Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Franciane Bortoli - Psicólogo CRP 06/205788
Em tempos de home office é possível, sim, melhorar os processos de trabalhos de todos e assim alcançar mais resultados. Quer saber como?
Enquanto tentamos navegar nessa nova normalidade e provavelmente haverá um fluxo e refluxo de restrições que facilitam e impõem a permanência em casa, precisamos começar a pensar em uma maneira melhor de trabalhar.
Antes do isolamento social, algumas organizações permitiam acordos de trabalho flexíveis ou acomodavam certos indivíduos para trabalhar remotamente. No entanto, esses programas às vezes podem ter consequências não intencionais.
Por exemplo, foi mostrado que aqueles que se afastam ou trabalham em casa têm um crescimento mais lento dos salários e ganham menos promoções porque são vistos como menos motivados ou dedicados.
Como estamos vendo agora, os indivíduos podem ser igualmente produtivos em casa, se não mais, afirmam os psicólogos.
Então, como podemos utilizar nossas novas ideias sobre como trabalhar em casa e redesenhar a maneira como trabalhamos?
Dois exemplos de como algumas empresas fizeram isso já incluem o redesenho do trabalho por meio de uma abordagem centrada na pessoa ou uma abordagem centrada nos resultados. Confira cada uma delas.
A abordagem centrada nas pessoas
Nessa abordagem, você, como gerente ou departamento, declara ter um objetivo coletivo de garantir que os interesses e necessidades pessoais de cada membro da equipe sejam atendidos. Ou seja, garantir que os objetivos profissionais e pessoais sejam alcançados para cada membro da equipe.
Cada membro da equipe declara quais são suas necessidades e objetivos para a semana e a equipe refaz o cronograma e as prioridades de trabalho para garantir que os objetivos pessoais e profissionais sejam atendidos.
Esse processo adiciona tempo, especialmente no começo. Geralmente, adicionam cerca de 30 minutos às reuniões semanais da equipe e leva alguns meses para que as pessoas desenvolvam segurança psicológica e confiança para serem transparentes em suas necessidades.
O líder que deu o exemplo irá percorrer um longo caminho nesta abordagem.
A abordagem centrada nas pessoas ajuda a aprimorar a comunicação, criar coesão da equipe e alcançar os objetivos de todos.
As equipes criam maneiras inovadoras de não apenas concluir o trabalho, mas priorizar, eliminando processos ou iniciativas desnecessárias. Verificou-se que essa abordagem tornava as equipes 2x mais eficientes, 1,5x mais eficazes e aumentava o valor do cliente em 15%.
Para os indivíduos, o dobro de pessoas se sentirá mais confortável tirando uma folga para o trabalho, a satisfação com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
A abordagem centrada nos resultados
Nessa abordagem, como gerente ou departamento, é você quem declara o objetivo de ‘ser realizado’. Ou seja, as pessoas devem ser livres para fazer o que quiserem desde que o trabalho seja realizado.
O objetivo dessa abordagem é permitir que as pessoas sejam mais focadas, produtivas e eficientes com base em seu próprio estilo.
As reuniões semanais da equipe serão necessárias no início para ajudar a trazer transparência e clareza ao processo. Os funcionários discutirão como eles mudariam suas práticas de trabalho se pudessem escolher seu horário, local de etc. Isso permite que a equipe entenda melhor quem está disponível e quando.
Os funcionários são então habilitados a experimentar sua própria produtividade. Depois de dois meses, o gerente deve fazer um check-in e discutir quais mudanças são necessárias, compartilhar histórias de sucesso e resolver problemas.
Além disso, é preciso um pouco de sofisticação da parte do gerente para entender o que é uma carga de trabalho justa e o que alcançará a estratégia em vez de “preencher os dias”. Também é necessário configurar parâmetros sobre o que constitui um bom trabalho.
Por exemplo, não é apenas que a tarefa foi concluída, mas a tarefa foi realizada após consulta e colaboração com as partes interessadas.
Verificou-se que a abordagem centrada nos resultados reduz a rotatividade para 6% em comparação com 11%, aumenta o controle do cronograma e diminui o conflito trabalho-família, sono, energia e saúde e exercícios, reduz o tabagismo e a bebida e aumenta as refeições em família.
O papel do líder em ambas as abordagens
Como você pode ver, essas duas abordagens precisam de liderança. No entanto, a sua escolha depende dos valores e da estratégia da sua empresa (por exemplo , respeito e carinho versus excelência e resultados).
A abordagem centrada nas pessoas é mais uma mudança de filosofia sobre a natureza do trabalho e criação de coesão, colaboração e ‘vitórias’ da equipe.
Por outro lado, uma abordagem centrada nos resultados é mais individualista e sobre a conquista da estratégia de negócios. Independentemente disso, elas ainda são estratégias de negócios para a consecução de objetivos, e não iniciativas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Ambos requerem uma quantidade significativa de energia, especialmente nos estágios iniciais, mas os benefícios superam os custos. É papel do psicólogo ajudar e independentemente de qual você escolher, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a garantir uma implementação bem-sucedida:
- O gerente deve se reunir com seu líder primeiro, para discutir os objetivos e possíveis problemas.
- Peça a um facilitador externo para ajudar nas sessões de estratégia e planejamento. Pode ser RH, mas também o líder sênior.
- Faça com que o mesmo facilitador volte para as reuniões de verificação de progresso.
- Reconheça que a confiança e a segurança psicológica levam tempo.
- Seja aberto, honesto e transparente sobre o que está funcionando e o que não está.
Como vimos, há sempre grandes oportunidades de aprendizado e melhora nas mudanças. Em uma época em que muitos estão trabalhando de casa, é possível encontrar meios de aprimorar seus processos. E assim, todos saem ganhando. Tanto em produtividade quanto em qualidade de vida.
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Consultas por vídeoA psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...
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Autor: psicologa Psicóloga Franciane Bortoli - CRP 06/205788Formação: A psicóloga Franciane Bortoli é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, possui Formação em Terapia de Casal pelo Instituto Brasiliense de Análise de Comportamento e possui também Formação em Avaliação Psicológica...