Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Propósito de vida é vocação, aptidão e paixão. Ele não está somente ligado à profissão, apesar de muitas pessoas se realizarem através do trabalho exercido. O propósito também pode ser um projeto que você sempre quis executar ou um determinado estilo de vida.

Você já parou para considerar qual é o seu?

O que é ter um propósito de vida?

Ter um propósito significa ter uma direção, uma motivação quase onipresente que guia você entre um caminho e outro. Ele nos enche de sonhos e da energia necessária para ir ao encontro dos nossos objetivos. Uma vez encontrado, surge a sensação de que a vida nunca fez tanto sentido

Algumas pessoas não têm o anseio para encontrar esse direcionamento enquanto outras passam a vida inteira refletindo sobre ele. Buscam respostas em instituições religiosas, autoconhecimento, cursos, retiros espirituais e viagens.

Isso porque nem sempre o propósito é claro. Você pode sentir uma vontade inabalável de colocar um projeto específico em prática, mas não conseguir interpretá-la completamente. Por isso, a jornada para encontrar o propósito de vida demanda paciência.

Essa jornada é, sobretudo, única.

Cada pessoa tem o seu caminho, embora todos tenham a possibilidade de utilizar técnicas e ferramentas populares para ajudar a clareá-lo.

Entretanto, o que funcionar para uma pessoa pode resultar em desastre para outra. Você precisará descobrir quais métodos são mais eficientes através da tentativa e erro.

A importância de ter um propósito

Ter um propósito também significa saber aonde se quer chegar. Já conversou consigo mesmo sobre como enxerga o seu futuro? Tudo bem se você não gosta de planejar, mas é interessante ter uma ideia do que almeja para os próximos anos.

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Quem tem um propósito de vida está em paz consigo mesmo.

Essas pessoas raramente se entregam para sensações ruins, as quais tentam convencê-las de que não possuem importância ou que suas ideias não merecem ser ouvidas. Em outras palavras, elas têm uma autoestima saudável.

Não ter um propósito é o mesmo que viver uma vida sem sentido. Todos nós precisamos de alguma forma de direcionamento, mesmo se essa implicar em objetivos menos complicados. Afinal, eles podem ser o bastante para o indivíduo que os têm!

As pessoas que não querem nada eventualmente se sentem incompletas e infelizes. Até o desejo de ter uma vida simples é um propósito com capacidade de motivar alguém a sair da cama. A ausência completa de objetivos e de metas é o verdadeiro problema.

A pessoa que não tem propósito não cresce emocionalmente ou intelectualmente nem encontra as oportunidades adequadas para fazê-lo. Além disso, não consegue satisfazer as suas necessidades por não ter consciência de quais são elas. Assim, se tornam amargas e incompreendidas até por si mesmas.

O propósito impulsiona as pessoas a levantarem da cama pela manhã com energia e entusiasmo. Ele melhora a qualidade das interações sociais, promove a aquisição de conhecimentos e habilidades diversas e, ainda, contribui para a felicidade cotidiana.

Um único porém: a busca desenfreada pelo propósito

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Na sociedade atual, vemos muitas pessoas se esforçarem além dos seus limites e se colocarem propositalmente em posições estressantes para encontrar o seu propósito de vida. Esse assunto está em alta e já foi alvo de muitas reportagens, filmes e livros.

A ideia de ter um propósito de proporções magníficas pode deslumbrar, bem como a história de personalidades famosas que já descobriram o seu. 

Gurus da internet incentivam esse deslumbramento com dicas e histórias incríveis. Eles incitam os seus seguidores a percorrerem o mesmo caminho, independente de suas vivências e personalidade.

Dessa forma, as pessoas deslumbradas passam a viver somente para encontrar o sentido de suas existências, depositando todas as suas esperanças em uma trajetória insana até ele. É assim que a busca pelo propósito de vida se transforma em obsessão.

As pessoas que embarcam nessa jornada desenfreada se frustram e se decepcionam enquanto não ouvem o que gostariam de ouvir. Elas podem até mesmo fabricar pequenos “propósitos” para preencher a sensação de vazio existencial.

Assim, a cegueira causada pela obsessão acaba resultando no contrário do desejado: ela afasta as pessoas de seus verdadeiros propósitos.

A necessidade de ter um sentido para tornar a existência mais gratificante é comum a milhares de indivíduos. A vontade de fazer a diferença no mundo também está presente em muitos corações. 

Mais cedo ou mais tarde, o encontro com o seu propósito de vida acontecerá. Na verdade, é mais provável que ocorra quando você estiver menos ansioso. Só de cabeça limpa é que você consegue pensar no que pode oferecer às pessoas e ao mundo, não é mesmo?

Como descobrir o meu propósito de vida?

Já parou para pensar no seu propósito de vida?

Já refletiu sobre o que está fazendo aqui e no que gostaria de fazer?

Para quem desconhece para onde está indo, qualquer caminho é bom o suficiente. Ou, pelo menos, aparenta ser. Após um curto período vivendo o propósito errado, você passará a almejar algo diferente. Então, para descobrir aonde se deseja chegar, faz sentido dedicar tempo para se conhecer.

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Tenha em mente, porém, que as pessoas mudam. O seu propósito pode não ser 100% inabalável, da mesma forma como acontece com alguns indivíduos.

Você pode desejar algo ardentemente, ir atrás desse objetivo e, quando chegar lá, perceber que não era o que pensava. Ou a sua aspiração de vida pode subitamente mudar e deixar todos a sua volta confusos. Como dito, a jornada de cada pessoa é única. 

Mudar de ideia faz parte da vida e é um ótimo sinal! Significa que você cresceu, amadureceu e se capacitou para fazer escolhas melhores.

Em seguida, você vai encontrar alguns conselhos para ajudá-lo em sua busca por um propósito. Não importa se passou muito tempo pensando sobre o assunto ou não. 

1.     Faça perguntas

Os questionamentos nos ajudam a refletir e a nos conhecer.

Para encontrar um sentido para a sua vida, você pode se questionar e analisar as suas respostas. Essas perguntas precisam ser feitas com constância para que não sejam esquecidas, respondidas equivocadamente ou deixem de acompanhar a sua evolução pessoal.

Algumas perguntas para ajudá-lo nesse exercício são:

  • O que quero para a minha vida?
  • Como me vejo daqui a cinco anos?
  • Quais são as minhas competências hoje e quais gostaria de desenvolver?
  • O que me motiva a seguir em frente todos os dias?
  • O que me traz felicidade (carreira, relacionamentos, experiências, hobbies)?

 

2.     Analise as suas habilidades

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

As nossas habilidades e talentos naturais podem nos fornecer alguns direcionamentos. Embora todas as nossas competências sejam aperfeiçoadas através de esforço e dedicação, algumas são mais facilmente desenvolvidas que outras. E não há uma explicação plausível para isso.

Se você nunca teve problemas em falar em público, por exemplo, o seu propósito pode estar associado a uma posição de liderança, expressar os seus ideais ou ajudar as pessoas a terem mais confiança. Já pensou nisso?

Reflita sobre as suas habilidades e como fazer uso delas pode ajudá-lo a definir o seu propósito de vida. Caso você queira fazer algo totalmente diferente do que já sabe fazer, não tem problema! Comece a se dedicar desde já a desenvolver as aptidões necessárias para o novo objetivo.

3.     Honre os seus desejos

O que você almeja? Você tem se dedicado para isso ou tem deixado a vida passar, sem dar muita importância para os seus desejos?

O trabalho, a família e os compromissos podem ocasionar o esquecimento dos nossos objetivos.

Em razão da correria, dedicar um momento do dia, da semana ou do mês para refletir unicamente sobre eles é de extrema importância. Em apenas 10 minutos, você consegue alinhar as suas metas com o que anda fazendo na realidade.

Honre as suas pretensões para não passar a vida só no anseio. Faça isso mesmo que levem anos para elas se concretizarem diante dos seus olhos. É como diz aquele ditado popular: “Antes tarde do que nunca”.

4.     Mantenha a calma

Para finalizar, fique calmo!

É preciso ser paciente para encontrar as respostas corretas. É provável que elas não apareçam prontamente. Talvez seja necessário tentar várias coisas antes de encontrá-las.

É possível, ainda, que você acrediteter descoberto o seu propósito de vida e perceber lá na frente que se enganou.

Respire profundamente e permita que o tempo cumpra o seu papel. É claro que você precisa se esforçar, mas não adianta ficar afobado. Quando ficamos ansiosos, atropelamos fases importantes do nosso processo de autodescobrimento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 pensou em “Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

  1. Uau, gostei do artigo que acabo de ler, é muito interessante ouvir palvra que nos conforta que parece nos conhecer. Obrigada Dr. Thaiana

    • Olá,
      Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *