Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
Comportamentos aditivos podem colocar em risco o trabalho e a vida pessoal de um indivíduo. Leia o texto e saiba mais sobre esses tipos de vício.
Você sabe o que são comportamentos aditivos? Quando falamos em tipos de vício, geralmente, nos referimos a uma dependência química ou psicológica, não é mesmo?
De fato, substâncias como álcool, nicotina, drogas ilícitas e medicamentos estão mais fortemente ligadas ao que denominamos como tipos de vício.
No entanto, acredite: as pessoas podem se tornar dependentes de atividades consideradas por muitos como inofensivas como jogar videogame, fazer compras, fazer exercícios, comer e até mesmo trabalhar. Chamamos esses vícios de comportamentais.
Mas qual a diferença entre um comportamento considerado normal e um comportamento que pode ser considerado tipos de vício? Nesse texto falaremos sobre isso, acompanhe!
Tipos de vício: o que você precisa saber sobre os comportamentos aditivos
O que difere um comportamento considerado normal de um distúrbio de atividade? Pode-se dizer que o comportamento aditivo é caracterizado quando o ciclo de dependência assume o controle, tornando o cotidiano uma luta constante e cada vez mais difícil evitar tal comportamento.
Ou seja, uma atividade que antes era fonte de prazer, como fazer compras ou jogar videogame passa a ser o centro da vida cotidiana sem a qual a pessoa não consegue mais viver.
Além disso, o indivíduo continua a desenvolver essa atividade mesmo quando passa a sentir as consequências negativas de tal comportamento, que começa a afetar a sua vida profissional, familiar e nas suas finanças pessoais, como no caso de pessoas viciadas em jogos de azar. Aliás, o vício em jogo é o único distúrbio comportamental oficialmente reconhecido.
Sinais de alerta de um comportamento aditivo
Entender os sinais característicos do comportamento aditivo é de fundamental importância quando se deseja saber a diferença entre um comportamento saudável e um que se tornou prejudicial. Os sinais de alerta incluem:
- Passar grande parte do dia engajando-se em um determinado comportamento, pensado ou organizando-se para realizar tal coisa ou se recuperando dos seus efeitos.
- Continuar com determinado comportamento apesar de experimentar sérios danos físicos ou mentais.
- Negligenciar o trabalho, a vida social para se dedicar a um comportamento.
- Experimentar sintomas de abstinência, como depressão e irritabilidade ao tentar parar com tal comportamento.
- Sentir dificuldades em reduzir ou em parar determinado comportamento.
- Tornar-se dependente de um determinado comportamento.
- Minimizar ou ocultar a extensão do problema.
Viver com comportamentos aditivos
Pode ser difícil admitir para si mesmo ou para outras pessoas que você tem um problema. Ainda mais quando esse problema é mal compreendido.
Felizmente, aqueles que sofrem com comportamentos aditivos podem contar com a ajuda de psicólogos capazes de ajudá-los a superarem suas dificuldades emocionais e promover mudanças em suas vidas.
Os tipos de tratamento podem incluir:
- Terapia cognitiva comportamental;
- Aconselhamento individual;
- Terapia de grupo.
Muitas pessoas vivem com vícios de comportamento que causam estragos na sua visa. No entanto, é possível recuperar-se. Siga as orientações dos psicólogos que atendem diariamente casos de comportamentos aditivos. Essa é uma doença nova que ainda não é tratada como deveria, por isso busque ajuda profissional e faça o melhor tratamento possível.
Agora que você já sabe mais sobre comportamentos aditivos e tipos de vícios que tal descobrir como lidar com a depressão?
Psicólogos para Compulsões
Conheça os psicólogos que atendem casos de Compulsões no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- O vício/adicção é uma doença primária?Comportamentos aditivos podem colocar em risco o trabalho e a vida pessoal de um indivíduo. Leia o texto e saiba mais sobre esses tipos de vício. Você sabe o que [...]
- Vício em compras: entenda como funcionaComportamentos aditivos podem colocar em risco o trabalho e a vida pessoal de um indivíduo. Leia o texto e saiba mais sobre esses tipos de vício. Você sabe o que [...]
- Vício em redes sociais: será que não está na hora de dar uma pausa no Facebook?Comportamentos aditivos podem colocar em risco o trabalho e a vida pessoal de um indivíduo. Leia o texto e saiba mais sobre esses tipos de vício. Você sabe o que [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- 8 maneiras de ajudar uma pessoa a sair do vícioNão é novidade para ninguém que qualquer vício pode trazer prejuízos incalculáveis para a saúde física e mental de um indivíduo, não é mesmo? Nesse cenário, convém mencionar que [...]
- O vício/adicção é uma doença primária?A adicção possui muitas causas e atualmente, tem sido considerada uma doença primária também. Entretanto, esse debate permanece em aberto. Saiba tudo aqui. A adicção, ou vício, é mais [...]
- Mitomania: o que é, causas, sintomas e tratamento!A mitomania é um fenômeno intrigante que permeia a psicologia humana, desafiando nossa compreensão da verdade e da mentira. Dessa forma, em uma sociedade onde a honestidade é valorizada, [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma Marzola é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, estresse, depressão, disfunção sexual...