Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
Você se considera uma pessoa carismática?
Ser carismático pode levá-lo ao encontro de oportunidades, experiências e contatos valiosos. Algumas pessoas possuem um carisma natural enquanto outras precisam aprender a ser carismáticas ao adotar características dessas pessoas.
Apesar do carisma ser tipicamente visto como uma característica de pessoas extrovertidas, não é necessariamente preciso ser expansivo, falante ou gostar de atividades sociais para ser considerado carismático. Isso porque o carisma é composto por um conjunto de qualidades emocionais e sociais.
O que é carisma?
Carisma é a qualidade de quem possui a capacidade de atrair, inspirar e influenciar as pessoas ao seu redor. Pessoas carismáticas são adoradas por uma variedade de razões. Nem todas possuem os mesmos atributos, mas todas possuem os fatores-chave para conquistar os outros com seu jeito de ser.
Uma pesquisa da Universidade de Toronto chegou à conclusão, após estudar 1.000 participantes por um determinado período, que o carisma é uma mistura de afabilidade e influência.
O primeiro elemento foi definido como uma postura agradável e acessível, de fácil interação. Já o segundo elemento foi caracterizado pela capacidade de liderança e de se fazer memorável. Sendo assim, personalidades consideradas carismáticas receberam ambas as qualidades durante o estudo.
Se você não se considera uma pessoa carismática ou muito sociável, saiba que é possível desenvolver essa competência. Você provavelmente precisará quebrar algumas crenças pessoais (principalmente as que afetam a sua autoestima) e inseguranças.
O processo da mudança pode ser atribulado, mas definitivamente vale a pena. Desenvolver o seu carisma pode atrair oportunidades profissionais e pretendentes interessantes, além de enriquecer a sua vida social e aumentar a sua autoestima.
Características de pessoas carismáticas
As pessoas carismáticas possuem as seguintes características:
1. Elas são confiantes
A autoconfiança transforma tanto a autoimagem quanto a imagem exterior. Ela é facilmente notada e admirada pelas pessoas, que se sentem à vontade quando conversam com alguém que esbanja confiança.
A autoconfiança também modifica o modo como você se enxerga. Em vez de focar somente em seus defeitos e erros, você passa a dar valor para as suas qualidades e encarar as situações sem medo do fracasso.
Esta também é uma competência típica de líderes. Se o líder não possui confiança em si mesmo, como conquistará os outros? Para que os demais confiem em suas ideias, planos e posicionamentos, ele precisa primeiro confiar em si mesmo.
2. Elas são boas ouvintes
Pessoas carismáticas reconhecem que a maioria dos indivíduos possui a necessidade de expressar as suas opiniões e pontos de vista, por isso, escutam atentamente.
Elas fazem questão de conceder um pouco de atenção para cada pessoa com quem interagem, independente do nível de intimidade.
Mesmo que não ajam conforme os conselhos recebidos ou concordem com o que está sendo dito, ouvem pacientemente. Como são poucos os que conseguem de fato ouvir com atenção durante uma conversa, elas se destacam dos demais.
3. Elas são acessíveis
Por serem boas ouvintes e esbanjarem simpatia, as pessoas carismáticas são vistas como acessíveis. Os outros não têm medo de conversar com elas, pedir ajuda, mostrar diversas facetas de sua personalidade e fazer convites para passar mais tempo ao lado delas.
Ao mesmo tempo, elas sabem colocar limites quando necessário. Assim, previnem aproveitadores de tirar vantagem de sua boa vontade. Este equilíbrio é necessário para mostrar que, embora você esteja aberto para ouvir, socializar e acolher, não permite que os outros se escorem em você.
4. Elas compartilham conhecimento/vivências
Pessoas carismáticas não tem medo de compartilhar conhecimentos úteis e ajudar os outros a subirem na vida. Na verdade, elas ensinam, partilham vivências pessoais e oferecem conselhos em momentos de necessidade com prazer.
Há profissionais, por exemplo, que guardam todo o seu conhecimento técnico e experiências de vida consigo. Eles têm medo de que outros se aproveitem dos seus aprendizados e se tornem profissionais melhores, roubando a posição de sucesso reservada para eles.
Essa postura mesquinha pode até alcançar o objetivo do profissional de não ser ultrapassado por ninguém. Mas, certamente, o afastará de conexões e amizades profundas.
5. Elas são alegres
A alegria é uma característica marcante das pessoas carismáticas. Elas enxergam a vida com leveza, riem de seus próprios erros, pensam positivamente e sorriem sem medo. As adversidades são encaradas com um olhar otimista, por isso, elas frequentemente conseguem enfrentar obstáculos sem ter prejuízos emocionais.
É claro que não é possível estar contente o tempo todo. Como a vida é uma montanha-russa de emoções, até as pessoas carismáticas ficam tristes, irritadas e indispostas de vez em quando.
Entretanto, elas sabem que não podem ceder às emoções negativas. Caso contrário, podem cultivar sentimentos e pensamentos que facilmente se transformam em ansiedade e depressão.
Quando o mal-estar ou a situação desagradável passa, as pessoas carismáticas não olham para trás e voltam a buscar a alegria em seu dia a dia.
6. Elas são autênticas
Como são confiantes, as pessoas carismáticas agem com autenticidade. Ser autêntico é o desejo de muitos, principalmente dos mais tímidos, que não conseguem se desapegar da vergonha e do medo do que os outros pensam.
Justamente por não temerem receber opiniões negativas ou serem censuradas, as pessoas carismáticas são autênticas. Elas não se importam de “pagar mico” e geralmente dão risada de seus próprios erros e momentos embaraçosos. Viver sem amarras é inspirador, por isso, muitos desejam estar perto delas.
Além disso, as atitudes genuínas das pessoas carismáticas facilmente conquistam a confiança de terceiros. É mais fácil confiar em alguém que transmite verdade em suas condutas, decisões, palavras e expressão corporal do que em quem esconde as suas verdadeiras intenções.
7. Elas são sensíveis
Pessoas carismáticas têm a capacidade de perceber e interpretar as emoções dos outros, possibilitando a formação de conexões emocionais. Elas prestam atenção em suas inseguranças, medos e sonhos. Desse modo, conseguem fazer os demais se sentirem como se fossem especiais e únicos.
A habilidade de compreender como o outro se sente também é útil no ambiente profissional. A empatia torna as negociações de negócio, a gestão de pessoas e a convivência com colegas de trabalho e clientes mais agradável.
Do mesmo modo, a alta sensibilidade das pessoas carismáticas faz com que sejam proativas e se coloquem à disposição em momentos de necessidade.
8. Elas sabem controlar as suas emoções
A inteligência emocional é sem dúvidas a principal característica das pessoas carismáticas.
Quem não tem carisma não costuma controlar muito bem as suas emoções. Esses indivíduos se deixam levar pela vergonha, nervosismo, raiva, inveja, sensação de inferioridade e frustração. Por isso, se apresentam como pessoas difíceis ou inacessíveis.
Já as pessoas carismáticas conseguem se adaptar a múltiplas situações em razão do seu alto controle emocional. Podem não estar totalmente preparadas para elas, mas conseguem gerir as suas emoções para conter a ansiedade e o estresse.
A inteligência emocional também os auxilia a usar o seu charme nos momentos necessários. Assim, têm facilidade para conseguir o que desejam sem ser preciso recorrer a truques para encurtar o caminho.
9. Elas reconhecem o sucesso dos outros
As pessoas carismáticas são humildes. Elas entendem que todos merecem reconhecimento por seu talento e conquistas. Assim, não têm inveja do sucesso dos outros nem sentem necessidade de bajular quem está em ascensão no momento.
Quando alguém obtém sucesso em alguma área de sua vida, a pessoa carismática expressa a sua admiração e o parabeniza por seu talento. Ela fica genuinamente contente pelo outro, mesmo que seja um competidor.
A ausência de inveja também abre caminho para que ela se inspire em personalidades célebres, adotando atitudes e hábitos usados por elas para ter sucesso. Neste processo, ela é igualmente capaz de modificar detalhes da sua própria personalidade, os quais reconhece como impedimentos para o sucesso.
10. Elas são comunicativas
Ser comunicativo não é o mesmo que ser falante, mas, sim, saber a forma correta de se expressar e quando deve fazer isso.
Cada situação requer um tipo de comunicação, certo? No trabalho, você deve se expressar com formalidade enquanto, em casa, você pode ser descontraído. O mesmo ocorre em reuniões de negócios, eventos da empresa, festas de aniversário, encontro com os amigos, entre outros.
Uma pessoa comunicativa é aquela que sabe diferenciar qual linguagem é a mais apropriada para cada contexto social. Deste modo, consegue se fazer entender pelos demais com coerência. Ela também sabe o momento certo para opinar, fazer sugestões e conversar casualmente.
Sendo assim, pessoas carismáticas têm facilidade de se comunicar para estabelecer laços de amizade e fazer conexões.
Psicólogos para Autoconhecimento
Conheça os psicólogos que atendem casos de Autoconhecimento no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Amanda Carbinatto
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Amanda Carbinatto é graduada em psicologia pela UNAERP, pós-graduada em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental pela PUCRS...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comRelacionamentosDesenvolvimento PessoalCasamentoAutoconhecimentoEstressepróximo horário:
Consulte os horários -
Veluma Marzola
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comTranstorno de Estresse Pós Traumático (TEPT)Transição de CarreirasConflitos FamiliaresTranstornos de HumorDistúrbios Alimentarespróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Você se reconhece como uma boa pessoa?Você se considera uma pessoa carismática? Ser carismático pode levá-lo ao encontro de oportunidades, experiências e contatos valiosos. Algumas pessoas possuem um carisma natural enquanto outras precisam aprender a ser [...]
- Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimentoA psicoterapia é o caminho para a qualidade de vida e o autoconhecimento, consultório da psicóloga em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi
- Autoconhecimento e Comportamento OnlineVocê se considera uma pessoa carismática? Ser carismático pode levá-lo ao encontro de oportunidades, experiências e contatos valiosos. Algumas pessoas possuem um carisma natural enquanto outras precisam aprender a ser [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- O poder do ego: por que ele é importante e como controlá-loO ego é uma parte fundamental da nossa psique. Vilão para uns, mocinho para outros, o ego é muito comentado e difundido. Mas você sabe o que ele é [...]
- Sinto inveja das pessoas e agora?A inveja é um sentimento comum. Embora tenha uma conotação extremamente negativa, a maioria das pessoas já invejou alguém em algum momento de suas vidas. Ela está associada a [...]
- Distimia: conheça esse transtorno de humorTodo mundo acorda com o pé esquerdo de vez em quando, não é? Nesses dias, o mau humor impera e é impossível forjar um sorriso por muito tempo. As [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...
Boa tarde, muito obrigado pelo grande ensino são muitas coisas que entendi e que me confortam parabéns Doctora que Deus lhe abençoe em todas áreas da sua vida.
Muito obrigada pelo feedback!
Boa tarde ..pelo texto eu tenho a autoestima lá embaixo…preciso mudar isto…
Se achar necessário, agende uma consulta com um psicólogo!
Adorei e me identifiquei
Boa noite Dra , adorei e aprendi muita coisa que eu desconhecia e preciso mudar em mim também.
Obrigada pelo seu feedback!
Obrigada pelo seu feedback!
Excelente artigo! Me reconheci como carismático.
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar gratuitamente a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Amei aprendi bastante parabéns!!!!!
Olá! Ficamos contentes que tenha gostado do conteúdo.