Newsletter Gratuita
Assine Aqui

4 maneiras de lidar com assédio moral no local de trabalho

4 maneiras de lidar com assédio moral no local de trabalho

É importante lidar com assédio moral no trabalho, pois, ele prejudica empresas e funcionários. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar no trabalho.

Todas as pessoas têm o direito de trabalhar em um ambiente seguro e tranquilo. Mas, às vezes, o ambiente de trabalho pode se tornar um local de sofrimento.

Saiba por que você nunca deve se sentir ameaçado, humilhado ou vitimizado em seu próprio local trabalho. Se você não tem certeza de como lidar com assédio moral no trabalho, há pequenas ações que você pode tomar, segundo os psicólogos.

Se você se sente intimidado regularmente, ou teme trabalhar perto de alguém em particular, é bem provável que você seja uma das milhares de pessoas que sofrem de assédio, bullying e outras coisas. Saiba como lidar com assédio moral no trabalho com estas dicas.

Como lidar com assédio moral

Valor Consulta Psicóloga Suzane






Não quero informar nome ou e-mail





O assédio moral no local de trabalho é quando alguém sofre bullying e é humilhado, manipulado e maltratado por alguém com quem trabalha. Isso pode ser percebido de diversas formas, como ameaças físicas a provocações ou ser excluído do grupo, por exemplo. Se as ações de outra pessoa estão ameaçando sua saúde ou segurança no trabalho, isso é intimidação.

O assédio moral também ocorre quando você se sente intimidado em participar de certas reuniões, evita ir a certos espaços dependendo de quem está lá, entre outras situações. Se você tem medo de ir trabalhar e de conviver com alguém, é importante estar atento.

Veja como lidar com assédio moral de forma eficaz e potencial, resultando em um ambiente de trabalho livre de intimidação. Você consegue!

1. Defina limites

Imediatamente após a primeira intimidação faça-se claro. Busque definir quais são os seus limites, o que você vai tolerar ou não de algum colega ou chefe. Mais importante ainda, após definir o limite, exerça seu direito de dizer à pessoa para parar com este comportamento abusivo.

2. Analise o tipo de comportamento abusivo

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Lidar com assédio moral significa saber o que está acontecendo. Assim, sempre é bom ter em mente e descrever o comportamento em que você enxerga o assédio, em termos objetivos. Essa constatação é a sua declaração e se a pessoa violar o seu espaço, não permita que a pessoa possa fugir.

Pessoas que praticam o assédio são “corajosas” porque estão em terreno sólido. Quando confrontadas em seus delitos, elas se tornam mais agressivas ou passam a ignorar argumentos racionais.

Em razão disso, sobre sua conduta, se coloque em alerta e mantenha o seu foco no trabalho e cuidando para a pessoa não avançar mais. Sempre que estiver se sentindo intimidado documente a data, a hora e os detalhes do incidente. Observe se outra pessoa também pode testemunhar.

Caso o assédio ocorra em e-mails ou mensagens de celular, faça uma cópia impressa e arquive-os em uma pasta particular.

3. Entre com uma ação

Apesar de poucas pessoas processarem assediadores, as denúncias têm aumentado. Além disso, hoje, o bullying tem ganhado mais notoriedade e as pessoas têm cada vez mais se informado sobre assédio moral.

Portanto, dentre as ações que você pode tomar para lidar com o assédio moral no local de trabalho, não se deve descartar a possibilidade de uma ação judicial. Especialmente se o seu emprego for ameaçado por algum agressor. Para isso, informe antes a gerência ou o RH sobre o comportamento da pessoa. Apresente suas provas documentais.

No RH mostre suas evidências e registre uma queixa formal. Você pode até precisar encontrar um novo emprego, caso não se sinta mais à vontade no atual. Mas garanta que sua privacidade e confidencialidade sejam prioridade.

4. Depois das denúncias

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Saiba que depois de você denunciar o assédio, o que é um grande passo, é totalmente compreensível se sentir nervoso e ter medo do que pode acontecer. Tente contar a alguém o que está acontecendo, e lembre-se que você está protegido pela lei. Nunca se esqueça de que parte do trabalho do seu gerente é de que todos se sintam seguros e felizes no trabalho. Você está apenas exercendo seu direito.

Se é seu gerente ou chefe a pessoa que está intimidando você, então leve suas preocupações a alguém mais sênior do que eles ou talvez seja hora de levar a questão ainda mais longe. Existem escritórios de advocacia, sindicatos e profissionais da saúde mental que podem ajudar muito neste sentido.

Embora os abusadores possam variar as formas da agressão, lidar com assédio moral muitas vezes exige um conjunto de táticas como estas descritas anteriormente. Mas a chave é fazer parar imediatamente o assédio assim que você começar a ver isso acontecer.

>>> Para saber mais: Como um chefe ruim pode adoecer seus funcionários.

Busque um psicólogo, o bullying e o assédio moral podem levar a problemas de saúde, estresse e baixa produtividade no trabalho. É importante tomar as medidas adequadas para lidar com assédio moral no trabalho a fim de melhorar a sua autoestima e seu bem-estar.

Gostou deste texto importante sobre assédio moral no trabalho? Então não deixe de ler sobre 5 dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho!

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *