Newsletter
Assine Aqui

Esgotamento psicológico: o que é e quais os sintomas

Esgotamento psicológico: o que é e quais os sintomas

O esgotamento psicológico é um problema mais comum do que se imagina. Aprenda a reconhecer seus sintomas.

O esgotamento psicológico é um dos primeiros sintomas de que o conhecido estresse dá seus sinais de superação. O atual ritmo de vida que nos empurra para uma atividade cada vez mais frenética e cheia de responsabilidades, dificulta a gestão do tempo e torna o estresse um dos protagonistas do dia a dia. De acordo com psicólogos, o estresse está muito relacionado ao esgotamento psicológico, e é um sinal de alerta do corpo.

Os sinais de alerta avisam sobre uma sobrecarga no fluxo de pensamentos a ponto de gerar estresse. Ele, por sua vez, leva a pessoa a um estado de ansiedade insuportável e esgotamento psicológico, muito perigoso para a saúde mental e até física.

O que é o esgotamento psicológico?

Valor Consulta Psicóloga Andreia






Não quero informar nome ou e-mail





O esgotamento psicológico é um termo que pode ser confundido com a fadiga, embora tenham certas diferenças. A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho.

Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia. Já quando há o esgotamento psicológico, chega o momento de que se sente que não pode mais fazer ou realizar atividades, pois seus recursos não são suficientes para lidar com a situação.

Causas do esgotamento psicológico

As causas mais comuns de esgotamento psicológico são:

  • Excesso de pensamentos com tarefas que exigem que o nível de atenção e concentração seja muito alto;
  • Fatores da organização mental como estilo de vida e de trabalho, ambiente de casa ou laboral;
  • níveis de estresse e ansiedade altíssimos;
  • trabalhos muito mentais como aqueles que tem pouco envolvimento físico;
  • Depressão, pois um dos sintomas desse transtorno inclui o esgotamento psicológico.

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

O esgotamento psicológico não equivale à depressão. Na depressão toda projeção é feita contra si mesmo. No caso de esgotamento psicológico, voltamos a nossa frustração para com os outros, com o trabalho, com a sociedade, com as redes sociais, etc. Embora nem todas as pessoas tenham os mesmos sintomas, existem alguns padrões que tendem a coincidir.

Normalmente, as pessoas afetadas têm dificuldade em:

  • dormir;
  • manter a atenção e concentração;
  • digerir alimentos;
  • ter uma mente livre de dores de cabeça, entre outros.

Como combater o esgotamento psicológico

O esgotamento psicológico, essa sensação de que atingimos o limite e em que nos sentimos mental e emocionalmente exaustos, pode ser evitada e superada. Como é papel do psicólogo auxiliar as pessoas a melhorarem seus níveis de bem-estar, segue abaixo damos algumas dicas de combater esse problema.

1. Boa alimentação

Muitas pessoas experimentam esse esgotamento porque não se alimentam como deveriam. Isso pode levar a pessoa a perder a concentração e se sentir cansado e mentalmente exausto, porque seu corpo não tem os nutrientes necessários para funcionar corretamente.

2. Dormir bem

Dormir bem traz muitos benefícios, e quando não o fazemos, nosso corpo e nossa mente percebem isso. Portanto, não há nada melhor que um bom descanso para evitar o esgotamento psicológico durante o dia.

3. Pratique exercícios de concentração

A meditação é uma prática antiga e que dá muito bom resultado. Ela ajuda a lidar com o ritmo de vida das sociedades ocidentais. Ajuda-nos a parar, a nos conectar com nós mesmos, a estar no presente e ter uma mente calma.

4. Escolha um estilo de vida saudável

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Nada como um bom ambiente de trabalho e do lar. Passamos muitas horas no trabalho e, portanto, um ambiente de trabalho ruim pode acabar causando um excesso de esgotamento.

Agora, você já sabe o que é e como evitá-lo. Mas lembre-se, nada melhor do que um acompanhamento psicológico profissional que servirá para atender as suas necessidades. Permita-se a aprender e a priorizar as preocupações. Incentive-se a buscar a ajuda e promover o autoconhecimento, ferramentas importantes para combater o esgotamento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como gerenciar o nível de estresse alto

    Estresse Alto, consultório do psicólogo em São Paulo
    O estresse alto é um dos maiores problemas da humanidade, como fazemos para gerenciá-lo, segundo psicólogos. Localização em São Paulo Shopping Market Place
  • 7 dicas para controlar a raiva

    7 dicas para controlar a raiva
    Saber controlar a raiva é muito importante para obter uma vida saudável. Consultório da psicóloga localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
  • Pensamento Negativo

    Pensamento Negativo
    Aprenda a afastar o pensamento negativo com as técnicas de um psicólogo, consultório do psicólogo localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *