Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
As amizades também podem ser tóxicas. Ser amigo das pessoas erradas pode causar tantos danos quanto estar em um relacionamento abusivo.
Ao invés de aumentar os momentos de parceria e trazer conforto para a sua vida, as amizades tóxicas trazem frustração e exaustão, de acordo com psicólogos.
O que são amizades tóxicas?
Amizades tóxicas são laços que cultivamos que nos fazem mal. Os amigos tóxicos fingem querer o nosso bem e podem até demonstrar afeto ou oferecer ajuda em momentos de necessidade, mas possuem segundas intenções em relação à amizade.
Elas não precisam estar necessariamente ligadas a um ganho material ou financeiro, como se costuma pensar de pessoas aproveitadoras. O benefício (para elas) pode ser inteiramente emocional.
Pessoas tóxicas normalmente precisam de alguém para descarregar a sua alta carga de emoções complicadas e contraditórias e, por isso, dão um jeito de manter a pessoa que maltratam sempre leal. Pode-se afirmar que o amigo tóxico é uma espécie de “parasita” emocional, se alimentando do estresse que causa ao outro.
Não é fácil identificar amizades tóxicas.
Muitas vezes, gostamos de dar o benefício da dúvida para as pessoas e conviver mais com elas antes de fazer julgamentos. Assim, podemos relevar vários comportamentos negativos para preservar a amizade e, de certa forma, para não nos causar peso na consciência.
Além do mais, amigos tóxicos tendem a agir sorrateiramente. São raros os casos em que amizades assim resultam em agressões físicas, brigas ou quaisquer interações violentas. Na verdade, essas pessoas tendem a focar mais em suas inseguranças e medos para tirar proveito de situações que lhe deixam para baixo.
Quais os efeitos negativos das amizades tóxicas?
As amizades tóxicas têm impacto considerável em seu bem-estar e estado de humor. Partilhar o seu tempo e energia com pessoas que não se importam com os seus sentimentos eventualmente vai afetar a sua saúde emocional e física.
As artimanhas do amigo tóxico podem fazer você se sentir solitário, inseguro, estressado e psicologicamente esgotado. Esses sentimentos não são passageiros. Enquanto o laço estiver estabelecido, você se sentirá assim e ainda poderá ter a sua autoestima e autoconfiança afetadas.
Este costuma ser o principal objetivo do amigo tóxico. Quanto mais ele ou ela afetar a sua autoimagem, fazendo você se sentir mal consigo mesmo, mais fácil será para ele se destacar ao seu lado, conseguir atenção das pessoas e mostrar aos demais que é superior.
Como os amigos tóxicos sempre precisam diminuir alguém para sentirem-se bem, essas amizades costumam seguir um padrão de maus-tratos e tentativas de reconciliação. É assim que pessoas tóxicas conseguem manter pessoas vulneráveis por perto. As reconciliações, no entanto, são mais sobre os sentimentos e as necessidades deles.
Como identificar amigos tóxicos?
Um amigo querido em um dia ruim pode ser grosseiro ou aparentar estar distante, mas ele certamente irá pedir desculpas quando se sentir melhor. Essa variação do humor não é nada fora do comum. São os famosos “dias ruins”, os quais todas as pessoas experimentam em um momento ou outro.
Já um amigo tóxico pode aparentar estar perdido em um ciclo de “dias ruins” devido à quantidade de interações rudes e comportamentos abrasivos. Ainda assim, eles não vão pedir desculpas com facilidade ou mostrar qualquer inclinação à mudança.
Se você realmente gosta de uma pessoa tóxica, pode levar mais tempo (e mais situações ruins) para enxergar essa diferença. Quebrar o vínculo quando não se tem muito apego emocional é infinitamente mais simples. No entanto, o afastamento súbito pode ser acompanhado de chantagens emocionais e promessas vazias.
Abaixo, você confere algumas atitudes que os amigos tóxicos costumam ter:
1. Colocar você para baixo
Amizades tóxicas não fazem você se sentir bem. Elas apontam as suas falhas e relembram os seus erros, além de atacar as suas inseguranças. Quando você conta uma novidade ou uma conquista, eles reagem com falta de ânimo para diminuir a sua felicidade.
2. Fofocar
Amigos tóxicos falam de você por suas costas e contam os seus segredos, mesmo quando você pede discrição. Às vezes, eles até falam bem de suas desavenças para irritá-lo. Além disso, podem usá-lo para descobrir sobre outras pessoas e espalhar fofocas.
3. Focar somente neles
O mundo gira ao redor do seu amigo tóxico. Não importa o que esteja acontecendo com você ou com o mundo, ele dá um jeito de falar sobre ele mesmo. As suas emoções, decepções e vitórias não o comovem. Quando a arrogância é exacerbada, ele pode até interromper assuntos para falar sobre algo do seu interesse.
4. Fazer drama por tudo
Transformar uma situação simples em dramática é uma das características mais marcantes das amizades tóxicas. Elas dramatizam os seus sentimentos, fazendo as pessoas acreditarem que sentem-se pior do que realmente estão. Elas também se incomodam com atitudes pequenas e compram briga com facilidade, criando climas desagradáveis entre amigos.
5. Mentir
O amigo tóxico mente que o apoia acima de tudo e estará sempre lá para você. Ele mente sobre as intenções dele e pode até mesmo mentir apenas para causar brigas e discussões no grupo de amizades.
6. Culpá-lo por seus problemas
Qualquer pessoa tóxica tem a capacidade de distorcer os fatos a ponto de culpá-lo por todos os seus problemas. Em relacionamentos e amizades abusivas, jogar a culpa para a pessoa inocente é comum. O raciocínio manipulador é tão convincente que você realmente acredita que a culpa é sua.
7. Competir com você
As suas conquistas rapidamente se tornam motivo de competição para o amigo tóxico. De repente, ele se torna interessado nas mesmas coisas que você e dá sinais de que deseja se igualar a você ou superá-lo. A competição pode se estender por anos para que você nunca tenha um momento só para si.
8. Colocá-lo em situações desconfortáveis
As amizades tóxicas aumentam a sua ansiedade e estresse. Elas o colocam em situações desagradáveis, principalmente quando sabem que você se sentirá mal, e o encorajam a seguir adiante sem ter consideração por seus sentimentos.
9. “Discretamente” humilhá-lo em público
Comentários maldosos e elogios duvidosos são comuns quando você é amigo de alguém tóxico. A pessoa pode rir ou falar que é brincadeira em seguida para diminuir a intensidade de suas palavras, tentando convencê-lo de que não está, de fato, falando mal de você. Essas humilhações públicas “disfarçadas” são corriqueiras.
10. Tentar modificar o seu jeito de ser
Amizades tóxicas tentam controlar a forma como você vive, trabalha, fala, se comporta e se veste, além de querer modificar as suas opiniões, valores, objetivos e relacionamentos. Para elas, somente quando você seguir os conselhos dela é que se tornará uma pessoa mais interessante. Caso você resista às orientações, ela critica e desmerece a sua personalidade para fazê-lo sentir-se inseguro.
O que fazer em relação ao amigo tóxico?
Assim que você se der conta que tem um amigo tóxico, provavelmente vai querer falar com ele sobre isso ou acabar com a amizade de imediato. Se a pessoa for um amigo de muitos anos, vale a pena conversar com ela caso você queira manter o vínculo. Seja assertivo durante a conversa e expresse os seus sentimentos acerca do comportamento dele.
Para não causar conflitos, você pode usar a tática do “eu”. Em vez de falar “você zomba e critica as minhas roupas e eu não gosto disso”, fale “eu não me sinto bem quando as pessoas falam sobre as minhas roupas em um sentido negativo”. Dessa forma, a probabilidade da pessoa se sentir atacada é menor e ela ficará mais disposta a ouvi-lo.
No entanto, não é porque os laços que cultivamos são longos que devemos mantê-los independentemente das circunstâncias negativas. Você tem todo o direito de se afastar de uma amizade abusiva, mesmo quando não deseja dar satisfações a ela.
Uma amizade tóxica causa muitos problemas emocionais e até circunstanciais, dependendo do objetivo do amigo tóxico. Portanto, oferecer uma segunda chance (ou terceira, quarta, quinta…) pode não valer a pena.
Pense bem sobre os benefícios que essa amizade traz a você e como o amigo tóxico se comporta quando você fala sobre os seus sentimentos. Se ele não demonstrar interesse ou se desculpar sem sinceridade, não está tão interessado em manter uma amizade saudável com você.
Caso seja necessário, peça a opinião dos seus pais, amigos, colegas e de um psicólogo. Ouvir experiências e opiniões de outras pessoas pode ajudá-lo a chegar a uma conclusão. Porém, você é o único que pode tomar uma decisão benéfica para o seu bem-estar.
Psicólogos para Relacionamentos tóxicos
Conheça os psicólogos que atendem casos de Relacionamentos tóxicos no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- 7 dicas de como controlar a raivaSaber controlar a raiva é muito importante para obter uma vida saudável. Consultório da psicóloga localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
- Como ter uma vida mais tranquila: 6 dicas de ouroTer uma vida tranquila pode parecer um desafio e impossível em nossa atual conjuntura. Veja o que diz psicóloga com consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
- Como conviver com pessoas que você não gostaSaber conviver com pessoas é uma verdadeira arte. Todos temos aspectos negativos e positivos e nem sempre todas irão nos agradar
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como ajudar alguém com depressão?Você sabe como ajudar alguém com depressão? A depressão muda a dinâmica dos relacionamentos no seio familiar, no grupo de amigos e no ambiente de trabalho. É inevitável. O [...]
- Como conversar com um narcisistaAprenda a lidar e conversar com um narcisista, sem que seja preciso afrontar o narcisismo. Realmente conversar com um narcisista é desafiador, sobretudo pelas características psicológicas relacionadas com o transtorno conhecido [...]
- Guia para se recuperar do trauma de um relacionamento tóxicoUm relacionamento tóxico nem sempre é fácil de identificar ou de suportar. Pensando nisso, escrevemos esse texto para você. Quem nunca ouviu que relacionamentos exigem trabalho duro e que [...]
Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...
Gostei do texto de Thaiana Britto.
Obrigada!
Bom dia. Estou no relacionamento de uma amizade tóxica. Identifiquei 3 características do texto nessa pessoa. Mais o pior é que suga sua energia ao ponto de você ir quase ao desespero. Por eu me afastar essa pessoa está nas redes sociais a falar que ela sim é uma amiga sincera. Mas é o tipo da coisa. Quem conhece ela de fato sabe quem ela é. Eu quero distância.
Cuide sempre do seu bem-estar emocional. Se o afastamento é a melhor alternativa, mantenha-se assim!
Neusa, é assim mesmo. Também passei por isso, me afastei completamente, inclusive das redes sociais, pessoas assim fazem um jogo emocional e redes sociais é o palco perfeito. Zerar o contato é importante para a nossa recuperação. Como diz no texto, temos o direito de nos afastar de quem nos faz mal.
Muito bom o texto estou tentando sair de uma amizade tóxica de anos me indetifique muito aqui neste texto fala tudo que já passei no longo desses anos..pra mimim Chega basta..a pessoa tem s cara de pau de se fazer de vítima ainda afff..
Vai dar tudo certo. Cuide da sua saúde emocional!
Oi Marilene, tudo bem? Acabei de ler o texto também, e confesso que identifiquei TODAS as características de um relacionamento afetivo e familiar tóxico que infelizmente, se arrastou por mais de 15 anos. E te digo mais: durante todos estes anos, eu que sempre dei o braço a torcer, com reconciliação atrás de reconciliação. Mas cada vez que isso acontecia, eu piorava, tanto física quanto emocionalmente.Só que, em questão de duas ou três semanas atrás, chutei o balde e rompi definitivamente com todos. Sei que é um processo doloroso, mas é uma decisão que diz respeito às nossas vidas, e precisamos ter consciência disso. Como estou me sentindo hoje? Com muita paz de espírito, consigo pensar e agir por mim mesmo, estou recuperando a minha autoestima, que há anos ficou enterrada naquelas relações. Enfim, só benefícios. Não desejo mal algum a qualquer um deles, mas espero que sigam com as suas vidas, assim como eu.
Li as características e identifiquei que eu realmente tinha uma amizade tóxica. É uma mulher chata que é como se ela quisesse que o mundo girasse ao redor dela . Se ela estava com raiva descontava nos outros . Sinceramente ter me afastado foi a melhor coisa que fiz da minha vida não quero contato nunca mais.
Que bom que você conseguiu identificar e se afastar.
Como me afastar de uma amizade tóxica no trabalho?
A principal dica é passar a agir apenas profissionalmente com essa pessoa, tratando apenas das questões que precisam ser tratadas.
Percebi esse fim de semana que tenho uma amizade toxica, fico triste mas acredito que o melhor pra mim é me afastar como fiz com as outras. Sim tive outras amizades assim, e deixei elas pra trás.
Priorize a sua saúde mental.
Tenho uma amizade assim, todas as vezes que ela volta atrás e tenta se reconciliar eu não consigo dizer não…mesmo sabendo que vai me fazer passar por tudo dnovo.
Ela diz que eu sufoco ela quando quer se afastar de mim.
Obrigada por compartilhar o seu relato.
Olá, li o texto e acabei de descobrir que tenho uma amizade muito tóxica, é uma amiga de muitos anos é sincera maís… passei por situações humilhantes…eu sou umbandista e conhecia a religião através dela. Ela é uma pessoa religiosamente caridosa…mas um dia ela chegou a me bater por ciúmes da filha que apenas me pediu uma opinião sobre cabelo, ela é muito possessiva faz drama excessivo e parece que usa uma besteira pra descarregar em mim suas dores e problemas, até a única filha dela se afastou, tudo tem que ser do seu jeito
muito boa a interação