Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
A autoconfiança no trabalho é pré-requisito para quem deseja obter sucesso em sua carreira. Gostaria de saber como conquistá-la? Então leia esse artigo.
A autoconfiança no trabalho é essencial para o sucesso na carreira, alertam os psicólogos. E existem vários motivos para isso. Uma pessoa confiante é mais produtiva e motivada. E também mais respeitada e admirada por seus colegas de trabalho.
Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: nos seus clientes, colegas e chefes.
Você sabia que a autoconfiança no trabalho pode ser aprendida e construída? E, quer você esteja trabalhando em sua própria confiança ou construindo a confiança das pessoas ao seu redor, esse esforço vale a pena!
Gostaria de conhecer mais sobre o assunto e aprender a construir a autoconfiança no trabalho? Então leia o artigo.
O que é autoconfiança no trabalho?
Duas coisas contribuem para a autoconfiança: autoeficácia e autoestima. Adquirimos uma sensação de autoeficácia quando vemos a nós mesmos dominando habilidades e alcançando metas importantes. É esse tipo de confiança que leva as pessoas a aceitar desafios difíceis e a persistir diante de contratempos.
A autoestima é mais genérica. Ela está relacionada à maneira como lidamos com o que está acontecendo em nossas vidas. E ela impacta na nossa crença que diz se temos ou não o direito de sermos felizes.
Em parte, isso vem do sentimento de que as pessoas ao nosso redor nos aprovam, o que podemos ou não ser capazes de controlar. No entanto, também vem da sensação de que estamos nos comportando virtuosamente, de que somos competentes no que fazemos e de que podemos competir com sucesso quando colocamos nossa mente nisso.
Como ter mais autoconfiança no trabalho?
Não há como ter autoconfiança em 5 minutos. Ela deve ser construída com o tempo e demanda uma série de atitudes que devem ser incorporadas em sua rotina.
O bacana é que as coisas que você vai usar para obter mais autoconfiança também irão ajudá-lo a aumentar as chances de sucesso em sua carreira.
Agora confira três passos para ter mais autoconfiança no trabalho.
Passo 1: Prepare-se para uma jornada de sucesso
O primeiro passo envolve preparar-se para uma jornada e busca de sua autoconfiança e sucesso.
Você precisa fazer um balanço de onde você está, pensar sobre onde deseja ir. Assim, você consegue orientar a sua mente para o que é preciso e também a comprometer-se com o sucesso. E isso ajuda você a permanecer no caminho certo.
Na preparação e planejamento para a sua caminhada rumo a uma boa autoconfiança, reflita sobre esses cinco itens:
- Preste atenção em tudo o que você já conquistou;
- Conheça seus pontos fortes;
- Pense no que é importante para você e aí sim trace seu objetivo;
- Prepare a sua mente para o sucesso. Expulse de sua mente as crenças limitantes e pensamentos negativos. Nesse ponto, um psicólogo pode ajudá-lo muito a reprogramar a sua mente para o sucesso.
>>> Aprenda a afastar o pensamento negativo com essas técnicas.
Passo 2: Inicie sua caminhada
É aqui que você começa a se mover em direção ao seu objetivo. Lembre-se de começar devagar e sem afobação.
Ao começar com ganhos pequenos e fáceis, você se sentirá mais confiante e gratificado. Essas pequenas conquistas irão alicerçar a sua autoconfiança.
Ao analisar seus objetivos, você irá identificar as habilidades necessárias para alcançá-los.
Neste passo é recomendado criar um plano e começar a desenvolver essas habilidades. Isso pode ser feito com pequenos cursos, por exemplo. Cada certificado adquirido certamente irá aumentar a sua autoconfiança no trabalho.
Outra dica importante para quem está começando é concentrar-se no básico. Evite o perfeccionismo. Fazer coisas simples e ótimas irá lhe trazer mais satisfação do que não conseguir atingir a perfeição.
Por fim, outra boa dica para quem está começando é quebrar objetivos maiores em pequenas metas.
E celebre cada pequena meta alcançada. Evite metas particularmente desafiadoras nesta etapa.
O objetivo aqui é vencer pequenos desafios e celebrar. Pouco a pouco isso irá deixar a sua autoconfiança ainda mais sólida.
Passo 3: Alcançando o sucesso e a autoconfiança
Nessa etapa você irá finalmente sentir a sua autoconfiança fortalecida e começará a sentir os frutos do seu sucesso. Isso porque você já terá concluído cursos, terá alcançado pequenas metas e passará a ser notado. Celebre essa vitória!
A partir de agora é hora de aumentar seus objetivos. Gradualmente, construa metas maiores e mais desafiadoras. Também busque aprofundar ainda mais suas novas habilidades e conhecimentos.
E também é muito importante tomar cuidado com o excesso de autoconfiança. Ela pode fazer com que você acabe assumindo muito mais compromissos do que é capaz de resolver.
Ou ainda trazer problemas de relacionamentos interpessoais por menosprezar os outros. Por isso é importante aumentar seus objetivos e desafios com cautela.
Como vimos, a autoconfiança no trabalho é a peça-chave para obter sucesso na carreira. E ela é uma habilidade que pode ser construída. Contar com o apoio de um psicólogo pode ajudá-lo muito nessa jornada, através da psicoterapia.
Ele não apenas irá fortalecer sua confiança como também o autoconhecimento e habilidade essenciais para o sucesso na carreira – como a inteligência emocional, por exemplo.
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Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...