Newsletter
Assine Aqui

Superar o medo de falar em público

Superar o medo de falar em público

Você tem medo de falar em público? Conheça 5 estratégias para superar esse problema.

Você já se percebeu com medo de falar em público? Gostaria de superar esse medo? Muitas vezes, segundo os psicólogos, o medo pode limitar pessoal e profissionalmente. Com estas 5 dicas estratégicas para vencer esse medo você verá que é possível falar em público com confiança e segurança.

Desmistificando o medo de falar em público

Valor Consulta Psicóloga Andreia






Não quero informar nome ou e-mail





Falar em público é uma preocupação comum que ocorre em quase todas as pessoas, inclusive até para aquelas que estão mais habituadas a fazê-lo.

É sabido que a exposição continuada aos estímulos que geram ansiedade está entre as técnicas psicológicas mais efetivas para combater os medos.

Mas, o que se pode fazer quando a pessoa não conta com esta possibilidade e facilidade? Se você tem ainda medo de falar em público, e este permanece como um de seus maiores inimigos, veja estas estratégias..

5 estratégias de como falar em público

É normal que, pelo seu caráter defensivo, o medo desencadeie uma resposta fisiológica muito incômoda. Há pessoas que sofrem de forma muito sensível e tem de enfrentar determinadas situações. Outras tendem a evitar sistematicamente a ação em si de falar em público. 

Aqui seguem 5 dicas importantes que ajudarão você.

1. Compreenda o seu medo

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

A técnica chamada de ver a “pior fantasia” é uma estratégia que se utiliza para superar o medo de falar em público.

Se você entende a origem do seu medo, a causa que o coloca em situação de suposto “perigo”, é possível compreender em outro nível o quanto ele é real ou fantasioso.

A técnica da “pior fantasia” pertence à terapia que o convida, pelo menos dias ou semanas antes de experimentar ilusoriamente a sensação de estar falando em público.

2. Declare o medo para alguém

Isso demonstra que você reconhece a sua “debilidade”. Esta estratégia serve para que seja aplicada no momento de iniciar a sua fala em público.

Trata-se de que, em frente a outra pessoa ou até mesmo a uma audiência, possa desbloquear a sensação de medo que se encontra escondida. Esta ação tende a liberar a tensão e a pressão interna. Declarar um medo é convertê-lo em fortaleza.

3. Controle a respiração e a mente

A respiração acalma os batimentos cardíacos e a mente. Inicie falando muito lentamente com uma respiração calma e suave. Controlar a respiração pode ser feito mediante técnicas de meditação e é uma das ferramentas mais utilizadas para superar o medo de falar em público.

4. Explore a naturalidade

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Na verdade, um bom orador é um bom conversador. Mais do que um simples monólogo dirigido ao público, pense sempre em iniciar a fala como se fosse uma conversa normal com alguém, mas neste caso, é o público.

Ao invés de apenas convencer ou transmitir informações, substitua pela ideia de intercambiar dados. O medo de falar em público está ligado também ao pavor do esquecimento de palavras e ideias. Por este motivo, tratar isso da forma mais natural possível já ajuda a afugentar o medo.

5. O olhar dirigido

A pessoa que fala tem a responsabilidade de dar início à interação com o tipo de olhar dirigido ao público. Muitas pessoas se assustam no momento de ver tantos olhos dirigidos a elas e acabam optando em fugir o olhar para se proteger.

Treine o olhar dirigido em espelhos, com amigos, converse com pessoas próximas por poucos minutos sem desviar os olhos. Estas são boas dicas para evitar surgir o medo em público.

Um dos maiores medos que geralmente acompanham e supostamente alimentam o medo é o feedback negativo. E por esta razão, esse medo do juízo alheio, não deixa de ser um simples reflexo do seu próprio juízo interior.

Em geral, a psicoterapia é parte importante da solução deste problema no momento em que o medo de falar em público torna-se difícil de ser tratado individualmente.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Ansiedade

    Ansiedade
    Psicólogos que tratam ansiedade em São Paulo. Conheça os psicólogos especialistas em ansiedade, leia dezenas de textos e marque sua consulta pelo site
  • Psicólogas

    Psicólogos
    Conheça todas as psicólogas do consultório em São Paulo, as especialidades de cada psicóloga e marque sua consulta pelo site, telefone, email ou whatsapp
  • 6 dicas para ter uma vida tranquila

    Dicas para ter uma vida mais tranquila
    Ter uma vida tranquila pode parecer um desafio e impossível em nossa atual conjuntura. Veja o que diz psicóloga com consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *