Insônia: dicas de como amenizá-la

Categoria dos serviços dos psicólogos: terapia cognitivo comportamental
Insônia

Você sofre com insônia ou outros problemas relacionados ao sono? Então leia esse texto e veja dicas práticas que podem ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Você sofre com a insônia? Há vários fatores que podem desencadear esse distúrbio do sono. Felizmente, há também muitas dicas que podem lhe ajudar a recuperar o sono que vão desde a mudança na alimentação a uma consulta com um psicólogo.

Gostaria de melhorar a qualidade do seu sono? Leia o artigo e confira algumas dicas para vencer a insônia.

1. Acorde todos os dias no mesmo horário

É tentador dormir até tarde nos finais de semana, especialmente se você teve noites de sono ruins durante a semana. No entanto, se sofre de insônia, você deve se levantar no mesmo horário todos os dias inclusive nos finais de semana. Isso irá treinar seu corpo para uma rotina do sono.

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2. Elimine estimulantes como a nicotina e cafeína

Os efeitos da cafeína podem durar várias horas. Então as chances dela afetar seu sono são significativas. A cafeína pode não só causar dificuldades para dormir como também pode causar despertares noturnos frequentes. O álcool pode ter um efeito sedativo nas primeiras horas após o consumo, mas pode levar a despertares frequentes impossibilitando uma noite de sono tranquila.

3. Pratique exercícios físicos regularmente para evitar a insônia

O exercício físico regular pode melhorar a qualidade e a duração do sono. No entanto, o exercício se realizado imediatamente antes de dormir pode ter um efeito estimulante no corpo e deve ser evitado. Tente terminar o exercício pelo menos três horas antes de dormir.

4. Limite as atividades na cama

A cama é para dormir e descansar, portanto evite, principalmente, trabalhar nela. Especialmente se você sofre de insônia. Se possível, evite também de assistir televisão o estudar. Todas essas atividades podem aumentar o estado de alerta e dificultar o sono.

5. Não coma nem beba logo antes de ir para a cama

Comer antes de dormir (seja um jantar tardio ou petiscos) pode ativar o sistema digestivo e mantê-lo acordado. Se você sofre de refluxo gastroesofágico ou azia, é ainda mais importante evitar comer e beber antes de dormir, pois isso pode piorar os sintomas. Além disso, beber muito líquido antes de dormir pode sobrecarregar a bexiga. E isso pode fazê-lo ir com mais frequência ao banheiro, prejudicando a sua noite de sono.

6. Tire todas as suas preocupações da cabeça antes de ir para a cama

Se você se deitar pensando nos problemas de amanhã isso pode lhe causar insônia. Considere separar um período de tempo – talvez depois do jantar – para rever o dia e fazer planos para o dia seguinte. O objetivo é evitar fazer essas coisas ao tentar adormecer. Também é útil fazer uma lista, digamos, de tarefas relacionadas ao trabalho para o dia seguinte antes de sair do trabalho. Isso, pelo menos, elimina um conjunto de preocupações.

7. Reduza o estresse

Há uma série de terapias de relaxamento e métodos de redução do estresse que você pode querer tentar antes de ir para a cama. Isso irá lhe proporcionar um corpo e mente mais relaxados, podendo diminuir seus problemas com insônia. Técnicas de respiração, alongamento e meditação são boas práticas para conseguir isso.

8. Considere participar de terapia

A terapia ajuda as pessoas com insônia a identificar e corrigir pensamentos e crenças inadequados que podem contribuir para a insônia. Além disso, a terapia pode fornecer informações adequadas sobre a insônia, mudanças no sono relacionadas à idade e ajudar a estabelecer metas atingíveis, entre outras coisas.

Estas são algumas dicas úteis para lhe ajudar a conquistar uma noite tranquila. As ponha em prática e veja sua qualidade do sono melhorar e muito. E caso a insônia persista, é importante consultar um psicólogo, pois a insônia pode ser sintoma de um problema maior.

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Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.