Newsletter Gratuita
Assine Aqui

A verdade sobre autoestima e imagem corporal

A imagem corporal é a forma como uma pessoa percebe seu corpo. Descubra qual a relação entre imagem corporal e autoestima.

Segundo os psicólogos, a imagem corporal é uma percepção cognitiva, consciente ou inconsciente que um indivíduo tem do seu corpo. Essa percepção é construída ao longo do desenvolvimento, por meio das suas relações sociais.

Uma pessoa satisfeita com a sua imagem corporal possui uma boa autoestima, já uma pessoa insatisfeita com o seu corpo tem uma imagem corporal negativa.

Essa percepção pode incluir percepções negativas sobre o seu peso, cor da pele, etnia ou sobre o seu desenvolvimento físico.

É papel do psicólogo ajudar as pessoas. Então nesse texto vamos explicar quais fatores influenciam a imagem corporal e como esses fatores influenciam a autoestima. Acompanhe!

Fatores que influenciam a imagem corporal

A percepção da imagem corporal pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles podemos citar:

1. Indústria da moda

Valor Consulta Psicóloga Cláudia






Não quero informar nome ou e-mail





Todos os dias ao ligar a televisão ou ao acessar a internet, um indivíduo é bombardeado por corpos perfeitos, cultuados pela indústria da moda.

Ao comparar os corpos exibidos por esses anúncios com a sua imagem corporal, esse indivíduo acaba por se deixar influenciar, alterando a percepção que tem de si mesmo e dos outros.

2. Comunidade esportiva

Em geral, os atletas exibem corpos magros e musculosos. Querer reproduzir esse padrão pode fazer com que uma pessoa comece a fazer coisas que acabem por prejudicar a sua saúde.

3. Mídia

Os filmes, as músicas, e as revistas, assim como as mídias sociais, influenciam na visão que uma pessoa tem de si mesma. Essa influência começa a surtir efeito quando se é jovem e continua a surtir efeito durante toda a vida.

Aprenda a amar o seu corpo e melhore a sua autoestima

1. Aprecie o que o seu corpo pode fazer

Segundo os psicólogos, é preciso apreciar o seu corpo como ele é. Sorria, corra, se beije, se abrace, se ame. Encontre a felicidade sendo quem você realmente é.

2. Liste as coisas que mais gosta em você

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Essas coisas não devem estar relacionadas a sua imagem corporal. Faça uma lista dos seus pontos positivos e adicione mais itens a lista conforme for lembrando do que gosta em você.

Ao fazer essa lista lembre-se que a verdadeira beleza não está na superfície. É preciso sentir-se bem consigo mesmo e trabalhar a autoaceitação. Segundo os psicólogos, a beleza é um estado mental.

3. Olhe para si mesmo como uma pessoa completa

Ao se olhar no espelho, não se concentre em partes específicas do seu corpo. Se veja como os outros devem te ver, como um ser completo.

4. Cerque-se de pessoas que façam com que você se sinta bem

É mais fácil sentir-se bem com você mesmo quando se está cercado de pessoas que apoiam e amam você,como você realmente é.

5. Não seja crítico com você mesmo

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Não deixe se abater nos dias que não se sentir na sua melhor forma, quando sentir que não está tão bem quanto gostaria. Não se critique sempre que se olhar no espelho. Lembre-se: a beleza está em todos os lugares e em pessoas de diferentes formas e tamanhos.

6. Dê um tempo das mídias sociais

As mídias sociais estão cheias de imagens corporais inalcançáveis, o que pode te deixar ansioso. Delete das suas páginas de mídia social tudo aquilo que não te faz bem, que faça você se sentir desconfortável com você mesmo e com o seu corpo.

7. Faça algo que goste de fazer

Tome um banho de espuma, mude o seu corte de cabelo, vá a uma festa, faça uma caminhada ao ar livre, compre um sapato novo. Faça algo que te faça realmente feliz.

8. Se vista para você mesmo

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Vista roupas confortáveis, que façam você se sentir bem. Não use roupas e sapatos que façam você se sentir desconfortável. Se vista para você e não para os outros. 

Essas dicas farão com que você melhore a sua autoestima e trabalhe melhor a sua imagem corporal. Claro, isso não mudará da noite para o dia, mas quanto mais você experimentar novos padrões mais se sentirá melhor com você mesmo.

Agora que você já sabe como trabalhar melhor a sua autoestima, que tal descobrir qual é hora certa de começar a terapia?

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 pensou em “A verdade sobre autoestima e imagem corporal

  1. Oi!
    Achei o texto muito bom, mas a imagem do texto, de uma mulher branca e magra, repete os padrões de beleza reforçados pela mídia.
    Abraços!

    • Olá!

      Obrigada pelo seu comentário. Fico contente que você tenha gostado do conteúdo e obrigada pela sugestão!

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *