Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como construir uma rotina matinal positiva

Saiba como moldar o tempo para aproveitar ao máximo a sua rotina matinal.

Como construir uma rotina matinal positiva

Se você é daqueles que já tentou estabelecer uma rotina matinal e falhou, não se sinta mal por isso.

Muitas pessoas possuem dificuldade em mudar e estabelecer novos hábitos. Para que você possa melhorar e criar uma rotina matinal edificante é preciso seguir alguns passos e também entender os mecanismos psicológicos que nos levam a estabelecer bons hábitos.

Construindo uma rotina matinal

Uma das melhores justificativas para uma boa rotina matinal é que, com ela, você terá um ótimo bem-estar físico e psicológico e que isso poderá impactar diretamente na sua produtividade ao longo do dia.

Uma boa rotina matinal estabelecerá o tom certo para o resto do dia, afirmam os psicólogos.

Você verá que há muitas razões pelas quais você pode estar falhado em construir uma rotina matinal

Após compreender porque essas falhas ocorreram, é possível dar os primeiros passos para se manter disciplinado com suas atividades diárias.

É papel do psicólogo ajudar, por isso, confira as dicas de como criar e manter uma rotina matinal. 

1. Organização do tempo

Se tomar decisões ao longo do dia torna sua mente desgastada, é normal que continue sempre procurando atalhos para se esquivar das obrigações

E, se você não organiza seu tempo na noite anterior, passará a acordar com os problemas do dia anterior e do dia que virá martelando sua mente.

Passará a responder mensagens de forma irritada, cedo de manhã, ao invés de tomar esse tempo para planejar mentalmente como deverá ser seu dia. Com maior reflexão e planejamento mental, o resto do dia ficará melhor!

Porém, existe um porquê de ter resultados negativos em relação à fadiga e cansaço de decidir coisas. Quando a mente está com o cansaço do dia anterior, isso o leva a procrastinar em tarefas que poderiam ser simples.

2. Menos é mais

Rotina Matinal Positiva

Se você começar a pensar que precisa resolver muitas tarefas durante seu dia já se sentirá sobrecarregado e culpado. O resultado disso vai desde erros até mesmo desistir de executar algo. 

A rotina limita o número de decisões que você tem que fazer, e isso aumenta as suas chances de fazer sempre a coisa certa e com foco. Com uma carga mental menor é possível usufruir de qualidade total de sua mente. 

Lembre-se: quanto mais você tiver que pensar sobre algo a ser feito menos energia você terá para atividades futuras. Se você estiver empregando grande quantidade de energia mental por um longo período, dificilmente terá bons resultados.

Uma coisa de cada vez: este é o princípio mais importante quando se trabalha para estabelecer uma rotina matinal. Se você tentar ajustar muitas coisas em sua rotina matinal de uma só vez, é provável que falhe.

3. Mindfulness

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Focar a mente no aqui e agora ajuda muito para reprocessar os mecanismos mentais e suas cargas de pensamentos. Incluir a meditação na rotina matinal auxilia na redução da sobrecarga mental.

A técnica do Mindfulness contribui na capacidade da pessoa regular seus próprios pensamentos, sentimentos e ações. A intensidade disciplinada da força de vontade pode ser comparada a exercício físicos. Da mesma forma que seus músculos ficam cansados ​​com o trabalho, sua força de vontade também se torna fatigada. 

Enxergar a mente como os praticantes de meditação fazem, considerá-la como um macaco, porque não consegue se ater à rotina diária, é perceber que ela precisa ser controlada.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Muitas vezes acontece quando você pensa em uma ação específica e que este pensamento gera em você pense uma outra ação relacionada. A segunda ação leva a uma terceira e assim por diante.

E assim, você acaba fazendo algo que não tinha nada a ver com a primeira ação. Isso é um problema especialmente grande para aqueles que têm Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (ou TDAH).

4. Hábitos e práticas a considerar

Agora que você já viu sobre planejamento mental, mindfulness e de como não sobrecarregar seu dia a dia, veja a seguir algumas formas de estabelecer no hábito matutino uma rotina ideal.

Algumas das dicas passo a passo mais criativas incluem:

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO
  • Crie ou leia afirmações positivas para que possa utilizá-las ao acordar, meditando sobre elas.
  • Reflita sobre o significado da vida dentro de si, expressando sua gratidão.
  • Faça um ótimo café da manhã saudável e carregado com proteínas e frutas.
  • Faça um exercício para deixar seu corpo pronto e saudável para o resto do dia.
  • Escreva situações que você se estressa em um papel para liberá-las durante o dia.
  • Acalme sua voz interior, liberando suas preocupações e ansiedade, por meio da terapia;

Como vimos, construir uma boa rotina matinal impactará todo o nosso dia. Começar o dia bem irá ajudá-lo a ter um dia melhor. Portanto, criar uma rotina matinal edificante e que promova seu bem-estar. 

Gostou deste texto sobre rotina matinal? Então não deixe de ler sobre como controlar uma mente inquieta!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Mente inquieta

    Mente inquieta
    Ter uma mente inquieta pode trazer muitos prejuízos para nós, consultório do psicólogo localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi
  • 5 técnicas de relaxamento incríveis

    Técnicas de Relaxamento Incríveis
    Conheça as 5 técnicas de relaxamento que podem ajudar a mudar sua vida para melhor, conforme fala o psicólogo localizado em São Paulo próximo ao Shopping Morumbi
  • Como criar uma rotina noturna e tenha um dia maravilhoso

    Como criar uma rotina noturna e tenha um dia maravilhoso
    Para ter um dia maravilhoso é importante que o repouso noturno seja realmente restaurador , consultório da psicóloga localizado São Paulo, Shopping Market Place

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *