Aprenda a afastar o pensamento negativo com essas técnicas

Categoria dos serviços dos psicólogos: terapia cognitivo comportamental

5 técnicas para afastar o pensamento negativo e ser mais feliz

Pensamento Negativo

É fato conhecido que os pensamentos têm impacto direto em nossa vida. O que pensamos pode não apenas direcionar nossas ações como também acarretam em consequências físicas e psicológicas, alertam os psicólogos.

O pensamento exerce sobre nós uma influência muito importante. Ele tem a capacidade de mudar nossa química cerebral, além de levar a estágios de desânimo e falta de iniciativa.

É claro que diversas situações podem nos colocar sob pressão, fazendo com que a gente pense no que pode dar errado. Discussões, notícias ruins, alterações em variáveis incontroláveis, podem nos fazer pesar prós e contras. Mas acontece que muitas pessoas não sabem o que fazer para interromper o fluxo, dando força ao pensamento negativo.

A verdade é que, quanto mais alimentamos os pensamentos negativos maior será a influência e poder que ele terá sobre nós. Ao dar ênfase ao que é ruim e indesejado, ficamos ainda mais vulneráveis às emoções e expostos a doenças e transtornos psicológicos.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para atendimento de terapia cognitivo comportamental? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Além disso, quando algo sair realmente errado, você pode desenvolver a crença de que está atraindo azar, justamente por não conseguir pensar em soluções viáveis para situações sejam se crise, sejam oportunidades.

Caso você sofra com pensamento negativo muito recorrente e não sabe exatamente como eliminar todo esse lixo mental, confira nossas dicas para melhorar seu dia, seu humor e tornar seus pensamentos mais leves e positivos.

1) Aprenda a agradecer sua vida e o que nela existe

Agradeça mais. Crie o hábito de refletir sobre tudo aquilo que você tem. Isso fará você dar menos atenção ao pensamento negativo e tudo o que ele exige de você.

Manter-se agradecido ativa a glândula pineal e ajuda o corpo a produzir dopamina. A dopamina recupera a sensação de bem-estar e evita transtorno psicológicos como a depressão.

2) Mantenha o foco em seu objetivo

Mantenha-se focado em objetivos claros. Estabeleça pequenas metas para alcançá-los. Conforme for concluindo estas pequenas etapas do seu plano, você se mantém motivado, e tem a sensação de que as coisas estão sendo encaminhadas para atingir seus objetivos.

Determine recompensas para cada etapa concluída. Assim você se gratifica por manter o foco e conclui as tarefas sem esforços desnecessários, evitando o pensamento negativo.

3) Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é muito benéfica para a nossa saúde física e mental. E ela também ajuda a manter o pensamento negativo longe.

Enquanto você se concentra em atividades que exigem esforço físico, sua mente descansa, ficando praticamente livre de pensamentos. Assim, você irá reservar um tempo para cuidar de si, e vai se livrar do excesso de preocupações.

4) Afaste o pensamento negativo com a leitura

Uma forma de afastar o pensamento negativo é concentrar-se em outras atividades. E a prática da leitura é excelente para isso. Ela leva seu pensamento para outras esferas e estimula a criatividade e a imaginação.

A leitura é uma ótima aliada de quem tem insônia, ajudando a esquecer alguns problemas e conflitos do seu dia, relaxando corpo e induzindo a um sono tranquilo.

5) Mantenha boas companhias

Nossas companhias são responsáveis por ajudar a manter nosso ânimo e apoiar quando passamos por situações difíceis. Se você manter vínculo com um grupo negativo, naturalmente será bombardeado por ideias e soluções negativas.

Ao manter um círculo social positivo, se afastando de pessoas pessimistas, você terá mais chances de receber bons estímulos para lidar com situações que exigem maior esforço. Como diz a máxima, quem tem bons amigos tem tudo. Selecione suas companhias para afastar o pensamento negativo.

Caso não esteja conseguindo lidar sozinho com o pensamento negativo, ou caso isso esteja trazendo prejuízos para sua vida, impedindo que você tenha qualidade de vida e consiga agir e reagir a situações cotidianas, procure ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Ele irá ajudar a compreender e a lidar com o pensamento negativo, estabelecendo formas saudáveis de lidar com o medo e a afastar a negatividade.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Mitos sobre a psicoterapia

    Mitos sobre a psicoterapia
    Os mitos sobre a psicoterapia são muito prejudiciais em nossa sociedade. É por causa deles que muitas pessoas deixam de procurar a ajuda de um psicólogo, localização do consultório em São Paulo
  • Devedor compulsivo

    Devedor compulsivo
    Um devedor compulsivo pode ser você sem sabê-lo, localização do consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
  • Como lidar com a rejeição dos filhos

    Como lidar com a rejeição dos filhos
    Quando um adulto passa a sentir a rejeição dos filhos pode ser muito doloroso. Mas a rejeição em si não significa que os filhos não se importam com os pais

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.