Como a psicoterapia fortalece o autoconhecimento
A psicoterapia é o caminho para a qualidade de vida e o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma palavra que aparece consideravelmente nos textos da psicologia porque trata sobre os aspectos mais profundos do nosso ser. É através dele que a pessoa poderá abrir caminho para responder muitas inquietações e fortalecer a si mesma.
O que é o autoconhecimento
O autoconhecimento implica em conhecer a si mesmo, saber sobre os aspectos mais profundos de sua personalidade que moldam suas atitudes e comportamento, definem os psicólogos.
Mas nem sempre é fácil trilhar o caminho do autoconhecimento. A nossa mente possui um emaranhado de atribuições, barreiras, crenças, vícios, processos internos que, na esfera do inconsciente, permanecem fragmentados e escondidos.
É aí que entra a psicoterapia! Ela irá conduzi-lo de forma que você compreenda a si mesmo, suas fraquezas e fortalezas. Ela possibilita que você se torne a melhor versão de você.
Como a psicoterapia proporciona o autoconhecimento
O psicólogo poderá ajudar através da psicoterapia, fornecendo as ferramentas adequadas para trilhar o caminho do autoconhecimento. Mas, autoconhecimento não é feito sozinho? Sim!
No entanto, com a ajuda de um profissional da psicoterapia, essa jornada pode ser realizada sem riscos. As placas de sinalização são colocadas pelo terapeuta e que poderão ser vistas sem que a pessoa fique por longos períodos procurando saídas.
O primeiro passo para fazer essa jornada interna é desmistificar o papel do psicoterapeuta. Muitas vezes, pensamos que a “função” deles é tratar casos de doença mental ou transtornos. Essa é uma ideia equivocada. A psicoterapia pode ser realizada por qualquer pessoa a qualquer momento e em qualquer idade. Gostaria de ver mais benefícios da psicoterapia? Então confira.
1. Saber lidar com os altos e baixos
A vida não é um mar de rosas, pois, sempre existem altos e baixos, momentos de angústias e tranquilidade, tristezas e alegrias.
O que importa não é o que acontece, mas a maneira como lidamos com essas situações.
E a psicoterapia é ótima para nos ajudar a lidar com qualquer situação, seja ela boa ou ruim.
2. Prevenção
A prevenção com a psicoterapia indica qual é o melhor caminho ou decisão a ser tomada diante de uma situação inusitada. Isso ajuda a prevenir que certos comportamentos e traços evoluam para transtornos graves.
3. Ter uma saúde mental
Ter uma saúde mental significa estar consciente de seus processos individuais. Para resolver seus conflitos o autoconhecimento é fundamental. O uso da racionalidade é ferramenta importante para o próprio autoconhecimento.
4. Melhora na qualidade de vida
A psicoterapia voltada para o autoconhecimento ajuda a compreender a si mesmo, seus limites e seus conflitos. Realiza uma viagem rumo ao seu interior para poder perceber padrões comportamentais que são herdados, como inseguranças, certos temas tabus, relações com outras pessoas etc.
5. Descoberta de si mesmo
Com a psicoterapia é possível perceber que padrões comportamentais são, na verdade, ideias estabelecidas pela nossa sociedade, desde a infância.
Em razão disso, a nossa individualidade tende a desgastar-se com o tempo, diluindo-se e fazendo com que nós nos percamos. Com o autoconhecimento, retiram-se de forma gradativa, esses acondicionamentos culturais e mentais.
Com o autoconhecimento a pessoa deixará de ter medo das pessoas, de situações, conseguirá ter maior confiança em si mesmo, os aprendizados serão mais importantes, compreenderá a natureza de outras pessoas, respeitando suas diferenças, desenvolverá uma maior autoestima. E muito mais! Você se permitirá ter uma vida melhor e mais significativa.
Psicólogos
Conheça os psicólogos e psicólogas do consultório. Veja o perfil detalhado de cada profissional.
Assim, com o trabalho da psicoterapia será produzida uma verdadeira mudança na pessoa. Venha para essa grande descoberta de si mesmo! Despertando a natureza de seu ser!
Se você gostou deste tipo de abordagem terapêutica? Então você está preparado para entender os demais processos comportamentais e de qualidade de vida, lendo nossos textos de terapia cognitivo-comportamental!
Quem leu esse texto também se interessou por:
Como um chefe ruim pode adoecer seus funcionários
Um chefe ruim pode prejudicar não apenas o rendimento, mas também a saúde mental dos colaboradores. Consultório da psicóloga em São Paulo - SP
Engolir ou explodir de raiva, o que é pior?
Saiba o que é mais prejudicial, suprimir ou explodir de raiva. Entenda as nuances sob a perspectiva da psicóloga, cujo consultório se localiza em São Paulo
6 dicas para ter uma vida tranquila
Ter uma vida tranquila pode parecer um desafio e impossível em nossa atual conjuntura. Veja o que diz psicóloga com consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Market Place
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autora
Thaiana F. Brotto
CRP 106524/06
FORMAÇÃO
Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.