Newsletter Gratuita
Assine Aqui

10 características de pessoas carismáticas

10 características de pessoas carismáticas

Você se considera uma pessoa carismática?

Ser carismático pode levá-lo ao encontro de oportunidades, experiências e contatos valiosos. Algumas pessoas possuem um carisma natural enquanto outras precisam aprender a ser carismáticas ao adotar características dessas pessoas.

Apesar do carisma ser tipicamente visto como uma característica de pessoas extrovertidas, não é necessariamente preciso ser expansivo, falante ou gostar de atividades sociais para ser considerado carismático. Isso porque o carisma é composto por um conjunto de qualidades emocionais e sociais.

O que é carisma?

Carisma é a qualidade de quem possui a capacidade de atrair, inspirar e influenciar as pessoas ao seu redor. Pessoas carismáticas são adoradas por uma variedade de razões. Nem todas possuem os mesmos atributos, mas todas possuem os fatores-chave para conquistar os outros com seu jeito de ser.

Uma pesquisa da Universidade de Toronto chegou à conclusão, após estudar 1.000 participantes por um determinado período, que o carisma é uma mistura de afabilidade e influência.

O primeiro elemento foi definido como uma postura agradável e acessível, de fácil interação. Já o segundo elemento foi caracterizado pela capacidade de liderança e de se fazer memorável. Sendo assim, personalidades consideradas carismáticas receberam ambas as qualidades durante o estudo.

Se você não se considera uma pessoa carismática ou muito sociável, saiba que é possível desenvolver essa competência. Você provavelmente precisará quebrar algumas crenças pessoais (principalmente as que afetam a sua autoestima) e inseguranças.

O processo da mudança pode ser atribulado, mas definitivamente vale a pena. Desenvolver o seu carisma pode atrair oportunidades profissionais e pretendentes interessantes, além de enriquecer a sua vida social e aumentar a sua autoestima.

Características de pessoas carismáticas

As pessoas carismáticas possuem as seguintes características:

1.     Elas são confiantes

A autoconfiança transforma tanto a autoimagem quanto a imagem exterior. Ela é facilmente notada e admirada pelas pessoas, que se sentem à vontade quando conversam com alguém que esbanja confiança.

A autoconfiança também modifica o modo como você se enxerga. Em vez de focar somente em seus defeitos e erros, você passa a dar valor para as suas qualidades e encarar as situações sem medo do fracasso.

Esta também é uma competência típica de líderes. Se o líder não possui confiança em si mesmo, como conquistará os outros? Para que os demais confiem em suas ideias, planos e posicionamentos, ele precisa primeiro confiar em si mesmo.

2.     Elas são boas ouvintes

Pessoas carismáticas reconhecem que a maioria dos indivíduos possui a necessidade de expressar as suas opiniões e pontos de vista, por isso, escutam atentamente.

Elas fazem questão de conceder um pouco de atenção para cada pessoa com quem interagem, independente do nível de intimidade.

Mesmo que não ajam conforme os conselhos recebidos ou concordem com o que está sendo dito, ouvem pacientemente. Como são poucos os que conseguem de fato ouvir com atenção durante uma conversa, elas se destacam dos demais.

3.     Elas são acessíveis

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





Por serem boas ouvintes e esbanjarem simpatia, as pessoas carismáticas são vistas como acessíveis. Os outros não têm medo de conversar com elas, pedir ajuda, mostrar diversas facetas de sua personalidade e fazer convites para passar mais tempo ao lado delas.

Ao mesmo tempo, elas sabem colocar limites quando necessário. Assim, previnem aproveitadores de tirar vantagem de sua boa vontade. Este equilíbrio é necessário para mostrar que, embora você esteja aberto para ouvir, socializar e acolher, não permite que os outros se escorem em você.

4.     Elas compartilham conhecimento/vivências

Pessoas carismáticas não tem medo de compartilhar conhecimentos úteis e ajudar os outros a subirem na vida. Na verdade, elas ensinam, partilham vivências pessoais e oferecem conselhos em momentos de necessidade com prazer.

Há profissionais, por exemplo, que guardam todo o seu conhecimento técnico e experiências de vida consigo. Eles têm medo de que outros se aproveitem dos seus aprendizados e se tornem profissionais melhores, roubando a posição de sucesso reservada para eles.

Essa postura mesquinha pode até alcançar o objetivo do profissional de não ser ultrapassado por ninguém. Mas, certamente, o afastará de conexões e amizades profundas. 

5.     Elas são alegres

A alegria é uma característica marcante das pessoas carismáticas. Elas enxergam a vida com leveza, riem de seus próprios erros, pensam positivamente e sorriem sem medo. As adversidades são encaradas com um olhar otimista, por isso, elas frequentemente conseguem enfrentar obstáculos sem ter prejuízos emocionais.

É claro que não é possível estar contente o tempo todo. Como a vida é uma montanha-russa de emoções, até as pessoas carismáticas ficam tristes, irritadas e indispostas de vez em quando.

Entretanto, elas sabem que não podem ceder às emoções negativas. Caso contrário, podem cultivar sentimentos e pensamentos que facilmente se transformam em ansiedade e depressão.

Quando o mal-estar ou a situação desagradável passa, as pessoas carismáticas não olham para trás e voltam a buscar a alegria em seu dia a dia.  

6.     Elas são autênticas

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Como são confiantes, as pessoas carismáticas agem com autenticidade. Ser autêntico é o desejo de muitos, principalmente dos mais tímidos, que não conseguem se desapegar da vergonha e do medo do que os outros pensam.

Justamente por não temerem receber opiniões negativas ou serem censuradas, as pessoas carismáticas são autênticas. Elas não se importam de “pagar mico” e geralmente dão risada de seus próprios erros e momentos embaraçosos. Viver sem amarras é inspirador, por isso, muitos desejam estar perto delas.

Além disso, as atitudes genuínas das pessoas carismáticas facilmente conquistam a confiança de terceiros. É mais fácil confiar em alguém que transmite verdade em suas condutas, decisões, palavras e expressão corporal do que em quem esconde as suas verdadeiras intenções.

7.     Elas são sensíveis

Pessoas carismáticas têm a capacidade de perceber e interpretar as emoções dos outros, possibilitando a formação de conexões emocionais. Elas prestam atenção em suas inseguranças, medos e sonhos. Desse modo, conseguem fazer os demais se sentirem como se fossem especiais e únicos.

A habilidade de compreender como o outro se sente também é útil no ambiente profissional. A empatia torna as negociações de negócio, a gestão de pessoas e a convivência com colegas de trabalho e clientes mais agradável. 

Do mesmo modo, a alta sensibilidade das pessoas carismáticas faz com que sejam proativas e se coloquem à disposição em momentos de necessidade.  

8.     Elas sabem controlar as suas emoções

A inteligência emocional é sem dúvidas a principal característica das pessoas carismáticas.

Quem não tem carisma não costuma controlar muito bem as suas emoções. Esses indivíduos se deixam levar pela vergonha, nervosismo, raiva, inveja, sensação de inferioridade e frustração. Por isso, se apresentam como pessoas difíceis ou inacessíveis.

Já as pessoas carismáticas conseguem se adaptar a múltiplas situações em razão do seu alto controle emocional. Podem não estar totalmente preparadas para elas, mas conseguem gerir as suas emoções para conter a ansiedade e o estresse.

A inteligência emocional também os auxilia a usar o seu charme nos momentos necessários. Assim, têm facilidade para conseguir o que desejam sem ser preciso recorrer a truques para encurtar o caminho.

9.     Elas reconhecem o sucesso dos outros

Como Escolher meu Psicólogo?

Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo.

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO

As pessoas carismáticas são humildes. Elas entendem que todos merecem reconhecimento por seu talento e conquistas. Assim, não têm inveja do sucesso dos outros nem sentem necessidade de bajular quem está em ascensão no momento.

Quando alguém obtém sucesso em alguma área de sua vida, a pessoa carismática expressa a sua admiração e o parabeniza por seu talento. Ela fica genuinamente contente pelo outro, mesmo que seja um competidor.

A ausência de inveja também abre caminho para que ela se inspire em personalidades célebres, adotando atitudes e hábitos usados por elas para ter sucesso. Neste processo, ela é igualmente capaz de modificar detalhes da sua própria personalidade, os quais reconhece como impedimentos para o sucesso.

10.                       Elas são comunicativas

Ser comunicativo não é o mesmo que ser falante, mas, sim, saber a forma correta de se expressar e quando deve fazer isso.

Cada situação requer um tipo de comunicação, certo? No trabalho, você deve se expressar com formalidade enquanto, em casa, você pode ser descontraído. O mesmo ocorre em reuniões de negócios, eventos da empresa, festas de aniversário, encontro com os amigos, entre outros.

Uma pessoa comunicativa é aquela que sabe diferenciar qual linguagem é a mais apropriada para cada contexto social. Deste modo, consegue se fazer entender pelos demais com coerência. Ela também sabe o momento certo para opinar, fazer sugestões e conversar casualmente.

Sendo assim, pessoas carismáticas têm facilidade de se comunicar para estabelecer laços de amizade e fazer conexões.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

8 pensou em “10 características de pessoas carismáticas

  1. Boa tarde, muito obrigado pelo grande ensino são muitas coisas que entendi e que me confortam parabéns Doctora que Deus lhe abençoe em todas áreas da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *