Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Franciane Bortoli - Psicólogo CRP 06/205788
A personalidade paranoide é classificada pela psicologia como um transtorno. Em geral, se caracteriza por tipos de paranoias e por determinados padrões de desconfiança excessiva que se torna generalizadas com o tempo.
O indivíduo que sofre tal transtorno costuma a distorcer a realidade, principalmente em relação aos outros.
>>> Veja também: O que é a ansiedade? e Pânico, medo e fobia
Que tal conhecer um pouco mais sobre o transtorno de personalidade paranoide? Leia o artigo!
Causas da personalidade paranoide
A causa mais exata sobre a origem do transtorno de personalidade paranoide ainda não é bem conhecida. É mais provável que seja a combinação entre fatores biológicos (genética e outros problemas) e ambientais (traumas familiares etc.).
Esse transtorno paranoide pode se associar também aos quadros de depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), agorafobia, ideias de suicídio, narcisismo, síndrome de “Borderline”, entre outros.
Sintomas da personalidade paranoide
Os principais sintomas da personalidade paranoide são as desconfianças excessivas em relação a outras pessoas sendo que muitas vezes são problemas que não existem.
As pessoas que apresentam os sinais de personalidade paranoide tendem a imaginar, por exemplo, que outras pessoas as vigiam, comentam pelas costas, as oprimem, machucam, mentem ou dissimulam.
Assim, a pessoa com personalidade paranoide vê como ameaças à sua pessoa e integridade, qualquer indivíduo, familiar ou desconhecido, não permitindo se confiar em mais ninguém.
A paranoia e desconfiança é permanente em quem sofre desse transtorno. Por esta razão, esses indivíduos costumam ter atitudes defensivas e até mesmo agressivas perante aos demais.
Com o tempo, a pessoa que possui tal transtorno passará a não perdoar mais ofensas, devolvendo ou mesmo antecipando-se aos insultos.
A prática frequente deste comportamento no meio social tende a isolá-la cada vez mais.
Quando assim se manifesta, a personalidade paranoide cria uma resistência às demais pessoas, bloqueando-a dos meios externos e criando uma barreira interna emocional e psíquica.
Todo o espaço lá fora é hostil e malévolo, portanto deve ser evitado ou combatido. A sua proteção é a defesa contra estes possíveis danos.
Nos relacionamentos, as pessoas com este tipo de transtorno não confiam mais em seus parceiros e nem compartilham mais assuntos em comum.
Como lidar com o transtorno
Não é possível prevenir o transtorno de personalidade paranoide, infelizmente. Na maioria das vezes, as pessoas que possuem transtorno de personalidade chegam a não perceber em si mesmas o problema, inclusive não tendo nenhum tipo de desconforto.
Desta forma, a família e as pessoas mais próximas poderão buscar ajuda de um psicólogo até perceberem o problema e o prejuízo que isso causa na vida do indivíduo e de quem o rodeia. E, neste caso, o tratamento adequado poderá satisfazer a pessoa a fim de evitar uma aceleração do transtorno.
Uma das terapias possíveis é a cognitivo-comportamental, que pode ajudar a tratar especificamente o transtorno de personalidade paranoide, bem como as demais disfunções.
Uma das primeiras partes do processo é o estabelecimento de um elo de ligação que possa ser construído com confiança e familiaridade, proporcionando assim, o fortalecimento de laços, relações, emoções bloqueadas e tendo uma mente cada vez mais assertiva.
A Terapia Cognitivo-Comportamental já é amplamente estudada com mais profundidade e possui diversas comprovações de sua eficácia por meio de estudos empíricos.
Os psicólogos, por sua vez, a recomendam principalmente para tratar problemas específicos e atuais do paciente. Hoje, amplamente popularizada e aplicada, a Terapia Cognitivo-Comportamental é reconhecida, além de comprovada.
Para saber mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, consulte um profissional especializado. Leia também nossos textos sobre ansiedade, depressão, Terapia Cognitivo-Comportamental e muitos outros!
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?A personalidade paranoide é classificada pela psicologia como um transtorno. Em geral, se caracteriza por tipos de paranoias e por determinados padrões de desconfiança excessiva que se torna generalizadas com [...]
- O que é o transtorno de personalidade mista?O transtorno de personalidade mista é um tipo de transtorno que não se enquadra nos demais já reconhecidos, consultório do psicólogo localizado em São Paulo
- Transtorno Bipolar: 5 atitudes positivas para amenizá-loPessoas que passam a desenvolver padrões de pensamento negativos muito cedo, tendem a reproduzi-los na fase adulta. Saiba como amenizar o transtorno bipolar
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Você se reconhece como uma boa pessoa?Como posso saber se eu sou uma pessoa boa Você já se sentiu alguma vez como uma pessoa ruim? Há ocasiões que é normal cometermos erros e que estes [...]
- Humor oscilante? Veja 8 causas para a mudança de humorO humor é um dos principais indicadores de que algo não está bem conosco, seja fisicamente ou psicologicamente. Por isso, quando ouvimos “você está de mau humor” com frequência, [...]
- Lidar com opiniões diferentes: Aprenda a importância e como fazerOpiniões diferentes podem ser a causa de muita polêmica ou uma oportunidade para crescer, incentivando até as pessoas mais teimosas a desenvolver competências sociais importantes para a vida em [...]
Autor: psicologa Psicóloga Franciane Bortoli - CRP 06/205788Formação: A psicóloga Franciane Bortoli é graduada há 15 anos, é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, possui Formação em Terapia de Casal pelo Instituto Brasiliense de Análise de Comportamento e possui também Formação em Avaliação Psicológica...
Foi muito favorável da informações que vim buscar excelente obrigada
Obrigada pelo seu feedback!