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Dicas para lidar com a solidão e ansiedade para quem mora sozinho

Dicas para lidar com a solidão e ansiedade para quem mora sozinho

Em um momento de isolamento social, morar sozinho pode gerar solidão e ansiedade. Ficar sozinho com os nossos pensamentos é ótimo quando estamos tranquilos, sem muitas preocupações e a vida está fluindo normalmente.

Mas quando nos deparamos com a quietude de uma casa por conta de um isolamento obrigatório, alguns pensamentos ansiosos e sentimentos de solidão podem surgir.

Nesse momento, manter-se calmo e centrado é o melhor conselho. Outras pessoas também estão vivendo esse isolamento. Lembrar que não se está sozinho diante desse cenário é fundamental.

Isso porque, quando sabemos que outras pessoas também estão enfrentando a mesma situação, de alguma forma nos sentimos mais fortes para encarar de frente aquilo que nos incomoda.

É papel do psicólogo ajudar as pessoas. Por isso darei algumas dicas que são muito úteis em caso de pessoas que moram sozinhas e estão precisando lidar com esse isolamento.

Lembrando que essas dicas também podem servir para quem mora com outras pessoas, mas sentem necessidade de outros contatos. Vamos lá?

Dica 1. Coloque a sua casa em ordem!

Valor Consulta Psicóloga Veluma






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Esse é um bom momento para você fazer uma boa faxina em casa e tirar tudo aquilo que é supérfluo e que já não tem mais utilidade para você.

Um ambiente organizado nos traz sentimentos de tranquilidade e bem-estar e nada como estarmos num ambiente limpo e com tudo no lugar.

Dica 2. Use e abuse dos meios de comunicação!

Fale com a sua família e com os seus amigos por mensagens e vídeo-chamadas. Eles também estão vivendo um isolamento social e também sentem essa necessidade de manter contato.

Fale com aquele seu amigo que você não conversa há meses porque o tempo é escasso e nunca dá tempo de fazer aquela ligação.

Converse sobre coisas banais com a sua família. Use esse tempo para reorganizar as suas relações.

Dica 3. Faça planos para quando esse momento passar!

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Pense no que você vai querer fazer assim que as coisas voltarem ao normal.

Mantenha as suas expectativas em alta. Planeje fazer algo novo.

Trace novas metas. Elabore uma nova rotina e se sinta esperançoso com isso.

Dica 4. Olhe para a sua casa como o seu templo!

A nossa casa é o nosso abrigo. Precisamos tê-la como o nosso ambiente sagrado – por isso a importância da organização que foi falado na dica 1.

Não veja esse momento recluso como algo ruim. Olhe para a sua casa, para cada canto, e sinta gratidão por ter esse lugar que te abriga e te acolhe.

Dica 5. Faça um exercício físico!

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

Principalmente para quem é acostumado a fazer atividades físicas, não há motivos para sentir falta: existem inúmeras vídeo-aulas gratuitas disponíveis na internet.

Muitos professores de academia também têm oferecido, em redes sociais, serviços gratuitos para que as pessoas se lembrem da importância de se movimentar mesmo estando em casa.

Dica 6. Fale sobre o que você está sentindo. Um psicólogo pode ser uma excelente ajuda!

Essa fase vai passar em breve e, quando a ansiedade quiser controlar as suas emoções, respire fundo e converse com pessoas de confiança e que te trazem tranquilidade.

Buscar o auxílio de um psicólogo também é importante. Lembre-se que o psicólogo é um profissional estudado e capacitado para ajudar as pessoas a, justamente, enfrentarem situações difíceis com autonomia e resiliência.

Muitos profissionais da área estão oferecendo serviços online, através de vídeo-chamada. Esses serviços são indicados e recomendados pelos órgãos competentes e possuem os mesmos resultados que uma terapia presencial. Experimente!

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

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