7 dicas para melhorar a memória

Categoria dos serviços dos psicólogos: demandas comuns em clínica de psicologia
7 dicas para melhorar a memória

Confira essas incríveis dicas para melhorar a memória e manter o cérebro ativo. Além disso, exercitar o cérebro ajuda mantê-lo jovem.

Qualquer um de nós pode sofrer com pequenos lapsos de memória, principalmente quando a vida nos exige demais ou passamos por situações traumáticas. Entretanto, sofrer com um pequeno esquecimento pode parecer algo banal, embora possa provocar uma certa frustração. E os psicólogos garantem: podemos melhorar a memória e manter o cérebro apto para aprender.

Mas por que perdemos a memória?

Há diversos motivos que causam perda de memória no ser humano. Alguns fatores são mais determinantes como a genética, doenças como o Alzheimer ou ainda alguns problemas relacionados a lesões por acidentes ou traumas no crânio. Para esses serão necessários tratamentos complexos a fim de recuperar a memória.

Está a procura de psicólogo em São Paulo para questões muito buscadas em consultórios de psicologia? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

A dieta e qualidade de vida também são fatores que podem prejudicar a memória e provocar esquecimentos repentinos. O estilo de vida é algo que pode determinar se você terá uma boa memória.

>>> Veja também: 8 apps terapêuticos que podem ajudar o seu tratamento

Mas saiba que existem inúmeras maneiras de melhorar a memória com soluções naturais e fáceis de implementar em sua rotina. E essa mudança de hábito pode favorecer diversos aspectos da sua vida, promovendo bem-estar e saúde.

Aqui estão 7 dicas fundamentais para melhorar a memória naturalmente.

1) Alimente-se bem para melhorar a memória

A alimentação é a base para uma vida saudável. Corpo são, mente sã. É fácil entender que a alimentação pode auxiliar para uma boa memória. Reduza o açúcar e carboidratos, e procure consumir frutos do mar, que são ricos em ômega 3 e óleos graxos, que fazem bem para os neurônios. Com uma alimentação saudável é muito provável que você possa melhorar a memória.

2) Tenha uma boa noite de sono

O sono impacta diretamente o desempenho da memória. Dormir pouco pode prejudicar o registro de memórias de curto prazo, impedindo que se tornem memórias duradouras. Por isso, a qualidade do sono pode ajudar a melhorar a memória, pois favorece a química cerebral e toda a saúde em geral.

3) Exercite a memória

Tente usar a memória para lembrar de números de telefone, CEP, datas de aniversário etc. Ou ainda, você pode estimular a memória (e o cérebro como um todo) ao praticar atividades com leitura, jogos de memória, palavras-cruzadas etc. Ao exercitar sua mente, ela irá estabelecer sinapses ligadas à memória, fazendo com que você tenha melhoras consideráveis nesse sentido.

4) Guarde sua memória para o que interessa

Uma maneira de não sobrecarregar sua mente e melhorar a memória é destiná-la ao que realmente é importante. Crie uma lista de tarefas para organizar sua rotina, incluindo pagamento de contas, horários de consultas médicas ou mesmo rotinas relacionadas à escola de seu filho.

A verdade é que o excesso de compromissos e rotinas muito atribuladas podem realmente comprometer sua memória, devido ao volume de informações que você realmente precisa guardar.

Você pode utilizar algum aplicativo que ajude com lembretes para ter certeza que você não irá esquecer compromissos importantes. E reserve sua memória para o que você não quer esquecer.

5) Aproveite os benefícios do sol

O sol promove diversos benefícios para a saúde. A produção da vitamina D se deve exclusivamente a exposição ao sol e dela depende a absorção do cálcio. A vitamina D ajuda a desacelerar o envelhecimento, fortalece os ossos e também é fundamental para a memória e diversas funções cognitivas.

6) Mantenha seu corpo dentro do peso ideal

Um dos fatores que pode contribuir para a perda de memória é o excesso ou peso muito baixo. Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais irá contribuir tanto com sua saúde, quanto com o controle de peso. Tenha em mente que é saudável manter um peso próximo ao ideal, e isso em nada tem a ver com questões estéticas.

7) Reserve um tempo para se dedicar a você mesmo

Reserve um tempo para você, seja para meditar, para fazer esporte, para um hobbie. Tire férias anuais. Busque reservar esse tempo, e não abrir mão dele. Um descanso para a mente e para cuidar do bem-estar, é fundamental para melhorar a memória.

Podemos entender que qualidade de vida e bons hábitos são necessários para a saúde do corpo e da mente.

Siga nossas dicas e tenha sua memória em forma, caso não consiga administrar bem seu tempo ou apresente algum sintoma de transtornos mentais ou mesmo histórico familiar, não deixe de consultar um médico ou psicólogo. Ter boa memória é importante para a autoestima e para evitar depressão e outros transtornos psicológicos.

Se interessou por este texto? Então siga as nossas publicações e confira temas como insatisfação, infelicidade e ansiedade.

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.