Ansiedade em adultos com TDAH

Entenda como a ansiedade em adultos com TDAH interfere em sua vida.

Não é incomum que adultos que possuem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) também sofram com os sintomas de ansiedade. Essa combinação de transtornos, de ansiedade e TDAH, pode transformar a vida cotidiana em um grande e constante desafio. Apesar de muito comum na infância, o TDAH também se manifesta em adultos. E, segundo psicólogos, normalmente ele vem acompanhado de ansiedade..

Como ocorre a ansiedade em adultos com TDAH

Nem sempre os sintomas de ansiedade e TDAH desaparecem com o passar do tempo, e, na fase adulta, esse transtorno pode persistir em mais de 50% dos casos.

Tal cifra representa um grande impacto no aspecto clínico, funcional e da própria qualidade de vida do adulto. Eles também sofrem de tipos de ansiedade incapacitantes, que se desenvolve como resultado dos sintomas, que podem ser:

• Dificuldades para organizar a vida diária.
  • Atrasos em compromissos de forma sistemática.
  • Esquecimentos frequentes.
  • Problemas para cumprir com prazos e responsabilidades.
  • Problemas nas finanças.
  • Distrações nas conversas.
  • Age de modo impulsivo na fala e no comportamento.
  • Dificuldade para iniciar ou finalizar projetos.

Outro problema é a impulsividade na idade adulta, que se caracteriza frequentemente da seguinte forma:

• Término de relações de forma prematura.
  • Alterações de locais de trabalho constantes.
  • Ausência de paciência para diferentes atividades.
  • Perda do controle.
  • Consumo de substâncias entorpecentes.

Como lidar com os sintomas de TDAH

Todos estes sintomas podem gerar um sentimento de ansiedade crônica. Em geral, os adultos com esse problema se preocupam também de outras formas. Para eles, é tão difícil coordenar as atividades diárias, que terminam por experimentar tipos de ansiedade na forma de pressão.

Os transtornos de ansiedade se manifestam em diferentes padrões, desde sintomas físicos, emocionais e cognitivos. Essas são características comuns nos transtornos que assinalam ansiedade excessiva, nervosismo, preocupação e medo.

São nestas situações, que a mente tende a apresentar obsessões com a preocupação. Para alguns adultos, essa pressão autoimposta, é uma forma útil de se organizar e lembrar de seus problemas e atividades. Mas para outros, essa pressão autoimposta acaba por debilitá-los.

Adultos com esse transtorno também experimentam sensações de paralisia, impedindo-os por completo de avançar em seus atos. Para os médicos psiquiatras e psicólogos, ambos os sintomas de ansiedade podem ser associados com o TDAH, já descritos anteriormente.

O TDAH em adulto é acompanhado de sentimentos, em geral, de inquietação no “estar tenso” constantemente, e sempre “no limite”, transformando o seu dia a dia em uma tensão permanente. Para ele, é muito difícil o relaxamento indutivo, pelo que ele passa a evitar certas situações que poderão gerar um resultado negativo.

Assim, para que o adulto com TDAH seja capaz de enfrentar essas situações, a fim de não dar lugar à ansiedade, gerando procrastinação e problemas na tomada de decisões, ele deve buscar o quanto antes ajuda profissional.

Tratando o TDAH e a ansiedade

Para a psicologia, é evidente que as características descritas anteriormente como falta de atenção, nervosismo, inquietação, problemas para ter uma noite de sono tranquila, são sintomas de ansiedade.

No entanto, um dos primeiros passos no planejamento do tratamento para o TDAH e ansiedade é o diagnóstico. Saber se estes sintomas provêm mesmo do TDAH ou se podem ser derivados dele, como um outro tipo de trastorno de ansiedade, ou seja, por comorbidade.

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

No segundo passo, no sentido de que o paciente cumpra ou não com os critérios diagnosticados, o profissional indicará o tratamento mais adequado.

Vimos que os sintomas de TDAH podem provocar uma ansiedade crônica, e que por esta razão, pode afetar ainda mais o desenvolvimento pessoal, a autoestima, o bem-estar, e a qualidade de vida de uma pessoa. Aqui é importante compreender e ser orientado no aspecto geral que representa ter o TDAH.

Neste sentido, para a maioria dos adultos com o diagnóstico de TDAH e ansiedade, é de grande importância a aplicação da terapia cognitivo-comportamental, combinada com tratamentos médico adequados e indicados pelo terapeuta.

Você gostou deste texto sobre TDAH e ansiedade em adultos? Então pode se interessar por esse também: Mente inquieta.

2 pensou em “Ansiedade em adultos com TDAH

1. Pena que não fui diagnosticada quando criança. Não se falava nisso quando eu era criança, embora minha mãe me levasse no médico. Até eletro fiz, tomei gadernal… Hoje isso me atrapalha. Fui em uma psico, e ela falou que não era nada disso. É porque ela não me conhece, não conhece meu histórico… É tudo isso aí, e hoje tá pior!

• Olá!
      Procure outro profissional que possa te auxiliar com essa questão. Se nessa psicóloga você não se sentiu à vontade, busque outra, mas, não deixe de cuidar de você.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana