Newsletter Gratuita
Assine Aqui

8 maneiras de como ajudar um amigo estressado

8 maneiras de como ajudar um amigo estressado

Confira essas dicas e soluções para ajudar um amigo estressado sem se estressar também.

Ajudar um amigo estressado por se tornar uma tarefa exaustiva, se você não estiver equilibrado e preparado para reações agressivas. Mas entender porque seu amigo está estressado e ajudar ele a desabafar, é terapêutico tanto para quem ajuda, quanto para quem é ajudado.

Certamente isso o tornará mais preparado para lidar com diversas situações de estresse psicológico, se e quando passar por um. 

Primeiro que amigos costumam desabafar com frequência e, algumas vezes, tudo o que precisam é ouvir um conselho, outra opinião, ou só falar para compreender melhor o problema que está enfrentando. Isso estabelece vínculos de confiança entre as partes e tem um grande poder terapêutico, afirmam os psicólogos.

Para isso, você pode encontrar maneiras mais eficazes de ajudar um amigo estressado, principalmente se ele estiver no olho do furacão. Se ele conseguiu confiar e desabafar com você, certamente considera seu apoio importante.

Reunimos algumas dicas para ajudar um amigo estressado, para que você possa ajudar sem se estressar, e realmente contribuir de modo positivo com a situação.

Dependendo da gravidade do caso, ou mesmo alguns sintomas físicos e emocionais associados ao estresse, sugerimos que busque apoio psicológico profissional.

Assim há a redução de danos, e até riscos para a saúde mental de seu amigo pode ser preservada e mais rapidamente reconstituída. 

1) Pratique a escuta ativa

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Saber escutar é importante de todas as áreas de nossas vidas. Quando alguém está estressado e resolve desabafar, provavelmente ele precisa que você saiba escutar.

Ele pode misturar uma série de informações vinculadas ou não ao problema principal. Isso acontece por causa da ansiedade. Daí vem o poder da escuta ativa. 

Identificar o que realmente importa, ajudar seu amigo a perceber isso, favorecendo que ele mesmo organize as ideias. Inclusive dando foco e a importância certa para cada parte real do problema. 

2) Faça as perguntas certas

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Escolha o momento de fazer perguntas e as melhores questões a serem feitas. Para ajudar um amigo estressado, você precisa além de conhecê-lo bem, compreender o que ele deseja explorar na situação, o que levou ele a essa crise.

Mostre que ele tem controle sobre algumas decisões, pergunte como ele pretende lidar com outras, faça ele aceitar aquilo que não depende somente dele. 

>>>> Leia também: O medo de perder que se torna irracional e anula nossa vida.

3) Para ajudar um amigo estressado, você precisa ser positivo

Seja positivo, mas nunca leviano. Contribua sugerindo soluções, mas nunca menospreze o grau de importância que o problema tem na vida de seu amigo. Sugira bons hábitos, mudança de ambiente, encoraje-o, mostre que ele pode assumir novas práticas em sua vida.

Apoiar um amigo estressado é uma chance para ajudá-lo a corrigir aspectos deixados de lado em sua vida. Seja positivo e construtivo.

4) Cuidado com críticas severas

Não critique. Seu amigo não está precisando ser julgado. Se ele está com um quadro de estresse elevado, significa que existe uma cobrança interna que faz ele reconhecer muitos detalhes a respeito do problema. Inclusive algumas falhas no modo de lidar com a situação adversa.

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Seu amigo provavelmente está com emoções a flor da pele, sem alguns filtros racionais, sendo guiado até pelo desespero. Ajude-o a recuperar a serenidade.

Por isso, muito cuidado com críticas severas. Infelizmente no meio do problema ele não conseguirá nem tomar decisões assertivas. Sugira que ele busque ter perseverança, analise outros aspectos e não bata na mesma tecla. Mas tudo com muito acolhimento. O amparo e a empatia costumam ter mais poder nessas horas. 

5) Faça-o rir, sem ridicularizar o problema

Tente ser leve, faça seu amigo rir. Se ele conseguir rir da situação, ele mesmo alcançará um nível mais criativo para buscar soluções para o problema.

Mas nunca ridicularize a situação que seu amigo está enfrentando, por mais superficial que pareça. Se ele está procurando ajuda é porque isso traz sofrimento a ele. Respeite esse momento.

6) Busque um ambiente externo para relaxar

Tente sair do meio do problema, indo para um ambiente diferente, externo, onde se possa ter mais amplitude e novas perspectivas para uma conversa agradável e descontraída.

Ir para outro ambiente irá oxigenar a mente de seu amigo, fazendo com que ele perceba outros elementos de uma mesma situação sob outra ótica. Sugira, convide e observe o resultado disso. 

7) Presenteio com um kit anti estresse

Faça um kit anti estresse para seu amigo. Vale tudo, uma garrafa boa de vinho, sais de banho, florais, um jogo de tabuleiro, livros ou até algo relaxante como uma aula experimental de Yoga ou Tai\ Chi Chuan.

Você conhece bem seu amigo e saberá o que dar, para que ele se sinta bem e tente encontrar um momento para relaxar. 

8) Planeje algo para que ele saia da rotina

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Que tal um happy hour entre amigos? Um passeio em um parque de diversões? Uma exposição de arte? Uma ida ao cinema?

Há quanto tempo vocês não saem sozinhos para um momento entre amigos, sem compromisso com outras pessoas, nem com o relógio? Certamente vocês podem reservar um momento para isso, e será benéfico para ambos. 

Ajudar um amigo estressado pode ser um desafio, porque ele pode estar enfrentando algum problema mais complexo como uma depressão, ansiedade social, síndrome de burnout, entre outros.

Mas somente conversando e estando perto dele será possível ajudar e dar o apoio que ele precisa para buscar ajuda de um psicólogo e da psicoterapia

Interessou-se pelo tema 8 maneiras de ajudar um amigo estressado? Então você pode se interessar por esse também: Ele está sempre irritado? Pode ser depressão!

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *