Depressão

Depressão Psicólogos

A depressão é uma doença avassaladora que cresce no mundo inteiro de forma quase epidêmica.

Já sabemos que a depressão é algo muito além de uma tristeza profunda. Ela é a doença que mais deixa pessoas incapacitadas 1 no planeta e nem sempre vem sozinha. Provocada por fatores genéticos e fisiológicos, pode ser desencadeada por eventos traumáticos, perda de entes queridos e frustrações gerais, afirmam os psicólogos.

Valor Consulta Psicóloga Andreia

Ela tem como principais sintomas a perda de motivação, tristeza profunda e alterações no sono. A incapacidade de sentir prazer e bem-estar vem da queda na produção de serotonina, e muitas vezes exige tratamento longo e profundo, sendo uma das maiores procuras por clínica de psicologia.

Seu quadro tem duração prolongada, durando mais de 2 semanas e pode se apresentar de forma recorrente. A depressão pode levar ao suicídio. Além de incapacitante, promove o isolamento, pensamentos depreciativos, desânimo e mau humor, desejo de permanecer na cama e incapacidade de tomar de decisões, não parando por aí.

O que é depressão?

A depressão é uma doença mental que impede que o individuo sinta bem-estar ou felicidade, não havendo causa aparente para isso. Com fatores genéticos e também fisiológicos, tem sintomas que se assemelham muito com o luto ou a tristeza profunda. A principal diferença entre esses estados é a duração de um episódio ou crise. A depressão costuma durar mais de 2 semanas e ser recorrente.

Que legal que você chegou até aqui!. Se você estava procurando por psicólogo em São Paulo para questões relacionadas à depressão, conheça os psicólogos do nosso consultório. Conheça os serviços de psicologia e também veja os valores das consulta. E se você quiser agendar sua consulta, pelo site ou por telefone ou ainda e-mail, estamos aqui para ajudá-lo.

O transtorno pode ocorrer de forma isolada provocando outros distúrbios no organismo, assim como outras disfunções podem provocar a depressão.

De acordo com o IBGE2, a depressão afeta cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil. O número de casos em está em amplo crescimento, o que indica a gravidade da situação. É praticamente uma epidemia.

Sintomas da depressão

Com a queda na produção de serotonina diversas complicações ocorrem no organismo. Os sintomas podem ocorrer com maior ou menos incidência. A gravidade do transtorno e seu avanço se deve a ocorrência de sintomas generalizados.

Somente um psicólogo, a partir e exames e questionários, pode apontar e confirmar um diagnóstico de depressão. Conheça os sintomas mais frequentes:

• cansaço e fraqueza;
  • tristeza;
  • distúrbios de humor;
  • angústia;
  • ansiedade;
  • baixa autoestima;
  • alterações no sono;
  • desânimo;
  • pensamentos negativos;
  • pensamentos suicidas;
  • compulsividade;
  • falta de concentração;
  • queda na libido;
  • desinteresse pelos afazeres do dia a dia.

Tipos de Depressão

Dependendo dos sintomas e fatores de risco, a depressão por ser mais leve, moderada ou grave. Os sintomas serão mais intensos ou menos em casa caso. É a ocorrência e sintomas principais e secundários que irá indicar o nível de complexidade da doença.

Um psicólogo poderá indicar o grau de gravidade do transtorno conforme a variação de sintomas presentes, podendo ser leve, moderada ou grave.

Consequências da depressão

Pode acarretar outras doenças como problemas cardiovasculares ou provocar diabetes. Por isso seu diagnósticos precoce é de grande importância, podendo ser diagnosticada como primária ou secundária.

Pode, também, provocar baixas no sistema imunológico e o aumento de processos inflamatórios. Doenças como o câncer e AIDS também podem agravar ou provocar o surgimento de quadros de depressão.

Tratamentos da depressão

A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado muito eficiente no tratamento da depressão. Musicoterapia, arteterapia e acupuntura podem contribuir no tratamento. A prática de exercícios também é recomendada, para que o organismo volte a produzir serotonina.

O objetivo das sessões de terapia é identificar como o transtorno se instalou e o que levou à crise, além de conhecer fatores genéticos e hereditários. Nas sessões, o psicólogo irá ajudar o paciente a lidar com suas emoções. Com a terapia, na maior parte dos casos o paciente será capaz de encontrar formas para sentir prazer em viver e lidar com dificuldades do cotidiano.

Sintomas de síndrome de ninho vazio

Síndrome do Ninho Vazio
A síndrome de ninho vazio causa sérios impactos na vida dos pais quando seus filhos saem de casa. Clínica de Psicologia em São Paulo (11) 4861-2233

Ele está sempre irritado? Pode ser depressão