Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeo chamada.
Conheça o que é o Desamparo Aprendido e como ele pode estar relacionado com a ansiedade.
Para os psicólogos, o Desamparo Aprendido tem relação com a Ansiedade, principalmente de causa e efeito. Mas você conhece a diferença entre ambos os transtornos? O conceito de Desamparo Aprendido desempenha um papel importante no transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Principalmente quando a pessoa passa a se sentir impotente devido à sua ansiedade, podendo desistir de procurar uma solução, aceitando o estado atual como inevitável e imutável. A inação continuada pode fazer com que a pessoa se recuse até mesmo a procurar tratamento.
Diferenças entre Ansiedade e Desamparo Aprendido
Nem sempre o esforço de diferenciar e conceituar o que é Ansiedade e o que é Desamparo Aprendido pode ser exemplo de definição psicológica.
A utilização das duas terminologias chegaram a dar lugar a algumas confusões no século XX, fato que, em alguns momentos, tais termos eram usados até como sinônimos. Já em outras ocasiões, foram usados como conceitos totalmente diferentes.
O que é Desamparo Aprendido
Trata-se de um comportamento que acontece quando a pessoa carrega consigo estímulos repetidos e que geram sofrimento, tornando difícil evitá-los. Com estas experiências frequentes, o próprio corpo, na maior parte das vezes, não consegue suportar ou superar e pode ocasionar muitos problemas.
Com isto, o organismo passa a compreender que, por meio destes frequentes estímulos negativos, ele mesmo se encontra indefeso, fazendo-o perder o controle e a pessoa acaba por assumir atitudes de desistência. Esse processo é chamado de Desamparo Aprendido, ou seja, é “aprendido” pelo organismo.
Qual a diferença entre Desamparo Aprendido e Ansiedade?
A diferença de ambos está no predomínio dos sintomas físicos, ou seja, na reação do corpo e da mente. Enquanto na Ansiedade pode-se verificar uma presença maior de sintomas psíquicos e mentais, no Desamparo Aprendido é nítida a sensação física e iminente de angústia, depressão e entrega às reações incontroladas.
Com ele, após um certo tempo, a pessoa para de tentar fugir ou ter reações de defesa diante de problemas. Ela passa a não ter resistência diante de situações difíceis e de perigo iminente, seja um acidente de carro ou uma injustiça no trabalho, por exemplo. Ela é tomada pela sensação de que não é possível mudar a situação e diminuir o problema. Ou seja, simplesmente desiste.
Na Ansiedade, possivelmente causadora inicial do Desamparo Aprendido, as fugas são formas de evitar passar pela mesma experiência negativa. Mas com o tempo, e a repetição de tais pensamentos e estímulos, a Ansiedade pode gerar reações mais complexas.
Relação entre Desamparo Aprendido e Ansiedade bem como os principais sintomas
Resumidamente, a Ansiedade pode ser a causadora do Desamparo Aprendido. Uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada pode sofrer diversas modificações de comportamento (Pânico, Fobia, Transtorno de Ansiedade Social, etc.). E o Desamparo Aprendido é um desses desdobramentos.
Como principais sintomas do Desamparo Aprendido, podemos citar:
- Aceitação;
- Frustração;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade em dormir;
- Desistência;
- Inércia;
- Insensibilidade à angústia.
A pessoa se sente continuamente incapaz e impotente devido à sua grande ansiedade, podendo facilmente desistir de procurar uma solução. Nesta condição, ela passa a aceitar este estado atual como algo inevitável ou imutável. Tal inércia continuada pode fazer com que a pessoa se recuse a fazer qualquer tipo de terapia.
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.
Em geral, o Desamparo Aprendido inicia na infância, em situações em que pais ausentes ou distantes geram na criança algumas formas de desesperança, desamparo ou ansiedade. Com o passar do tempo, na medida em que cresce, ele aprenderá que a sua vida foi definida desta forma, sendo incapaz de ser mudada.
Com a Ansiedade presente, notadamente verá que ela tende a ser continuada em todos os aspectos da sua vida. A pessoa se acostuma a acreditar que não vale a pena lutar para mudar suas condições, nem tratar seus problemas e doenças.
Tratamento para o Desamparo Aprendido
Ele pode ser tratado com sucesso se for feito mediante o acompanhamento de um psicólogo. Quanto mais cedo for tratado, menores os prejuízos e mais eficaz é o tratamento.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Ansiedade: o que é, sintomas psicológicos e físicos dos transtornos de ansiedade
Conheça o que é o Desamparo Aprendido e como ele pode estar relacionado com a ansiedade. Para os psicólogos, o Desamparo Aprendido tem relação com a Ansiedade, principalmente de causa [...]
- Ansiedade, Depressão ou transtorno misto?
O transtorno misto de ansiedade e depressão é um problema psicológico que se caracteriza por apresentar sintomas de ambas as desordens. Psicólogo Market Place
- Como conversar com alguém com transtorno de ansiedade social
O transtorno de ansiedade social é facilmente confundido com timidez excessiva, consultório do psicólogo em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Ansiedade x trabalho: como lidar com a ansiedade na vida profissional?
Aprender a controlar a ansiedade no trabalho é um desafio. Mesmo quem convive com sintomas ansiosos há muito tempo, às vezes sem se dar conta de que se tratam [...]
- Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimento
A psicoterapia é o caminho para a qualidade de vida e o autoconhecimento O autoconhecimento é uma palavra que aparece consideravelmente nos textos da psicologia porque trata sobre os [...]
- Dicas para lidar com a solidão e ansiedade para quem mora sozinho
Em um momento de isolamento social, morar sozinho pode gerar solidão e ansiedade. Ficar sozinho com os nossos pensamentos é ótimo quando estamos tranquilos, sem muitas preocupações e a [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma Marzola é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, estresse, depressão, disfunção sexual...
VOCÊ É ÓTIMA ARTICULISTA. PARABÉNS