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Ansiedade como vantagem: como usá-la a seu favor

Ansiedade como vantagem: como usá-la a seu favor

Aprenda a usar a ansiedade como vantagem e também a controlar o seu excesso. Leia o texto.

A palavra ansiedade se transformou em um termo a ser temido e um tipo de bicho-papão. Na verdade, muitas vezes se costuma dizer que todas as causas dos problemas relacionados à saúde mental tem por origem: a ansiedade. Acredita-se que estar “nervoso” é algo ruim. Mas será mesmo? O que dizem os psicólogos sobre isso? Será que a ansiedade como vantagem é possível?

De fato, a maioria das dicas que existem são geralmente destinadas a reduzir a ansiedade. Muitas pessoas terminam se auto-tratando para se livrar dessas sensações desagradáveis. Existem por aí milhares de receitas prontas, orientações de pessoas que, geralmente, não são profissionais capacitados para tratar do problema e diagnosticá-lo de verdade..

Valor Consulta Psicóloga Cláudia






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Há pessoas que passam a beber chás calmantes, fazem exercícios de meditação, fazem uso de automedicação, até perceberem que, muitas vezes, nada disso trata de fato ou diminui a ansiedade.

Porém, existe por um lado uma parte fundamental para você se libertar da ansiedade, ou seja, reconhecer a ansiedade como vantagem e entender que você pode usufruir de ganhos secundários que ela lhe dá. Como assim? A ansiedade tem vantagens? Isso mesmo!

Usando a ansiedade como vantagem

É normal pensar que não possa haver nenhum tipo de ansiedade que seja vantajosa. Mas podemos redirecioná-la a fim de usá-la de forma inteligente.

Mas, em qual ponto se começa a perceber esses benefícios? Desde que você começou a ter ansiedade, você já recebe certas vantagens, que são, na verdade, o que agora a mantêm viva e atuando. Antes de falar sobre isso, precisamos entender primeiro o que acontece quando a sua mente se coloca em situações de estresse.

Para os psicólogos, a ansiedade em si não é um problema. O seu problema está na forma em que a pessoa sabe lidar ou como aprendeu a usar o hormônio da adrenalina a seu favor. Verdade! Ao dizer para si mesmo “apenas relaxe”, você está, de fato, fazendo o contrário, ou seja, confirmando implicitamente que a ansiedade que você sente é ruim e que, portanto, deveria temê-la.

Quando se percebe essa sensação de adrenalina e se utiliza tal energia a seu favor, você é capaz de impulsionar suas tarefas com maior liberdade, convicção e confiança do que antes. A grande questão, é lógico, de entender a ansiedade como vantagem e como convertê-la a seu favor.

Transformando a ansiedade como vantagem

Aqui daremos algumas dicas de comportamentos que você pode começar a trabalhar para passar a perceber a ansiedade como vantagem.

Centralização

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Centralizar é um método que psicólogos, principalmente da área esportiva, já utilizam há algumas décadas. Ela funciona muito bem para as rotinas de estresse pré-treino ou competição.

A centralização ajuda muito para a canalização dos nervos de forma positiva, direcionando o foco da atenção até para as situações mais extremas. A centralização pode ser realizada quando há excesso de distração.

Trabalhando o foco

O foco ajuda você a se sentir mais confortável. Estabeleça sempre um ponto fixo, seja mental ou local físico, para que possa olhar com direção a ponto de minimizar a sua distração, e evitar pensamentos que possam tirar o foco.

Examine a sua intenção

A intenção de fazer ou planejar algo deve ser sempre clara e essencialmente definida por um objetivo específico. O que você fará quando tiver que falar algo para alguém? Como você quer que a pessoa lhe compreenda? O que você quer comunicar às pessoas com precisão?

Use sempre uma linguagem mais assertiva, evitando usar a palavra “não” mentalmente. O “não” colocará uma imagem negativa em sua cabeça e gerará medos e dúvidas.

Saiba respirar corretamente

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A respiração é uma das técnicas mais poderosas que ajudam a reverter sinais de estresse. Em uma situação desconfortável, o seu corpo tende a respirar em intervalos curtos e rápidos, como um mecanismo natural de autodefesa.

Com a respiração consciente e profunda, poderá usar a ansiedade como vantagem (com a quantidade de adrenalina liberada).

Liberando o excesso de tensão

Uma das consequências mais prejudiciais que o estresse causa é a tensão muscular. À medida que os seus pensamentos se tornam mais negativos, seus músculos se tornam mais tensos e menos flexíveis.

Portanto, realize o controle consciente deles, com exercícios sincronizados com a respiração.

Criando o mapa mental

No âmbito do nervosismo, como o medo de falar com alguém, existe a tendência de apenas se concentrar em detalhes mínimos e irrelevantes, que pode paralisá-lo mediante uma situação. A solução para isso é focar no seu mapa mental e perceber o que você realmente sente ou pensa em relação aos problemas.

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Então, por um lado, a ansiedade também o ajuda a evitar a enfrentar os seus medos mais profundos e reais. Como uma forma de autodefesa, quando se está sozinho, crie espaços para você, preste atenção em como se constrói a ansiedade, expresse seus sentimentos de medo e raiva de forma controlada, mas sem reprimi-los.

Outros benefícios de ter a ansiedade de forma positiva, que sirvam para seus propósitos, precisam também ser construídos. Aceitar a sua própria ansiedade é um método eficaz para manter ela e seus medos sob seu controle, minimizando assim, seus efeitos.

Parafraseando a passagem neste post, ao invés de “apenas relaxe”, o caminho certo é dizer “fique atento e prossiga”.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

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