Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Franciane Bortoli - Psicólogo CRP 06/205788
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição capaz de causar diversos danos na vida da pessoa ansiosa, mas que nem sempre é percebida com facilidade.
Todo mundo já ficou ansioso em algum momento da vida, não é mesmo?
Esse sentimento está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente em certas áreas, como a vida profissional.
Assim, no mundo acelerado e competitivo de hoje, é preciso saber identificar a ansiedade e descobrir a melhor forma de responder a ela.
Só que quando se tem ansiedade generalizada, acalmar a inquietação e preocupação é um desafio maior.
Segundo psicólogos, por se tratar de uma condição crônica, a pessoa com TAG sofre de ansiedade em diferentes graus ao longo da sua vida.
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição marcada pela ansiedade e preocupação excessivas.
Todo mundo se preocupa até certo ponto com o trabalho, saúde, relacionamento, autoimagem e vida financeira. Entretanto, no caso de quem tem TAG, a pessoa possui tanta dificuldade para controlar esse sentimento que ele começa a interferir nas suas atividades diárias.
A intensidade, duração e frequência da apreensão é desproporcional à realidade, por isso, para os outros, a pessoa com TAG parece sofrer por coisas pequenas e sem importância. Assim, quem convive com a pessoa ansiosa tem dificuldade para entender como ela pensa e se comporta, o que pode gerar desentendimentos e estresse.
Crianças e adolescentes tendem a se preocupar demais com o seu desempenho escolar ou aprovação de seus colegas. Então, já na vida adulta, o leque de preocupações se abre e a pessoa com TAG pode focar em um ou mais aspectos para concentrar a sua apreensão.
Quais são os sintomas do TAG?
Além da ansiedade e preocupação excessivas, o transtorno de ansiedade generalizada apresenta os seguintes sintomas:
- Sensação de estar com os nervos à flor da pele;
- Dificuldade para ficar quieto e esperar a sua vez;
- Dificuldade de concentração;
- Sensação de “branco” ao tentar se lembrar de acontecimentos, informações, nomes de pessoa, etc;
- Tensão muscular;
- Sensação de cansaço mental e/ou físico;
- Perturbação do sono;
- Tendência ao pessimismo;
- Irritabilidade;
- Ritmo cardíaco acelerado;
- Pensamentos desconexos e acelerados;
- Interpretações equivocadas de indivíduos e situações; e
- Interromper as pessoas com frequência durante conversas.
O foco da preocupação muda conforme a situação ou subitamente. Dessa forma, a pessoa sempre tem algo preocupante em mente e sofre mesmo antes de alguma coisa acontecer.
O que difere a ansiedade não patológica da ansiedade generalizada?
A ansiedade não patológica aparece em momentos específicos, como, por exemplo, o período que antecede um grande acontecimento ou durante uma situação de tensão. Também é possível ficar ansioso ao pensar em situações do passado recente, como após uma apresentação importante. O indivíduo fica ansioso ao avaliar o seu desempenho ou enquanto espera o feedback de terceiros.
Quando a situação que desperta a ansiedade passa, o sentimento também desaparece. Enquanto está ansioso, contudo, o indivíduo pode ter alguns sintomas fortes, como tremores pelo corpo, desconforto estomacal e pensamentos ansiosos. A intensidade deles depende da sensibilidade à ansiedade de cada um. Ainda assim, o desconforto some quando a situação chega ao fim.
Já na ansiedade generalizada, a preocupação e apreensão, bem como os demais sintomas da TAG, são constantes. Eles interferem de maneira significativa no funcionamento do indivíduo, diminuindo o seu prazer em fazer certas atividades, atrapalhando os seus relacionamentos e afetando até a sua autoestima.
Do mesmo modo, os sintomas da TAG tendem a ser mais emocionais e psicológicos, embora o indivíduo também possa ter incômodo físico. A diferença é que ele é menos intenso e frequente, permitindo que as questões emocionais se sobressaiam. A ansiedade patológica provoca uma angústia constante.
Quais são as causas do TAG?
O transtorno de ansiedade generalizada é uma condição que aparece mais tarde na vida das pessoas. Assim, a idade média do diagnóstico é de 30 anos. Adultos mais jovens costumam sofrer com sintomas mais intensos do que adultos mais velhos.
Os sintomas de ansiedade e preocupação podem ocorrer no começo da vida, mas se manifestarem como um temperamento ansioso. Logo, a pessoa acredita que não é tão ansiosa assim e só muda de opinião quando os sintomas se intensificam.
As possíveis causas para essa condição são:
- Inibição comportamental;
- Sensibilidade ao estresse e ansiedade;
- Adversidades na infância e/ou adolescência;
- Superproteção parental; e
- Casos de TAG ou outras condições ligadas à ansiedade, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e depressão, na família.
Outro fato sobre a ansiedade generalizada é que as mulheres possuem mais probabilidade de desenvolver a condição do que os homens.
Quais são os tratamentos para TAG?
Se você sofre com o excesso de ansiedade, procure um psicólogo ou psiquiatra para fazer um diagnóstico. Remédios psiquiátricos podem ajudar a minimizar a intensidade dos sintomas, enquanto a terapia é voltada para o tratamento e a redução da interferência da ansiedade nas várias esferas da vida do paciente.
Entre os benefícios da terapia para a ansiedade estão: identificação de gatilhos para a ansiedade, desenvolvimento de técnicas para reduzir a apreensão e preocupação, autoconhecimento, substituição de hábitos que intensificam a ansiedade por hábitos saudáveis, entre outros.
A pessoa com TAG também pode tratar outras questões da sua vida que sofrem prejuízo em decorrência do seu comportamento ansioso, como relacionamento amoroso, desempenho profissional ou acadêmico e/ou autoestima.
Dessa forma, ela consegue entender como a sua ansiedade interfere nessas áreas e tomar decisões proativas para melhorar a sua vivência diária.
Como controlar a ansiedade generalizada no dia a dia?
Pessoas com ansiedade generalizada precisam manter uma rotina de controle da ansiedade, preocupação e outros incômodos emocionais para tirar mais proveito dos seus dias. Entre as atitudes que podem adotar para este fim estão:
Técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento podem ser feitas com uma certa frequência para ajudar a criar e prolongar um estado emocional de tranquilidade, reduzindo a ansiedade no cotidiano.
Entre algumas técnicas conhecidas estão: meditação, yoga, caminhada, alongamento e exercícios de respiração profunda. Tomar um banho quente, pedalar em um ambiente bonito, beber um chá calmante e fazer exercícios de visualização também podem ajudar.
É recomendado testar várias técnicas de relaxamento, uma vez que cada indivíduo reage a elas de um jeito. Enquanto um método pode ser benéfico para uma pessoa, pode não fazer o efeito desejado em outra.
Hobbies
Muitas pessoas subestimam os efeitos positivos dos hobbies para a saúde mental. Quando você dedica tempo para fazer algo que você gosta sem ter a cobrança do aperfeiçoamento, consegue relaxar e aproveitar bem a atividade a qual você se propôs a fazer. É uma maneira divertida de acalmar a ansiedade e, ainda, adquirir uma nova habilidade.
Procure fazer algo criativo, como pintura, trabalhos manuais ou música. Você também pode tentar jardinagem (o contato com a natureza relaxa), ou culinária.
Técnicas de controle emocional
Para reduzir o impacto da ansiedade no seu dia a dia, você precisa desenvolver a sua autoconsciência. Assim, saberá quando está exagerando no pessimismo e preocupação e poderá tomar uma atitude para combater o mal-estar emocional.
Tente, a cada dia, prestar mais atenção nas suas emoções. Aos poucos, você desenvolverá uma consciência maior do que você está sentido e o porquê.
Assim que notar que está exagerando na irritabilidade ou apreensão, procure respirar fundo, fazer uma breve caminhada ou descarregar as suas emoções por meio da escrita, ou desabafo com uma pessoa de confiança. Preste atenção em como cada atitude faz você se sentir e repita aquelas que te ajudarem a ficar mais estável.
Como ajudar alguém com ansiedade?
Se você conhece ou convive com alguém com ansiedade generalizada, entender o comportamento dessa pessoa pode ser complicado. Por isso, procure estudar sobre a TAG. Você pode até marcar uma consulta com um psicólogo para entender mais sobre ela e como ajudar o ente querido.
O conhecimento sobre essa condição vai te ajudar a tomar decisões mais saudáveis tanto para você quanto para a pessoa com ansiedade generalizada. Por exemplo, não levar certos comportamentos a sério porque você sabe que fazem parte da condição, ouvir as preocupações exageradas sem fazer julgamentos e saber o que fazer para acalmar a ansiedade da pessoa.
Em outras palavras, o conhecimento gera empatia. Você passa a compreender a ansiedade patológica em um nível mais profundo e consegue se colocar no lugar do outro. A empatia é fundamental para se ter uma convivência tanto com pessoas com condições de saúde quanto com quem não tem um diagnóstico.
Psicólogos para Ansiedade
Conheça os psicólogos que atendem casos de Ansiedade no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Amanda Mendes
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Amanda é formada há cinco anos pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e atua em seus atendimentos com base na Psicanálise. A partir da análise e da observação consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comRelacionamentosCasamentoTerapia de CasalCasaisAnsiedadepróximo horário:
Consulte os horários -
Isabela Fernandes
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Isabela Fernandes é especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela faculdade Unyleya. Com uma abordagem focada no presente e nas soluções, ela auxilia seus pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que causam desconforto e...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comRelacionamentosConflitos FamiliaresFamíliaCasamentoAutoconhecimentopróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- 5 maneiras de lidar com uma crise de ansiedadePassar por uma crise de ansiedade pode ser uma experiência estressante e assustadora. Saiba como aliviar os sintomas e se sentir bem.
- Ansiedade como vantagem: como usá-la a seu favorO Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição capaz de causar diversos danos na vida da pessoa ansiosa, mas que nem sempre é percebida com facilidade. Todo mundo já [...]
- Ansiedade: os 10 sintomas menos conhecidosOs sintomas menos conhecidos da ansiedade podem causar muito sofrimento dado que podem passar despercebidos no cotidiano.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Ansiedade no final de ano – Como lidarDiversos sentimentos podem surgir com a proximidade do final de ano, e a ansiedade é um deles. Sim, não é incomum ficarmos ansiosos com o encerramento de um ciclo [...]
- Falta de confiança: 6 passos para ser mais confianteVocê se considera uma pessoa confiante? Ou tem dificuldade para encarar novas situações, listar as suas qualidades e ter pensamentos positivos? É normal se sentir inseguro antes de fazer [...]
- Ansiedade em adultos com TDAHEntenda como a ansiedade em adultos com TDAH interfere em sua vida. Não é incomum que adultos que possuem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) também sofram [...]
Autor: psicologa Psicóloga Franciane Bortoli - CRP 06/205788Formação: A psicóloga Franciane Bortoli é graduada há 15 anos, é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, possui Formação em Terapia de Casal pelo Instituto Brasiliense de Análise de Comportamento e possui também Formação em Avaliação Psicológica...
Excelente.
Obrigado Dra.
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar gratuitamente a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Obrigado thaiana