Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
Aprender a controlar a ansiedade no trabalho é um desafio. Mesmo quem convive com sintomas ansiosos há muito tempo, às vezes sem se dar conta de que se tratam de ansiedade, tem dificuldade para acalmar a inquietação quando ela toma conta.
Há diversos fatores atrelados à vida profissional que podem causar ou aumentar a ansiedade existente.
O medo de errar, o perfeccionismo, a falta de confiança ao interagir com os outros e a dificuldade para gerenciar o estresse oriundo de situações corriqueiras são preocupações comuns de profissionais.
Então, com o passar do tempo, essas preocupações podem elevar os níveis de ansiedade de maneira desproporcional e começar a causar prejuízos na carreira.
Como a ansiedade afeta a vida profissional?
Quando ansiosos, os profissionais têm dificuldade para se concentrar totalmente no trabalho que estão executando.
Por isso, os pensamentos passeiam, trazendo questões relacionadas e não relacionadas com a vida profissional para o trabalho, e até atropelam uns aos outros.
Dependendo da situação, esses pensamentos podem ser mais intensos e criar cenários catastróficos antes mesmo de algo acontecer.
A preocupação excessiva acaba refletindo no corpo físico através, por exemplo, da aceleração dos batimentos cardíacos, hiperventilação, enxaqueca e tremores pelo corpo, entre outros sintomas.
Então, tanto os sintomas físicos quanto psicológicos da ansiedade podem afetar a performance profissional à medida que a inquietação cresce, resultando na diminuição da produtividade, aumento do absenteísmo, dificuldade de conduzir as suas demandas diárias, desmotivação crônica e insatisfação generalizada com o trabalho.
Por isso, a ansiedade pode evoluir para condições de saúde mental mais graves, como a síndrome do pânico e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), e levar ao afastamento do profissional. A ansiedade também contribui para o desenvolvimento da síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional.
O que causa ansiedade no ambiente de trabalho?
A ansiedade na vida profissional pode nascer de várias origens. Cada indivíduo sente mais ou menos ansiedade ao depender da situação. Então, o que te deixa ansioso pode não afetar o seu colega de trabalho e vice-versa.
Sendo assim, não se pode desmerecer as inseguranças e nervosismo de alguém porque uma ou mais pessoas não compartilham do mesmo sentimento.
Além disso, enquanto alguns profissionais ficam ansiosos em certos momentos, como ao apresentar um projeto ou conduzir uma reunião, outros podem sofrer de transtornos de ansiedade. Então, não dá para ‘desligar’ a ansiedade. Eles precisam conviver com os sintomas ansiosos o tempo todo.
Alguns dos fatores que despertam ansiedade no trabalho são:
- Cobranças excessivas de superiores;
- Ambiente opressivo;
- Insegurança;
- Convivência com clientes demasiadamente exigentes;
- Estresse;
- Conflitos constantes com colegas de trabalho;
- Acúmulo de função;
- Baixa autoestima;
- Má gestão das expectativas;
- Problemas familiares; e
- Falta de recursos para executar o trabalho.
Como se pode notar, nem todos os fatores têm relação direta com aspectos do ambiente de trabalho. Às vezes a ansiedade resulta de conflitos internos do próprio profissional ou de problemas familiares e passa a afetar o seu desempenho negativamente.
Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?
Os sintomas da ansiedade no trabalho são variados e semelhantes aos sintomas sentidos em outros momentos do dia e ambientes.
A diferença é que eles são desencadeados por algum fator ligado ao trabalho.
Entre os sintomas ansiosos estão:
- Tremores pelo corpo;
- Apreensão;
- Preocupação excessiva;
- Falta de motivação;
- Desânimo;
- Insatisfação com a vida;
- Dificuldade para relaxar;
- Pensamentos acelerados e trágicos;
- Desconfortos estomacais;
- Boca seca; e
- Medo irracional.
Quando você está ansioso, lidar com esses sintomas é um desafio, principalmente quando mais de um se manifestam de uma única vez. Pode levar um tempo para que você consiga controlar o seu estado emocional.
Como não conseguem se acalmar no tempo desejado, muitos profissionais passam a temer os sintomas ansiosos.
Consequentemente, ficam ainda mais apreensivos quando sabem que vão precisar encarar uma situação que desperta esse desconforto emocional. Quando a ansiedade aparece, como já sabem que não conseguem se acalmar com facilidade, ficam mais nervosos e acabam intensificando os sintomas ansiosos.
Como lidar com a ansiedade na vida profissional?
A ansiedade na vida profissional causa muita frustração e desconforto aos profissionais ansiosos. Afinal, ainda que queiram executar e concluir as suas demandas diárias com qualidade, não conseguem chegar no resultado desejado.
Por isso, eles também têm dificuldade para encontrar motivação para trabalhar e, quando insatisfeitos, fazer mudanças nas suas vidas, o que os afastam da realização dos seus objetivos.
Para conseguir lidar com a ansiedade na vida profissional, separamos algumas dicas abaixo.
Tenha paciência
Talvez uma das principais dificuldades dos profissionais ansiosos seja ter paciência.
No ambiente de trabalho, nós não estamos totalmente no controle.
Somos responsáveis por nossas funções, mas ainda dependemos do bom funcionamento da empresa como um todo e do desempenho dos nossos de colegas de trabalho.
Então, isso significa que não podemos esperar que as coisas saiam exatamente da maneira como nós desejamos.
Por isso, é preciso ter paciência para lidar com as pessoas no ambiente de trabalho e responder às diversas situações que preenchem o dia a dia dos profissionais, como imprevistos, eventos, compromissos que vão até depois do expediente, solicitações constantes de terceiros, entre outros.
Caso contrário, você pode acabar sofrendo por coisas que não consegue mudar.
Não faça comparações
As comparações podem facilmente minar a saúde mental dos profissionais.
Cada indivíduo possui competências, conhecimentos e trajetórias de vida únicas.
Além disso, cada um responde às experiências da vida de uma maneira específica, conforme as suas habilidades emocionais. Logo, é impossível fazer comparações justas.
Em vez de se comparar com os outros, procure por inspirações.
Identifique quais habilidades, hábitos e atitudes você admira em um colega ou chefe e tente ser um pouco assim também, levando em consideração que vocês são pessoas diferentes.
Ou seja, o resultado não vai totalmente idêntico, mas tentar replicar comportamentos que você acha positivos é mais saudável do que alimentar comparações sem sentido.
Peça ajuda
Se você está com dificuldade para lidar com a ansiedade no trabalho, não hesite em buscar a ajuda de um profissional.
Então, quando excessivos, os sintomas ansiosos podem ser indícios de alguma condição de saúde mental. Sem o auxílio de um profissional, dificilmente as pessoas conseguem lidar com essa situação.
A terapia pode te ajudar a entender a origem da ansiedade e identificar gatilhos no ambiente profissional, como reuniões, necessidade de agradar, acúmulo de responsabilidades e até certos indivíduos que causam mal-estar emocional.
Dessa maneira, você consegue encontrar modos de responder a esses fatores de maneira que não prejudique a sua vida. Este trabalho não acontece de uma hora para a outra.
O processo para superar ou aprender a conviver com a ansiedade costuma ser longo e trabalhoso, evidenciando ainda mais a necessidade da ajuda de um psicólogo.
Seja organizado
Uma das maneiras de acalmar a ansiedade, independentemente do contexto, é a organização.
O planejamento, gerenciamento de tempo, definição de prioridades e ordenação de cômodos são componentes da organização. Você consegue identificar esses fatores na sua vida?
Quando você planeja bem o seu dia e mantém a sua casa e espaço de trabalho ordenados, consegue diminuir a probabilidade de encontrar imprevistos, cometer erros, chegar atrasado no ambiente de trabalho, faltar a compromissos e atrasar a entrega de projetos.
Para a pessoa ansiosa, a redução desses fatores garante mais tranquilidade no dia a dia.
Comunique-se com assertividade
Outra maneira de reduzir a ansiedade no ambiente de trabalho é aperfeiçoando a comunicação. Uma mensagem incompleta ou com abertura para interpretações errôneas causa muita inquietação. O que a pessoa quis dizer exatamente?
Quando essa mensagem é passada adiante, a comunicação ineficiente afeta o trabalho de inúmeras pessoas. Muitas vezes é preciso revisar ou refazer demandas profissionais por conta disso.
Para evitar essas situações e, consequentemente, o mau humor dos colegas, trabalhe a suas habilidades de comunicação.
Seja assertivo tanto na comunicação escrita quanto na oral. Opte pela comunicação cara a cara quando puder, uma vez que reduz a possibilidade de desentendimentos. Sempre pergunte se há dúvidas para evitar que as pessoas trabalhem com base na incerteza.
Pratique técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento são essenciais para quem tem ansiedade. Além de acalmarem nos momentos de inquietação, quando praticadas com frequência, é possível desfrutar de seus efeitos tranquilizadores por mais tempo.
Algumas dessas técnicas são:
- Meditação;
- Visualização;
- Yoga;
- Respiração profunda;
- Acupuntura;
- Caminhada; e
- Desabafar em um diário ou conversa.
Para ajudar a combater a ansiedade no dia a dia, a pessoa ansiosa precisa ter em mente que cuidar da saúde mental é uma tarefa contínua. Ou seja, sempre é necessário fazer esforços para manter a inquietação sob controle.
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