Como criar uma rotina noturna e tenha um dia maravilhoso

Categoria dos serviços dos psicólogos: terapia cognitivo comportamental
Como criar uma rotina noturna e tenha um dia maravilhoso

Estabelecer uma rotina noturna irá fazer com que você tenha um sono reparador e um dia de qualidade. Leia o artigo e aprenda a fazer isso.

Para ter um dia maravilhoso e bastante produtivo é importante que o repouso noturno seja realmente restaurador. E estabelecer uma rotina noturna antes da hora de dormir ajudará você a ter um sono realmente reparador e tranquilo, afirmam os psicólogos. E sabia que isso não é tão difícil quanto se pensa?

Estabelecer bons hábitos em sua rotina noturna irá fornecer o descanso que o seu corpo e a sua mente precisa para enfrentar o dia. Gostaria de saber como? Então confira esses cinco hábitos que irão melhorar a sua qualidade do sono – e também sua qualidade de vida.

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1. Fixe horários para dormir e acordar

Busque dormir e acordar na mesma hora todos os dias – inclusive nos fins de semana. Isso é crucial para definir o relógio interno do seu corpo, que os especialistas chamam de ritmo circadiano. E a consistência desse horário vai também melhorar a qualidade do seu sono.

2. Cuide da sua alimentação

A nicotina e a cafeína são estimulantes que tornar difícil dormir e permanecer dormindo. Bebidas alcoólicas podem trazer uma certa sonolência, mas elas prejudicam imensamente a qualidade do seu sono. Além disso, preste atenção ao que você come e, principalmente, ao horário que come. Ir para a cama com o estômago vazio ou com fome pode mantê-lo acordado.

3. Crie um ambiente confortável

Faça do seu quarto um ambiente tranquilo e propício para o repouso. Por isso mantenha-o calmo, com boa temperatura, silencioso e escuro. Seu colchão e travesseiro também impactam a qualidade do seu sono. Você deve se sentir confortável em seu colchão e se dorme com um companheiro/companheira, certifique-se de que ele é grande o suficiente para que ambos tenham bastante espaço.

4. Tenha um ritual em sua rotina noturna

Busque criar um ritual noturno relaxante e o repita todas as noites. Você pode ler um livro, ouvindo musica tranquila, tomar um banho quente… Seja qual for, essas atividades irão indicar ao seu corpo que é hora de relaxar. Evite assistir TV ou olhar para qualquer tela (computador, tablet ou smartphone etc.) antes de dormir. Essas são atividades estimulantes e farão seu cérebro ficar acordado.

5. Esqueça o relógio

Se está com dificuldades para dormir ficar de olho no relógio pode estressá-lo e dificultar intensificar a insônia. Mantenha o relógio do seu quarto afastado de você para que não fique tentado a ver o tempo passar. E caso você sinta que tenha passado muito tempo e ainda não conseguiu dormir, saia da cama e faça algo relaxante até se sentir sonolento.

Ter uma boa rotina noturna não apenas o ajudará a ter um sono de qualidade como também a ter uma vida melhor. Com corpo e mente descansados, você terá muito mais energia para alcançar suas metas e objetivos.

Além disso, a qualidade do sono também impacta diretamente disfunções psicológicas. A falta de repouso adequado pode intensificar o estresse até mesmo chegar ao ponto de desenvolver algum transtorno psicológico. Caso você ainda tenha muita dificuldade para adormecer ou apresente distúrbios do sono, consulte um psicólogo. Ele irá analisar o que está comprometendo seu sono e ajudará a restabelecê-lo.

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Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.