Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
O esgotamento psicológico é um problema mais comum do que se imagina. Aprenda a reconhecer seus sintomas.
O esgotamento psicológico é um dos primeiros sintomas de que o conhecido estresse dá seus sinais de superação. O atual ritmo de vida que nos empurra para uma atividade cada vez mais frenética e cheia de responsabilidades, dificulta a gestão do tempo e torna o estresse um dos protagonistas do dia a dia. De acordo com psicólogos, o estresse está muito relacionado ao esgotamento psicológico, e é um sinal de alerta do corpo.
Os sinais de alerta avisam sobre uma sobrecarga no fluxo de pensamentos a ponto de gerar estresse. Ele, por sua vez, leva a pessoa a um estado de ansiedade insuportável e esgotamento psicológico, muito perigoso para a saúde mental e até física.
O que é o esgotamento psicológico?
O esgotamento psicológico é um termo que pode ser confundido com a fadiga, embora tenham certas diferenças. A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho.
Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia.
Já quando há o esgotamento psicológico, chega o momento de que se sente que não pode mais fazer ou realizar atividades, pois seus recursos não são suficientes para lidar com a situação.
Causas do esgotamento psicológico
As causas mais comuns de esgotamento psicológico são:
- Excesso de pensamentos com tarefas que exigem que o nível de atenção e concentração seja muito alto;
- Fatores da organização mental como estilo de vida e de trabalho, ambiente de casa ou laboral;
- níveis de estresse e ansiedade altíssimos;
- trabalhos muito mentais como aqueles que tem pouco envolvimento físico;
- Depressão, pois um dos sintomas desse transtorno inclui o esgotamento psicológico.
O esgotamento psicológico não equivale à depressão. Na depressão toda projeção é feita contra si mesmo. No caso de esgotamento psicológico, voltamos a nossa frustração para com os outros, com o trabalho, com a sociedade, com as redes sociais, etc. Embora nem todas as pessoas tenham os mesmos sintomas, existem alguns padrões que tendem a coincidir.
Normalmente, as pessoas afetadas têm dificuldade em:
- Dormir;
- Manter a atenção e concentração;
- Digerir alimentos;
- Ter uma mente livre de dores de cabeça, entre outros.
Como combater o esgotamento psicológico
O esgotamento psicológico, essa sensação de que atingimos o limite e em que nos sentimos mental e emocionalmente exaustos, pode ser evitada e superada. Como é papel do psicólogo auxiliar as pessoas a melhorarem seus níveis de bem-estar, segue abaixo damos algumas dicas de combater esse problema.
1. Boa alimentação
Muitas pessoas experimentam esse esgotamento porque não se alimentam como deveriam. Isso pode levar a pessoa a perder a concentração e se sentir cansado e mentalmente exausto, porque seu corpo não tem os nutrientes necessários para funcionar corretamente.
2. Dormir bem
Dormir bem traz muitos benefícios, e quando não o fazemos, nosso corpo e nossa mente percebem isso. Portanto, não há nada melhor que um bom descanso para evitar o esgotamento psicológico durante o dia.
3. Pratique exercícios de concentração
A meditação é uma prática antiga e que dá muito bom resultado. Ela ajuda a lidar com o ritmo de vida das sociedades ocidentais. Ajuda-nos a parar, a nos conectar com nós mesmos, a estar no presente e ter uma mente calma.
4. Escolha um estilo de vida saudável
Nada como um bom ambiente de trabalho e do lar. Passamos muitas horas no trabalho e, portanto, um ambiente de trabalho ruim pode acabar causando um excesso de esgotamento.
Agora, você já sabe o que é e como evitá-lo. Mas lembre-se, nada melhor do que um acompanhamento psicológico profissional que servirá para atender as suas necessidades. Permita-se a aprender e a priorizar as preocupações. Incentive-se a buscar a ajuda e promover o autoconhecimento, ferramentas importantes para combater o esgotamento.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como gerenciar o nível de estresse altoO estresse alto é um dos maiores problemas da humanidade, como fazemos para gerenciá-lo, segundo psicólogos. Localização em São Paulo Shopping Market Place
- 7 dicas de como controlar a raivaSaber controlar a raiva é muito importante para obter uma vida saudável. Consultório da psicóloga localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
- Pensamento Negativo: como afastá-lo?O esgotamento psicológico é um problema mais comum do que se imagina. Aprenda a reconhecer seus sintomas. O esgotamento psicológico é um dos primeiros sintomas de que o conhecido estresse [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- O que é a Síndrome de Burnout?A síndrome de Burnout é um fenômeno que vem crescendo principalmente devido a uma rotina de trabalho cada vez mais pesada. Leia e entenda. Você já se pegou naqueles [...]
- Motivos de insônia: conheça 5 causas comuns e suas consequênciasConheça 5 motivos de insônia como sinais que indicam que você não dorme o suficiente. Existem alguns efeitos perniciosos para a sua saúde quando não se dorme bem. Os psicólogos [...]
- Principais sintomas de colapso mentalVocê não consegue trabalhar, tem tido explosões violentas ou se isolado? Talvez esteja a beira de um colapso mental. Leia o texto e saiba mais. Embora o “colapso mental” [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...