Você perde o controle quando está online?
  • Quantas horas por dia você passa online?
  • O que você faz quando está conectado?

Verifique se o seu comportamento online retrata algo que não havia percebido antes. Existe algum comportamento que você gostaria de mudar?

2. Descubra o objetivo do seu comportamento online

O impacto emocional do seu comportamento online pode variar de um dia para outro. Por exemplo, os psicólogos relatam que muitos adolescentes se mostram ansiosos e solitários quando não podem se conectar a internet. 

Outras vezes podem não sentir uma necessidade urgente de ficarem online. Como você se sente quando não pode se conectar? Ao analisar o seu comportamento online, responda as seguintes perguntas:

3. Altere a sua rotina

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Agora que você conhece melhor o seu comportamento online deve estar mais bem preparado e mais motivado para fazer as mudanças que precisa. Uma das estratégias para promover essa mudança é alterar o seu comportamento.

Como? Experimente um sistema de recompensa. Por exemplo, você pode configurar os seus aplicativos para não exibirem notificações automáticas e nem mensagens push.

Além disso, você pode deletar aplicativos do seu celular ou ocultar o acesso a sites que causem muita distração. Também é possível excluir contas de e-mail ou das redes sociais que mais afetem a sua produtividade.

Existem alguns aplicativos capazes de monitorar o seu comportamento online e bloquear o acesso a sites e a outros aplicativos em dias e horários pré-programados. Após executar essas ações se dê um presente como recompensa. 

4. Seja gentil com você mesmo

Infelizmente, estar online é um comportamento necessário na vida moderna. No entanto, o mundo virtual oferece muitas distrações e pode ser difícil resistir a elas.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Em vez de examinar o seu comportamento online com crítica, experimente a autocompaixão. De fato, estamos mais dispostos a uma mudança de comportamento quando somos gentis conosco durante o processo.

Você usa a Internet mais do que gostaria? Acredite: você tem o poder de mudar esse comportamento. Entenda o que não funciona para você e use esse conhecimento como um guia para o futuro.

Se você precisar de apoio durante este processo, pode contar com a ajuda de um psicologo. A terapia é um lugar seguro para relatar seus problemas sem julgamentos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *