O que é honestidade

Categoria dos serviços dos psicólogos: terapia cognitivo comportamental
Honestidade e Psicologia

Você conhece a verdadeira importância da honestidade? Ela é importante não apenas para termos mais credibilidade perante aos outros como também para nós mesmos.

A honestidade é considerada um valor importante para as pessoas. Ela é muito fácil de praticar e vai lhe fazer feliz, bem-sucedido(a) e realizado(a). A honestidade derruba o engano e a mentira. E os psicólogos afirmam que ela pode ser um dos valores que ajuda as pessoas a terem uma vida plena e gratificante. Mas você sabe o que é honestidade?

Honestidade não é apenas dizer a verdade. É ser real consigo mesmo e com os outros sobre quem você é, o que você quer e o que você precisa. É sobre viver a sua vida de forma mais autêntica. A honestidade promove a abertura, nos fortalece e nos permite desenvolver consistência na maneira como apresentamos os fatos. Ela também aguça nossa percepção e nos permite observar com clareza tudo ao nosso redor.

Uma teia de mentiras

Por que as pessoas mentem?

O oposto da honestidade é o engano – ou a mentira. Quando você mente, você se ilude acreditando no que está dizendo. Você começa a cavar uma vala hipotética, mesmo com uma colher de tamanho infantil, que vai continuar a crescer com o tempo. Você se confunde, confunde os outros, perde a credibilidade e se coloca em perigo.

O pior tipo de mentira que praticamos é quando mentimos para nós mesmos. Começamos a bagunçar nosso conceito de moralidade, de certo e errado, assim como de nossos sonhos e desejos. A metáfora da teia de mentiras é perfeita. Conforme vamos tecendo-a, nos enrolamos cada vez mais até um ponto que estamos completamente presos.

A honestidade é o melhor caminho

A honestidade é sempre um bom caminho a percorrer. Ela gera confiança, fortalece nossa força de vontade e gera credibilidade perante os outros. Ela também melhora nossa saúde.

>>> Leia também: 6 dicas para ter mais assertividade em sua vida.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para atendimento de terapia cognitivo comportamental? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Contar a verdade e apoiá-la com ações mostra respeito pelo que é certo e uma estima pela integridade ética e moral. A honestidade é um dos principais componentes do caráter e um dos traços mais admirados de qualquer pessoa bem-sucedida e responsável.

Uma pessoa emocionalmente inteligente costuma ter uma honestidade forte. Pessoas com credibilidade forte farão negócios com mais facilidade e terão relacionamentos mais saudáveis.

Honestidade ajuda você a encontrar as respostas que procura

A honestidade vai te levar a lugares mais a frente no aperfeiçoamento pessoal. Por exemplo, a terapia irá ajudá-lo a lidar com suas verdades pessoais e crenças que podem estar limitando sua vida. Ao conseguir discernir suas questões internas reais é possível melhorar seu bem-estar físico e mental e a conquistar suas metas pessoais com mais facilidade.

Na maioria das vezes a honestidade é uma política melhor. Quer ver mais um benefício maravilhoso, embora sutil, em tentar dizer a verdade todas as vezes que pudermos? Isso nos motiva a termos mais esforço em melhorar todos os aspectos de nossa vida. Sempre que nos deparamos com uma razão para mentir, essa é uma maneira de repensarmos a nós mesmos e mudarmos. Assim como ser honesto é importante na terapia, ao praticarmos isso em todos os momentos teremos uma vida mais leve.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também: Você conhece as suas necessidades reais?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Devedor compulsivo

    Devedor compulsivo
    Um devedor compulsivo pode ser você sem sabê-lo, localização do consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
  • O poder do ego: por que ele é importante e como controlá-lo

    O poder do ego e porque ele é importante
    O ego faz parte de todo ser humano. Significa que ninguém pode ficar sem ele ou simplesmente eliminá-lo. Mas nos últimos tempos o ego tornou-se um vilão.
  • Pensamento Negativo

    Pensamento Negativo
    Aprenda a afastar o pensamento negativo com as técnicas de um psicólogo, consultório do psicólogo localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.