Como lidar com conflito no trabalho

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Como lidar com conflitos no trabalho

Conflito no trabalho é uma das situações mais desgastantes e difíceis de lidar. Leia o artigo e veja como lidar com essa situação.

O conflito no trabalho pode acionar nossos instintos de autopreservação como lutar, fugir ou paralisar, afirmam os psicólogos. Por isso é tão difícil ficar em uma situação de trabalho em que não podemos fugir facilmente e também temos nossa reputação profissional em jogo. Este é um grande desafio para qualquer um.

E a situação pode gerar ainda mais sofrimento se não temos o costume de nos defender, temos alguma insegurança ou introversão. Pensando nisso, nosso artigo trará algumas dicas de como lidar com o conflito no trabalho. Confira!

9 Dicas para lidar com o conflito no trabalho

O conflito no trabalho normalmente nos traz muito desgaste psicológico e físico. E se somos submetidos constantemente a esse estresse, podemos inclusive desenvolver problemas graves.

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E não há como se precaver desse tipo de situação. Qualquer profissional pode se ver pego no meio de uma batalha de interesses de outas pessoas, por exemplo. Por isso, é muito importante desenvolver habilidades que possibilitam aprender a lidar com o conflito no trabalho.

>>> Veja também: 5 dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho

Pensando nisso, criamos essas dicas que irão ajudá-lo não apenas a lidar com a situação como também a gerenciar o estresse. Confira.

1. Prepare-se fisicamente. Antes de entrar em uma reunião potencialmente estressante, por exemplo, liberte sua tensão física. Uma rápida caminhada pode ajudá-lo a diminuir o estresse e a ansiedade. Técnicas de respirações (como respirar lenta e profundamente) fará maravilhas pelo seu bem-estar mental.

2. Prepare-se mentalmente. Visualize-se falando e imagine o efeito positivo que suas palavras têm no conflito. Sintonize essa energia positiva. Quando você imagina prazer, a mente a percebe como se realmente estivesse acontecendo, relaxando assim seu corpo. O corpo responde à nossa imaginação.

>>> Veja também: Pensamento Negativo

3. Reúna e organize seus pensamentos. Anote o que você quer dizer. Isso ajudará você a analisar suas ideias antes de falar e irá ajudá-lo. Inclusive, essas anotações podem ser consultadas durante a reunião ou a gestão de conflito.

4. Dar um tempo. Sempre que as coisas esquentam em uma discussão, sugira um intervalo de cinco minutos. Momentos tensos raramente acabam bem.

5. Levante sua mão. Aceite que às vezes interromper é necessário, e isso não é tão rude quanto você pensa. As pessoas geralmente são gratas por isso!

6. Pratique em situações simples. Procure oportunidades de praticar esses métodos em situações menos assustadoras como, por exemplo, ao interromper um amigo de confiança. Ainda pode sentir um pouco desconfortável, mas não será tão angustiante quanto quando você ter que fazê-lo em uma situação de conflito no trabalho. Você pode construir sua confiança gradualmente enquanto pratica técnicas de resolução de conflitos em situações mais simples.

7. Ataque o problema, não a pessoa. Uma coisa que você não pode mudar é o fato de que as pessoas têm diferentes perspectivas e opiniões, por isso não as critique. Em vez disso, concentre-se em identificar a causa do conflito, promova a tolerância e a compreensão e busque alcançar uma solução ou compromisso.

8. Aprenda a escutar ativamente. A escuta ativa é essencial para resolver conflito no trabalho. Elimine as distrações, e evite escutar o que as pessoas têm a lhe dizer com ideias pré-concebidas. Faça perguntas e assegure-se de ouvir verdadeiramente o que os outros estão lhe dizendo. Encoraje os outros a fazer o mesmo.

9. Mantenha a calma e controle. Haja o que houver mantenha a calma. Coloque a segurança em primeiro lugar: não dê às pessoas a oportunidade de se tornarem invasivas ou violentas. E se estiver na posição de liderança, lembre-se: você está dando um exemplo para o resto de sua equipe.

Estas são algumas dicas para resolver qualquer conflito no trabalho. É muito importante ter ciência de que um ambiente de trabalho hostil não apenas prejudica a produtividade, como também gera problemas físicos e psicológico para todos.

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Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.