Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como lidar com pessoas aproveitadoras

Como lidar com pessoas aproveitadoras

Pessoas aproveitadoras estão por toda parte. No trabalho, na universidade, na família, no relacionamento… É provável que você cruze com alguém que só pensa em tirar proveito dos outros (inclusive de você) em algum momento da vida.

Esses indivíduos causam muito estresse e frustração às pessoas que acreditam ser alavancas para o seu sucesso. Por isso, neste post, vamos abordar como lidar com pessoas aproveitadoras. 

Como identificar uma pessoa aproveitadora

A pessoa aproveitadora é aquela que, como o próprio termo diz, se aproveita das situações e das pessoas para se beneficiar. Ela forma laços de amizade com base no interesse, especialmente com indivíduos que estão em evidência.

Quando uma pessoa aproveitadora se aproxima de você, não é fácil perceber as suas intenções. Aproveitadores costumam tratar todos bem para nutrirem os seus vínculos. Dessa forma, conseguem prejudicar os outros de modo sorrateiro. 

A identificação da pessoa aproveitadora acontece com o tempo. Você compreenderá as verdadeiras intenções dela a partir das experiências e conversas partilhadas. Ou seja, somente com a convivência é possível saber se uma pessoa está tentando tirar proveito de você ou não.

Abaixo, veja algumas condutas comuns de uma pessoa aproveitadora para ajudar na identificação.

Valor Consulta Psicóloga Veluma






Não quero informar nome ou e-mail





  • Encher novos amigos de elogios vazios;
  • Não compreender limites pessoais, ou desrespeitá-los de propósito;
  • Manipular para conseguir o que quer;
  • Fofocar sobre você ou outras pessoas para mudar a reputação dela;
  • Não se importar com seus sentimentos;
  • Fazer muitas cobranças, acusando você de não ser um bom amigo, mas não retribuir o apoio e o carinho da amizade;
  • Tentar se infiltrar em seu grupo de amigos;
  • Competir constantemente em qualquer coisa que você faça;
  • Forçar intimidade;
  • Não ficar feliz com suas conquistas; e
  • Pensar somente nas necessidades dela.

Aproveitadores no trabalho

O ambiente de trabalho é provavelmente o local de onde surgem mais relatos de pessoas aproveitadoras. Alguns indivíduos enxergam o seu trabalho como uma competição, por isso, estão sempre alertas para aproveitar oportunidades – mesmo que seja às custas dos outros.

Colegas de trabalho aproveitadores estão constantemente tentando puxar o seu tapete. Eles tentam se aproximar no contexto de amizade, de modo até forçado, quando descobrem que você está recebendo reconhecimento ou está em uma posição de destaque.

Assim, tentam usufruir um pouco do seu sucesso e o descartam quando percebem que não conseguirão se beneficiar profissionalmente da sua amizade. Também podem usar informações que foram confidenciadas a eles como ferramenta para subir na carreira

Esse comportamento aumenta o estresse no ambiente profissional, gera conflitos e rouba o prazer que profissionais centrados têm em executar a sua função.

Lidando com pessoas aproveitadoras

Psicólogos

Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Você sabe lidar com pessoas aproveitadoras? Para quem é tímido, inseguro ou ansioso, sair de situações negativas causadas por aproveitadores é um árduo desafio. É mais fácil permanecer no seu canto, evitando qualquer possibilidade de conflito.

No entanto, quando se trata de pessoas aproveitadoras, é preciso aprender a se defender. É uma questão de preservação de integridade, assim como de preservação da saúde mental. A defesa não precisa vir em forma de violência ou de palavras agressivas. 

Uma postura assertiva e honesta é mais que suficiente para enfrentar uma pessoa aproveitadora e conviver em harmonia com ela. É preciso deixar bem claro que você não se permitirá ser usado ou ser passado para trás.

Separamos seis dicas abaixo para ajudá-lo a lidar com pessoas aproveitadoras.

1.     Não entre na onda da pessoa

As pessoas aproveitadoras gostam de desestabilizar os outros com suas palavras e ações. Fazem provocações para testar o autocontrole de quem desejam intimidar ou tirar proveito. Para não cair nessa armadilha, não dê ouvidos às afrontas da pessoa aproveitadora.

Não permita que o seu estado de humor seja alterado e as suas certezas sejam abaladas por conta das especulações dela. Saiba que as indiretas, as conversas tendenciosas e comentários desagradáveis têm o intuito de tirá-lo do sério e fazê-lo repensar as suas decisões e amizades já consolidadas.

É muito comum que esse jogo de “plantar a semente” seja feito no ambiente profissional para que outros colaboradores duvidem de seu potencial e do caráter de colegas de trabalho. Assim, a pessoa aproveitadora sorrateiramente cria uma confusão.

2.     Não compartilhe informações pessoais

Aproveitadores usam o conhecimento que possuem de outras pessoas para saber quando agir. Assim sendo, não compartilhe informações pessoais com quem você acredita estar se aproveitando de você ou de outros indivíduos.

Mantenha as conversas superficiais, como sobre o tempo, o trabalho, o que passou na TV e outros tópicos que surgem em interações com conhecidos. Caso a pessoa aproveitadora comece a fazer perguntas de cunho pessoal, dê uma resposta curta e não entre em detalhes.

Pessoas aproveitadoras tendem a não ter vergonha de invadir a privacidade alheia. Chegam até a perguntar sobre quem possuem interesse para amigos e familiares para obter informações interessantes. Logo, você precisa estabelecer limites para que elas não o ultrapassem.

3.     Não se deixe levar por elogios

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Outra tática muito usada por pessoas aproveitadoras é a bajulação. Ela tem o objetivo de manter indivíduos de interesse perto delas. Esses podem ser chefes, profissionais com carreiras de sucesso, pessoas que recebem admiração por seus feitos, entre outros.

É igualmente comum aproveitadores transitarem entre quem eles acreditam estar ganhando atenção no momento. Assim, você pode subitamente se tornar o próximo alvo do interesse súbito deles.

Para tentar estabelecer um vínculo, a pessoa aproveitadora faz elogios constantes e tenta participar do maior número de conversas e de eventos sociais possível. Não se deixe levar pela bajulação. Assim que o seu momento de brilhar tiver passado, ela provavelmente irá perder o interesse em você.

4.     Trate a pessoa com respeito

O respeito é muito importante nas relações pessoais, mesmo com pessoas aproveitadoras, tóxicas, difíceis, egoístas, narcisistas, entre outros.

As chances de entrar em atrito com esses indivíduos é muito maior na ausência do respeito. Consequentemente, as chances de ficar estressado, irritado ou emocionalmente perturbado são igualmente maiores. Mas para que abalar a sua saúde mental com quem não lhe quer bem, não é mesmo?

Você não precisa se tornar amigo dessas pessoas ou passar a conviver com elas por educação, dando a impressão de terem uma amizade. Basta somente tratá-las com respeito e educação.

Cumprimente-as, faça pequenos atos de gentileza, ajude-as quando requisitarem o seu auxílio e seja agradável durante momentos sociais. Faça o que você gostaria que desconhecidos ou indivíduos com quem possui pouca intimidade fizessem com você. 

5.     Resolva conflitos com diálogo

Pessoas aproveitadoras costumam criar conflitos. Muitas vezes, eles surgem a partir de uma situação habitual do dia a dia e pegam todos de surpresa. É como se a pessoa aproveitadora gostasse de brigar sem motivo.

Conflitos indiretos também são comuns. Aproveitadores espalham fofocas na tentativa de queimar a imagem de alguém no ambiente profissional ou em seu círculo de amigos. Eles fazem isso de modo sutil e, por vezes, demonstram estar preocupados com as atitudes “impróprias” do seu alvo.

Caso você se encontre em um conflito com uma pessoa aproveitadora, seja esse direto ou indireto, fale com ela pessoalmente.

Não parta para afrontas verbais ou eleve o tom de voz. Questione-a se fez algo errado e mostre interesse genuíno em consertar a situação, mostrando que não tem medo de embates.

Posturas honestas costumam desarmar as pessoas aproveitadoras, pois elas não sabem como criar uma narrativa ao seu favor em cima da verdade. Quando o confronto verbal é agressivo, é mais fácil tornar a situação feia para a outra pessoa.

6.     Saiba quem você é

O autoconhecimento torna as pessoas imunes contra rumores, mentiras e especulações. Quem se conhece não teme ter a sua imagem ou reputação arruinada devido às falácias de terceiros porque conhece o seu caráter.

Quando se sabe as suas qualidades, defeitos, traços de personalidade e pontos de fragilidade (traumas, medos), não há razão para temer a palavra alheia. Do mesmo modo, não existe motivo para se deixar levar pelo que uma pessoa aproveitadora fala.

As artimanhas dos aproveitadores perdem o sentido quando você se conhece. Como sabe que tudo não passa de uma tentativa de feri-lo emocionalmente, você consegue questionar as intenções da pessoa aproveitadora e, ainda, pegá-la no pulo. O mesmo é válido para outras situações que envolvem fofocas a seu respeito ou quando o seu caráter é colocado em dúvida. Se você se conhece, não tem motivo para ficar abalado com essas mentiras. Então, dedique tempo da sua rotina para refletir sobre quem você é e fortalecer o seu autoconhecimento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo Com.Br. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 pensou em “Como lidar com pessoas aproveitadoras

    • Olá, Aleandro!
      Obrigada pelo feedback. Fico contente que você tenha gostado do conteúdo!
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *