O que é o transtorno de personalidade mista

Categoria dos serviços dos psicólogos: variados de clínica de psicologia
O que é o transtorno de personalidade mista

Saiba agora mesmo o que é o transtorno de personalidade mista, como funciona e como lidar com ele.

O transtorno de personalidade mista é um tipo de transtorno que não se enquadra nos demais já reconhecidos. Geralmente, seus portadores possuem sintomas de mais de um distúrbio de personalidade, mas não cumprem os critérios para um único tipo.

Saber como identificá-lo, e buscar ajuda de psicólogo para o seu tratamento, é fundamental para que exista sucesso em sua recuperação. Mas isto não é tarefa das mais simples, já que há uma ampla gama de sintomas que seus portadores carregam, o que dificulta um diagnóstico mais fácil.

Porém, para lhe ajudar neste projeto de identificação, preparamos este artigo onde você conhecerá melhor o que é o transtorno de personalidade mista e como ele pode ser tratado. Confira agora mesmo!

O que é transtorno de personalidade?

A maioria das pessoas possui personalidades bastante maleáveis, que as permite se adaptar às mais variadas situações, eventos e pessoas. Já àqueles que possuem algum tipo de transtorno de personalidade, acabam tendo maior dificuldade de relacionar-se com outras pessoas ou situações.

O transtorno de personalidade mista causa uma rigidez que afeta seu pensamento, os atos, a forma como pensam sobre si e sobre o mundo em que vivem. Isso dificulta a a maneira como sentem as emoções, e acabam não mantendo muitos relacionamentos sociais. Isso devido ao medo de sair da zona de conforto ou se expor a algo que cause alguma dificuldade.

O diagnóstico é feito por profissionais aptos a detectar os sintomas de alterações de padrões de comportamento, que devem ser crônicos e penetrantes, e que afetam vários aspectos da vida do portador. Isso pode atingir diretamente sua vida social, profissional, escolar ou mesmo seu relacionamento íntimo.

De modo geral, os sintomas afetam duas ou mais das seguintes áreas:

Está a procura de psicólogo em São Paulo para serviços de clínica de psicologia? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

  • Pensamentos;
  • Emoções
  • Relacionamento interpessoal;
  • Controle de impulso.

Estas alterações devem ser duradouras e de longo tempo, para caracterizar um transtorno de personalidade. Devem ter um início que possa ser identificado, e não estar ligado ao uso de substâncias entorpecentes ou condições médicas.

Leia também>>> O que é transtorno de personalidade borderline

Tipos de Transtornos da Personalidade

Os transtornos de personalidade são descritos como transtorno mental crônico e generalizado, e que afeta os pensamentos, comportamentos e relações interpessoais do indivíduo.

E os transtornos estão organizados em grupos, divididos da seguinte forma:

  • Transtorno da Personalidade Paranóide.
  • Transtorno da Personalidade Esquizóide.
  • Transtorno da Personalidade Esquizotípica.
  • Transtorno da Personalidade Antissocial.
  • Transtorno da Personalidade Borderline.
  • Transtorno da Personalidade Histriônica.
  • Transtorno da Personalidade Narcisista (NPD).
  • Transtorno da Personalidade Esquiva.
  • Transtorno da Personalidade Dependente.
  • Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva.

O transtorno de personalidade mista

O diagnóstico deve ser feito de forma a descartar outros distúrbios ou condições médicas. Apenas um profissional da saúde mental habilitado, como um psicólogo, pode diagnosticar a doença.

Isto é fundamental para evitar qualquer confusão com outros transtornos psiquiátricos ou doenças mentais. Geralmente, os transtornos de personalidade podem ocorrer junto a outras doenças.

Uma vez identificados os sintomas e características do transtorno de personalidade mista, que envolvem mais de um espectro, não há tratamento específico que seja indicado para pessoas com esta condição. Porém, seus efeitos podem ser minimizados com acompanhamento de psicólogo.

É de fundamental importância que o paciente tenha o desejo de fazer o tratamento com psicólogo, que acaba sendo mais eficaz que o uso de medicamentos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o transtorno de personalidade mista, leia também nosso artigo sobre transtorno de personalidade paranoide. Boa leitura!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Passo a passo para aumentar a autoestima

    Passo a passo para aumentar a autoestima
    Aumentar a autoestima é fundamental para o bem-estar. Mas algumas pessoas sentem dificuldade de realizar isso, consultório psicóloga próximo ao Shopping Morumbi
  • 7 dicas para aumentar a autoestima

    7 dicas para aumentar a autoestima
    Aumentar a autoestima é muito importante para que você tenha uma vida melhor e mais feliz. Psicólogo em São Paulo (11) 4861-2233
  • Principais sintomas de colapso mental

    Sintomas Colapso Mental
    O colapso mental não é mais considerado um transtorno psicológico, é considerado um momento em que ocorrem sintomas intensos de estresse. Localizado em SP

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.