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6 dicas para ter uma vida tranquila

Categoria dos serviços dos psicólogos: demandas comuns em clínica de psicologia
Dicas para ter uma vida mais tranquila

Ter uma vida tranquila pode parecer um desafio impossível em nossa atual conjuntura. Mas para isso basta apenas algumas pequenas mudanças de hábitos, indicam os psicólogos.

A busca por uma vida tranquila tornou-se cada vez maior em nossa cultura nos últimos anos e tem levado muitas pessoas a buscar ajuda dos psicólogos, através da psicoterapia. Nossas vidas modernas são tão consumidas pelo trabalho e estamos tão ocupados em obter mais (mais conhecimento, mais velocidade etc.). Por isso as pessoas estão desejando mais paz, tranquilidade e simplicidade.

6 dicas para você conquistar uma vida tranquila

Quando se fala em ter uma vida tranquila normalmente é associado à ideia de algo impossível de obter. Mas uma vida tranquila é possível de ser conquistada graças a alguns passos e pequenas mudanças de hábito.

Confira nossas dicas para dar o primeiro passo:

Dica 1. Desligue o ruído de fundo

Temos acesso a ruídos constantes em nossa cultura e muitas vezes acabamos por ignorá-lo. Mas estar em silêncio total é muito importante. Desligue a TV. Desligue a música. Desligue o telefone e ouça os sons da vida.

Ruído extra pode muitas vezes significar um estresse extra que nem sabemos que estamos adicionando em nossa mente, então reduza o ruído. Mantenha uma casa quieta e tenha uma vida tranquila.

>>> Veja também: Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Dica 2. Faça trabalhos manuais

Não há nada mais simples do que sentar depois de um longo dia e fazer um trabalho manual relaxante. Crochê, marcenaria, culinária… Trabalhos manuais ajudam a relaxar a mente. Fomos feitos para criar, então faça uma pausa e experimente um novo hobby.

Dica 3. Aprenda a dizer não

Valor Consulta Psicóloga Cláudia






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Precisamos aprender a ser seletivos nas atividades que escolhemos. Há muitas coisas para fazer, mas a verdade é que não conseguimos fazer tudo. Querer abraçar o mundo só vai aumentar a sua frustração e estresse e fazê-lo colecionar muitas atividades inacabadas. Ser seletivo sobre onde escolhemos passar o tempo é incrivelmente importante.

Todos nós precisamos de tempo ocioso em nossas vidas e não devemos estar 100 % ocupados em nosso dia a dia.

Dica 4. Programe um tempo ocioso

Para que tenhamos saúde psicológica é muito importante termos um tempo ocioso. É como uma válvula de alívio de pressão.

Tente reservar 10-20 minutos por dia para simplesmente sentar e relaxar. Você não precisa estar fazendo nada, apenas sente-se e deixe o estresse ir embora.

Tire um tempo para se deitar com uma música relaxante e uma máscara de sono sobre os olhos por um curto período de tempo todos os dias, por exemplo.

Realmente faz uma enorme diferença no nível de estresse e ajuda a lembrar o que é realmente importante para a sua vida.

>>> Veja também: Qual é a função das emoções?

Dica 5. Gaste mais tempo na natureza

Estamos todos tão ocupados, pulando de uma atividade para outra, que muitas vezes esquecemos de parar e passar um tempinho na natureza. Esse contato com a natureza é muito importante e nos ajuda a sentirmos mais leve e a recarregarmos as nossas baterias.

Dica 6. Jogue coisas velhas foras

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Se você está sempre trazendo coisas novas para sua casa e nunca joga nada fora, então você tem um problema. Sentar-se em uma casa cheia de coisas e bagunça pode sufocar nossa criatividade, nos estressar e também nos deixar deprimidos. Pense em quanto tempo você gasta limpando, movendo, pegando e reorganizando suas coisas. Quanto menos temos, mais liberdade temos e menos sobrecarregados nos sentimos. Reserve um tempo a cada semana para percorrer uma área da sua casa e fazer uma pilha de doações das coisas que você não usa, gosta ou precisa. Aposto que você ficará surpreso com o quanto se acumulou.

Uma vida tranquila é sinônimo de bem-estar psicológico e físico. E também significa felicidade. Quanto mais leve estamos, mais chance temos de irmos para frente.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse: Como criar uma rotina noturna e tenha um dia maravilhoso

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autora
Thaiana F. Brotto

CRP 106524/06

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.