Newsletter Gratuita
Assine Aqui

A técnica Montessori para resolução de conflitos de crianças

A técnica Montessori para resolução de conflitos de crianças

Conheça a metodologia e veja como aplicar técnica Montessori para resolução de conflitos:

A técnica Montessori para resolução de conflitos se baseia em uma série de pesquisas desenvolvidas por Maria Montessori (1870-1952), médica e pedagoga italiana.Suas pesquisas científicas e empíricas abordavam a autonomia, a liberdade com limites, respeitando o processo de aprendizagem das crianças, se opondo aos métodos tradicionais aplicados na educação. 

Maria Montessori foi primeira mulher italiana formada em medicina. E a Metodologia Montessoriana deu origem à pedagogia das Novas Escolas, tais como a pedagogia Waldorf, o método João de Deus, o método velaverde, Jena Plan ou a Escola Moderna.

O método idealizado e criado por ela, está fundamentado em seis pilares.

Os Seis Pilares Montessori

Valor Consulta Psicóloga Cláudia






Não quero informar nome ou e-mail





  1. Autoeducação: a criança é capaz de aprender sozinha e a partir da repetição livre auto-educa-se constantemente.
  2. Educação como Ciência: a partir da observação das ações da criança, descobrimos o que colabora com seu desenvolvimento e contribui para seu equilíbrio interior e felicidade.
  3. Educação Cósmica: desenvolver o senso de gratidão à natureza, por compreender que todas as coisas estão conectadas.
  4. Ambiente Preparado: desenvolver com liberdade e o alcance físico a objetos interessantes que contribuam com a compreensão do ambiente.
  5. Adulto Preparado: o adulto é um observador que também busca se desenvolver. Ele busca oferecer meios para a criança se satisfazer, sem nunca contribuir mais do que o preciso, uma vez que ela se sinta capaz. Sua presença é percebida e pode ser solicitada caso a criança demonstre essa necessidade.
  6. Criança Equilibrada: a criança nasce com um guia interior, capaz de demonstrar o tipo de esforço necessário para cada ação (correr, brincar, falar, cantar). Se ela puder se desenvolver sem interferência e com apoio necessário, ela entrará em estado de satisfação e graça. Esse é o objetivo do método montessoriano, e a partir desse cenário se desenvolve o trabalho educacional.

Esses pilares dão origem a técnica Montessori para resolução de conflitos, e pode ser utilizada pelos pais e por orientadores educacionais, para guiar as crianças rumo ao empoderamento para criar alternativas para lidar com problemas.

>>> Veja também: Terapia Infantil.

Considera-se normal que a criança precise vivenciar alguns estados emocionais para conhecê-los. Portanto, é completamente normal que a criança sinta raiva, medo, ansiedade, insegurança e frustrações. 

Suas regulações emocionais ainda não estão completamente desenvolvidas, e os conflitos, sejam psicológicos, sejam físicos surgirão para contribuir para que ela reconheça esses estados.

Tendemos a acreditar que conflitos são eventos negativos, quando na verdade isso não corresponde a realidade, nem razão para a intolerância ou o desrespeito.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Por isso, é tão importante ensinar crianças e adultos a lidar positivamente com conflitos, para que seja possível se desenvolver a partir deles.

A técnica Montessori para resolução de conflitos contribui ensinando a usar a autonomia para lidar com problemas diversos. Saiba como usar a Mesa da Paz e o Cantinho da Calma para solucionar questões emocionais. 

Técnica Montessori para resolução de conflitos

1) Mesa da Paz

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

A Mesa da Paz é uma técnica Montessori para resolução de conflitos bastante conhecida e aplicada nas novas escolas, podendo ser facilmente adaptada em casa. Essa técnica ajuda as crianças a lidarem com emoções que podem sair do controle.

É importante que nesse ambiente seja disposto alguns objetos importantes:

  • Ampulheta: uma ampulheta de pelo menos um minuto de duração que será usada para relaxar e se desconectar do problema.
  • Objeto relaxante: bolinhas antiestresse, massinha de modelar, molas malucas, potinho da calma.
  • Objeto que simbolize a paz: uma plantinha, um coração de EVA, uma flor de pano, ou brinquedo que trata a ideia de paz. 
  • Um sino ou apito suave, para ser usado quando houver a solução de um problema. 

Metodologia: A(s) criança(s) deve(m) se concentrar na areia que escapa de uma parte para outra da ampulheta durante o tempo determinado. Após esse momento, deve-se estimular que fale sobre as emoções.

Enquanto fala a criança pode manipular o objeto relaxante, pelo tempo destinado a ela, passando o objeto a outra criança, que repetirá esse processo.

Regras: Não gritar, não xingar, não debochar, não ofender, não agredir. 

Objetivo: falar sobre o problema, tratar positivamente as emoções e indicar como o conflito pode ser solucionado. Os adultos não devem interferir, apenas mediar, caso as crianças sejam pequenas, e apenas observar crianças maiores. 

2) Cantinho da Calma

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

É um ambiente reservado para que a criança possa refletir em momentos de raiva ou sentimentos que saiam do controle.

Ela deve ser convidada, nunca forçada, sendo o cantinho da calma sugerido e podendo ser usado por qualquer pessoa na casa. No cantinho da calma deve haver livros, jogos relaxantes, lápis de cor, massinhas e objetos relaxantes.

Você pode usar um tapete e almofadas para decorar e tornar esse ambiente acolhedor. E quem estiver usando o cantinho da calma não deve ser perturbado.

Cabe lembrar que tanto a Mesa da Paz, como o Cantinho da Calma pode ser aplicado como técnica Montessori para resolução de conflitos tanto em casa, como em ambientes educacionais e até profissionais. 

Interessou-se pelo tema técnica Montessori para resolução de conflitos? Então você pode se interessar por esse também: Medo de Perder.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *