Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
É possível vencer a timidez. Veja 4 maneiras de ser mais sociável começando agora!
Ser sociável quando você é tímido ou introvertido não é tão fácil assim, não é verdade? Com o tempo, o seu círculo de amigos pode ir encolhendo até que você comece a necessitar de mudança de ares, ou tratar esse problema da timidez. Fazer novas amizades torna-se um esforço demasiado grande.
Para não imaginar que é impossível, e que isso pode ser muito mais simples do que você pensa, destacamos 4 dicas de como vencer a timidez.
Segundo psicólogos, a timidez na psicologia é definida como uma característica da personalidade, e isso implica que é uma tendência inerente à nossa maneira de ser e agir.
Os traços da personalidade podem ser moldados e adaptados ao ambiente, no entanto, é extremamente improvável que uma pessoa introvertida se torne repentinamente extrovertida e altamente sociável.
Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.
Como vencer a timidez?
Não iremos fornecer as dicas clichês de “buscar segurança” ou “apenas seja você mesmo”. Na verdade, você já deve ter tentado isso e, talvez, não tenha funcionado muito bem.
Isso não é mágica, é ação. No entanto, você pode perguntar: “por que, afinal, é tão importante conhecer pessoas e manter contato com elas?”
A resposta é simples. Somos seres humanos e todo ser humano é um animal social. Ser social tem muitas vantagens e benefícios, não apenas para o humor ou o lado emocional, mas, também, para o funcionamento básico do corpo e da mente.
Outra questão a ser apontada é que quantidade também não significa qualidade, pois, mesmo com poucos amigos uma pessoa pode não se sentir tão sozinha. Logo, não se trata de uma questão de quantos amigos você tem, mas como você se sente com as pessoas ao seu redor. Para isso, daremos 4 dicas de como vencer a timidez:
1. Trabalhando sua mente
Saiba que os seus pensamentos negativos podem ser um grande obstáculo para você. Todo o medo, timidez e nervosismo se espelha da forma como você enxerga e sente o mundo.
O medo de rejeição ou de parecer ridículo pode paralisá-lo ou lhe dar uma torrente de pensamentos negativos, colocando-o a não se arriscar. Em outras palavras, os seus pensamentos negativos precisam ser alinhados com a assertividade.
Este é o primeiro ponto para vencer a timidez: você precisa fazer um um exercício de autoconhecimento para identificar o que se deve melhorar e quais são as suas melhores ferramentas.
Conhecer as próprias fraquezas não o torna mais vulnerável. Pelo contrário, graças a este exercício, você pode saber exatamente quais atitudes terá de mudar para superar a timidez.
2. Deixe seu corpo falar por você
O corpo emite sinais claros do seu comportamento. Esses sinais podem transmitir dois tipos de mensagens: que você é simpático ou que você não é simpático.
De acordo com o psicólogo, quem demonstra simpatia, mesmo no primeiro contato, convida as pessoas a se aproximarem, assim como o contrário. Conselho: sorria de verdade, seja generoso e ouvinte.
3. Treine em casa
Pratique suas habilidades de comunicação na frente de um espelho para ajudá-lo a vencer a timidez. No caso de ser obrigatório fazer uma apresentação em público, sente, relaxe alguns minutos antes e visualize a multidão e a sua fala antes de estar em público.
Confie nas suas habilidades para se comunicar, pois a autoestima é o primeiro passo para lutar contra o medo e vencer a timidez.
4. Arrisque
Depois de praticar e reforçar a sua autoestima, admita a sua personalidade, veja o indivíduo único que você é. Não queira ser outra pessoa, admita sua timidez e trabalhe com essas habilidades de comunicação através dela.
Pratique sempre a comunicação assertiva, na forma de se expressar, defender as suas emoções sem medo, com calma e sem agressão. Saiba dar e aceitar elogios. E, por último, tente iniciar uma nova amizade.
Veja que a introversão pode levá-lo ao isolamento e, por sua vez, provocar ainda mais timidez. Tome seu tempo e observe as pequenas conquistas que você conseguiu ao longo do caminho.
O medo de falar em público pode ser produzido por baixa autoestima, ansiedade, fobia social, depressão ou extrema timidez. Algumas pessoas têm mais dificuldades e barreiras mentais para falar ou se relacionar com os outros.
A timidez é um traço de personalidade que muitas vezes é acompanhado por medos e inseguranças. Assim, pelo fato de custar estabelecer laços sociais ou falar em público, pode se tornar um problema que deve ser resolvido imediatamente.
Com estas 4 dicas será possível melhorar estratégias para saber como superar a timidez e a insegurança.
Se você é uma pessoa tímida e está procurando estratégias para romper essa barreira que impede você de se relacionar com outras pessoas, não deixe de consultar os melhores profissionais da Psicologia!
Existem muitos tratamentos para superar a timidez e o medo de falar em público. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é geralmente muito indicada para curar o problema.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimentoA psicoterapia é o caminho para a qualidade de vida e o autoconhecimento, consultório da psicóloga em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi
- Autoaceitação e autoestima: entenda a diferençaA autoaceitação é o ingrediente fundamental para a receita para o bem-estar psicológico. Psicólogo localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
- Como aumentar a autoestimaAumentar a autoestima é fundamental para o bem-estar. Mas algumas pessoas sentem dificuldade de realizar isso, consultório psicóloga próximo ao Shopping Morumbi
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como criar narrativas para sua vida pode impulsionar o bem-estarVocê já pensou em usar histórias e criar narrativas para cuidar da sua saúde mental e bem-estar emocional? Elas podem ser úteis para digerir acontecimentos, principalmente aqueles considerados mais [...]
- Fofoca no trabalho: afaste-se dessa armadilhaÉ função do psicólogo ajudar, então conheça algumas táticas para acabar com a fofoca no trabalho Através de estudos e processos terapêuticos, os psicólogos concluíram que conviver em um [...]
- Guia para deixar de se importar com o que os outros pensamDeixar de se importar com o que os outros pensam não costuma ser fácil para a maioria das pessoas. Muitos crescem apegados à necessidade de validação alheia, seja dos [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...
Como perder a timidez e ser mais sociável com às pessoas eu sinto dificuldade dê me relacionar com às mulheres
Um processo terapêutico certamente ajudaria você com essas questões, pense na possibilidade!