Psicólogo e Psicologia

Psicólogo e Psicologia

Popularmente, a primeira imagem que vem na cabeça quando se fala em psicólogo é um especialista que atende alguém no divã e que dá conselhos. Mas a realidade vai muito além disso, a psicologia é o ramo da ciência que estuda o comportamento humano e serve como guarda-chuva para diversas linhas de estudo.

O termo “Psicologia” vem do grego “psyche” que significa mente, alma ou espírito; mais “logos”, estudo ou ciência. Sendo assim, a psicologia seria o estudo ou ciência da mente, ou do espírito. E o psicólogo é o profissional especializado nesta ciência, que pode atender e ajudar as pessoas com quaisquer problemas relacionados à mente.

Se você procura um psicólogo em São Paulo, veja os horários disponíveis dos profissionais e também saiba o valor das consultas.

Saiba mais sobre Psicologia e seus mais variados temas nos textos abaixo elaborados pelos psicólogos do consultório

Autoconhecimento

Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimento
Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma palavra que aparece consideravelmente nos textos da psicologia porque trata sobre os aspectos mais profundos do nosso ser. É através dele que a pessoa poderá abrir caminho para responder muitas inquietações e fortalecer a si mesma

Autoconfiança no trabalho

Autoconfiança no trabalho
Como ter mais autoconfiança no trabalho
A autoconfiança no trabalho é pré-requisito para quem deseja obter sucesso em sua carreira. Gostaria de saber como conquistá-la? Então leia esse artigo…

Autoaceitação e Autoestima

Autoaceitação e autoestima: entenda a diferença
Entenda a diferença entre autoaceitação e autoestima
A autoaceitação é o ingrediente fundamental para a receita para o bem-estar psicológico. Ela permite que você se sinta bem consigo mesmo, mesmo com as falhas, erros e frustrações que todos nós temos…

Empregabilidade

Empregabilidade: Desenvolva talentos ideais para o mercado
Desenvolva talentos ideais para o mercado
Com um mercado cada vez mais competitivo, exigente e qualificado, a busca por oportunidades e crescimento profissional é acirrada. Por isso é importante desenvolver os talentos ideais para atrair os olhares de quem contrata e manter sua empregabilidade em alta. O equilibro psicológico é fundamental para o trabalho em equipe, para aguentar a pressão…

Tipos de Terapia

Conheça os principais tipos de terapia
Conheça os principais tipos de terapia
O ramo da terapia é bastante abrangente. Na verdade, hoje em dia existem mais de 150 tipos de terapia. E isso pode deixar os pacientes um pouco confusos na hora de escolher qual é a ideal para ele.

Filhos LGBT

Filhos LGBT como lidar e dar o apoio emocional que precisam
Como lidar e dar o apoio emocional que precisam
Será que todos os pais sabem lidar com facilidade e atuar de forma natural com filhos LGBT? Veja o que dizem os psicólogos

Vida Pessoal vs. Profissional

Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Apesar de que a definição de felicidade e qualidade de vida seja muito individual para cada pessoal, quando falamos em equilíbrio entre a vida pessoal e profissional geralmente abrange o seguinte aspecto: tempo de qualidade para ambos. Os psicólogos alertam que quando estamos profundamente absorvidos…

O Poder do Otimismo

O poder do otimismo
Você conhece o poder do otimismo?
O conceito do otimismo envolve uma mistura de emoções construtivas e uma atitude positiva em relação à vida. Adotar uma visão otimista da vida pode ser desafiador, mas traz muitos benefícios. O poder do otimismo é capaz de mudar vidas, afirmam os psicólogos…

Rejeição na Busca de Emprego

Como lidar com a rejeição na busca de um emprego
Como lidar com a rejeição na busca de um emprego
Nos momentos difíceis, a rejeição na busca de um emprego pode tornar-se um grande problema e desencadear estados psicoemocionais complexos. Para a psicologia, compreender o processo de rejeição como um todo é parte importante do autoconhecimento. O fato de evitar a todo custo este sentimento de ser rejeitado, pode influenciar a não aceitação de si, e gerar uma rejeição própria, de forma interna…

Fracasso e Crescimento Pessoal

O poder do fracasso para o crescimento pessoal
O poder do fracasso para o crescimento pessoal
A nossa carreira raramente sai como planejada. Mesmo que tenha preparado desde cedo o seu caminho, muitas coisas podem acontecer. Você pode ser intuitivo o suficiente para saber o que quer fazer, prudente o bastante para fazer um plano à prova de falhas ainda assim haverá obstáculos que o impedem de viver o seu cenário profissional perfeito. Todos sempre estamos passíveis de fracasso. Mais impactante do que o fracasso é a maneira como você reage a ele, comentam os psicólogos…

Pessoas Difíceis no Trabalho

5 dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho
5 dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho
Em qualquer emprego você terá que lidar com pessoas difíceis, sejam eles colegas de trabalho, chefes ou clientes. Lidar com situações difíceis no trabalho é um desafio, mas recompensador. E os psicólogos afirmam que é uma arte que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada…

Burnout

O que é a síndrome de Burnout
O que é a síndrome de Burnout
Você já se pegou naqueles momentos críticos de extrema estafa? O esgotamento físico atingindo níveis máximos de estresse? Pois bem, você pode estar sofrendo a influência de um problema de ordem emocional chamada de síndrome de Burnout, que os psicólogos vem alertando nos últimos anos.

Memória

7 dicas para melhorar a memória
7 dicas para melhorar a memória
Qualquer um de nós pode sofrer com pequenos lapsos de memória, principalmente quando a vida nos exige demais ou passamos por situações traumáticas. Entretanto, sofrer com um pequeno esquecimento pode parecer algo banal, embora possa provocar uma certa frustração. E os psicólogos garantem: podemos melhorar a memória e…

Fofoca no trabalho

Fofoca no trabalho: afaste-se dessa armadilha
Conheça algumas táticas para acabar com a fofoca no trabalho
viver em um ambiente de trabalho com mais pessoas, às vezes pode ser saudável, mas ao mesmo tempo, prejudicial para outras. Como assim? A sociabilidade no ambiente laboral é essencial para a própria organização da empresa. Os psicólogos geralmente afirmam que em um ambiente de trabalho com mais de 3 pessoas, o efeito causado é suficiente para tornar a equipe mais focada, feliz e saudável…

Relacionamento dicífil com o chefe

Como um chefe ruim pode adoecer seus funcionários
Como um chefe ruim pode adoecer seus funcionários
Você já parou para pensar como um chefe ruim pode comprometer a saúde de seus colaboradores? Pois é, uma gestão não eficiente pode não apenas abalar o clima organizacional como também a saúde física e psicológica de seus funcionário, levando-os à exaustão. Isso prejudica a performance da equipe e também de toda empresa…

Função das Emoções

Qual é a função das emoções
Conheça a função das emoções e como elas estabelecem nossa relação com o mundo
principal função das emoções é estabelecer um determinado estado de informações dentro do corpo que nos permitem ter respostas rápidas em diferentes situações com as de risco, por exemplo. A psicologia lida com emoções estabelecidas por experiências vividas e que são registradas…

Técnicas de Relaxamento

5 técnicas de relaxamento incríveis
5 técnicas de relaxamento incríveis
Relaxar, hoje em dia, parece ir na contramão da rotina urbana. Segundo a psicologia, temos cada vez menos tempo para o ócio, para o nosso lazer, tempo livre para programar aquilo que desejaríamos estar fazendo. E, relaxar conscientemente, em meio a tudo isso, então?…

Trabalho Saudável e Produtivo

Como criar uma rotina de trabalho saudável e produtiva
Como criar uma rotina de trabalho saudável e produtiva
Você sabia que se adotar alguns hábitos é capaz de criar uma rotina de trabalho produtiva? E não apenas isso, elas irão impactar diretamente no bem-estar físico e psicológico. Com esses bons hábitos você é capaz de reduzir o estresse e a chance de desenvolver algum problema mais grave…

Conflito no Trabalho

Como lidar com conflito no trabalho
Como lidar com conflito no trabalho
O conflito no trabalho pode acionar nossos instintos de autopreservação como lutar, fugir ou paralisar, afirmam os psicólogos. Por isso é tão difícil ficar em uma situação de trabalho em que não podemos fugir facilmente e temos nossa reputação profissional em jogo. Este é um grande desafio para qualquer um…

Vida Tranquila

6 dicas para ter uma vida tranquila
6 dicas para ter uma vida tranquila
A busca por uma vida tranquila tornou-se cada vez maior em nossa cultura nos últimos anos e tem levado muitas pessoas aos consultórios de psicologia. Nossas vidas modernas são tão consumidas pelo trabalho e estamos tão ocupados em obter mais (mais conhecimento, mais velocidade etc.). Por isso as pessoas estão desejando mais paz, tranquilidade e simplicidade…

Respeitar seus Sentimentos

Respeitar seus sentimentos: porque é tão essencial para a vida
Por que é tão essencial para a vida?
A palavra “respeito” pode significar muita coisa em muitos contextos, sejam eles sociais ou psicológicos. Porém, quando dirigimos a nós mesmos, ela assume outro tom, nem sempre podendo assimilar da mesma forma que falamos para outra pessoa. Pensar no respeito para si, segundo os psicólogos, é dirigir a importância de um dos valores mais essenciais para a nossa vida, além das relações humanas…

Gestor e Delegação de Tarefas

A importância da delegação de poderes dentro das empresas
A importância da delegação de poderes dentro das empresas
A atividades de gestão de pessoas demandam tempo e energia de gestores, além dos inúmeros projetos que são realizados simultaneamente e claro, a busca desenfreada por resultados. Assim, tomar decisões por si só, é uma atividade que gera tensão e muito estresse. Mas saber que outra pessoa tomará decisões por nós, é algo que pode fugir do controle e de nossa supervisão…

Autossabotagem II

5 sinais de que você promove a autossabotagem
5 sinais de que você promove a autossabotagem
A autossabotagem pode se manifestar de forma generalizada, atingindo a vida pessoal e profissional do indivíduo, afetando de maneira devastadora seus relacionamentos e seu trabalho. Ao perceber os sinais de que falaremos nesse artigo, não exite em procurar um psicólogo…

Apps Terapêuticos

Apps Terapeuticos Psicologia
8 apps terapêuticos que podem ajudar o seu tratamento
Você já ouviu falar de apps terapêuticos que auxiliam as pessoas? Pois preste atenção nestas dicas. Quem está em tratamento ou quem busca a oportunidade de iniciar um, os apps terapêuticos são indicadas até pelos psicólogos…

Autoestima feminina

Autoestima Feminina
Cultive a felicidade em sua vida
Na psicologia, a palavra autoestima significa a ação valorizar e apreciar a si mesma, mesmo que seja feita inconscientemente. Segundo psicólogos, a autoestima leva a pessoa a possuir um senso de humor e pensamentos positivos em relação a si e ao mundo externo…

Origens da Psicologia

Apesar de ter sido aplicada em tempos antigos, a sua fundação tem origem moderna, sistematizada pelo médico alemão Wilhelm Wundt, considerado o “pai da psicologia moderna”. Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em 1879, na Alemanha. A partir daí, a psicologia passou a se tornar um ramo autônomo da filosofia, já no século 19, e resultando dela, diversas linhas como:

  • Estruturalismo
  • Funcionalismo
  • Associacionismo

Cada uma dessas “escolas” influenciaram mais tarde o estudo e a prática da psicologia, desenvolvendo assim, abordagens teóricas contemporâneas, como o Comportamentalismo, a Psicanálise e a Gestalt.

O que faz o psicólogo?

A função do psicólogo é reconhecer problemas e distúrbios, medos e inquietações de uma pessoa, ajudando-a superar estas disfunções. A importância do profissional da psicologia hoje em dia é cada vez mais presente no nosso estilo de vida moderno, repleto de tensões e complexidades que a sociedade contemporânea produz.

O psicólogo atua em diversos espaços prestando serviços como clínicas de psicologia, hospitais, universidades, clubes sociais, entidades privadas etc. A terapia clínica, por exemplo, é uma das mais conhecidas popularmente, atraindo inúmeras pessoas para este tipo de atendimento. Desta forma, o psicólogo atua no sentido de gerar, em sua abordagem, métodos clínicos nas sessões.

De que forma a psicologia irá impactar na vida pessoal?

A psicologia auxilia na redução de danos no atendimento das pessoas. O objetivo principal da psicologia está em, primeiro lugar, identificar o que realmente está acontecendo com a pessoa e em segundo, ampliar as possibilidades de promover o bem-estar. Mas, afinal, como alcançar esses objetivos?

As possibilidades de ação de um psicólogo profissional são muitas. Dentre os benefícios causados e os impactos, estão:

  • Identificação e autoconhecimento de seu comportamento pessoal.
  • Autocontrole sobre o ritmo de vida.
  • Diminuição nível de stress.
  • Positividade e equilíbrio.
  • Clareza nos objetivos.
  • Autoconfiança e autoestima.
  • Melhoria nas relações pessoais.

Existem muitos livros sobre psicologia e comportamento hoje no mercado. Disponibilizamos aqui algumas leituras interessantes caso você deseje aprender mais:

  • “O normal e o patológico”, de Georges Canguilhem
  • “Microfísica do poder”, de Michel Foucault
  • “O eu e o inconsciente”, de Carl G. Jung
  • “Gestalt-terapia”, de Frederick Perl, Ralph Hefferline e Paul Goodman
  • “Obras completas de Freud – 3 Volumes”, de Sigmund Freud
  • “Introdução à Psicologia”, de Robert S. Feldman
  • Terapia Cognitivo-Comportamental“, de Judith S. Beck

Alguns temas abordados na Psicologia

Como dito anteriormente, a psicologia atua em diversas frentes de trabalho. Porém alguns acabam sendo mais recorrentes que outros. Aqui no site o Psicólogo iremos abordar diversos temas e buscar trazer textos que ajudem você a ter mais qualidade de vida. Confira os principais temas abordados por nossos profissionais e pelo nosso site.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal atua no cuidado da relação a dois. A ideia é criar um abrigo confortável pela qual os cônjuges podem livrar-se de seus bloqueios e descobrir-se enquanto casal. O psicólogo trabalhará questões no sentido de encaminhar saídas e respostas para seus problemas. Todas as sessões de terapia de casal tem em média duração de 50 minutos a uma hora.

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Esta terapia, surgida nos anos 60, aborda especificamente os problemas atuais do paciente. Uma forma de compreender como funciona a TCC é o meio como se relaciona com os fatos. Por exemplo, para a TCC, não necessariamente os acontecimentos nos afetam mas sim como nós os interpretamos.

Criada pelo psiquiatra Arron T. Beck, tinha como objetivo inicial reparar as ideias e os pensamentos que causam a depressão. Hoje a TCC se aplica principalmente para casos de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), ansiedade, pânico, transtornos alimentares, bipolaridade etc.

Distúrbios alimentares

Pacientes com depressão e ansiedade podem desencadear este distúrbio. Geralmente, origina de hábitos alimentares nocivos para a saúde, que podem ser desde a obesidade, bulimia até a anorexia.

Os fatores que facilitam o desenvolvimento deste distúrbio são baixa estima, culto desmedido das formas físicas, hábitos alimentares nocivos, culpa, problemas emocionais, hormonais, etc. O tratamento dos distúrbios alimentares com o psicólogo ajudará a compreender os mecanismos dos hábitos.

Terapia Infantil

O tratamento da Terapia Infantil se dá na prevenção de que as questões da infância não sejam levadas para a idade adulta. Tais questões se expressam ainda na infância como comportamentos agressivos, timidez excessiva, entre outros, e causam problemas sérios nos ambientes familiares e sociais. A Terapia Infantil age semelhante ao tratamento lúdico, com atividades recreativas para que a criança sinta-se à vontade.

Depressão

Trata-se de um dos principais males da atualidade. A depressão atinge hoje cifras impressionantes devido ao nosso estilo de vida moderno. Por esta razão, a psicologia tem atuado, estudado e aplicado tratamentos especificamente para a depressão. O trabalho do terapeuta é o de buscar que o paciente possa refletir sobre seus comportamentos e pensamentos.

Os tratamentos de depressão podem durar várias sessões, onde o paciente será capaz de vivenciar alterações visíveis em sua forma de agir e pensar o mundo.

Ansiedade

A ansiedade está ao lado da depressão como um dos principais os males modernos. A ansiedade, se não tratada sob os devidos cuidados, pode desencadear em sérias crises de pânico. Como o psicólogo pode ajudar nos casos de ansiedade? Ele buscará as causas da ansiedade que serão percebidas de forma subjetiva, mas não pelo paciente.

Pânico, Medo e Fobia

Apesar de serem muito parecidas, elas não são a mesma coisa. Para a psicologia as três formas são reações instintivas do ser humano, geralmente no momento em que ele se defronta em situações de perigo e risco. Cada uma delas possui sua forma particular de manifestação e de tratamento que são diagnosticadas pelo psicólogo qualificado.

Psicanálise

A psicanálise evoluiu muito com o passar do tempo. A abordagem psicanalítica funciona no entendimento das situações irregulares pelas quais a pessoa não compreende. Desta forma, a psicanálise tem por objetivo o tratamento a partir da natureza dos processos psíquicos do paciente.

A Ajuda Psicológica

Como vimos, a psicologia detém muitas áreas de tratamento e estudo, e o papel do psicólogo é criar uma área de conforto e uma relação de confiança com o paciente. Se você ainda não buscou ajuda psicológica, e está se perguntando sobre como pode lidar com alguns sintomas apresentados, não hesite. Fazer terapia é um importante passo para o nosso autoconhecimento.

Saiba mais sobre por que fazer terapia e qual a função do psicólogo, seja na terapia cognitiva, comportamental, analítica, funcional, ou na terapia cognitiva comportamental com os nossos consultórios e temas abordados.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.