Como lidar com a rejeição na busca de um emprego

Como lidar com a rejeição na busca de um emprego

A rejeição na busca de um emprego nem sempre é bem processada pelo candidato.

Nos momentos difíceis, a rejeição na busca de um emprego pode tornar-se um grande problema e desencadear estados psicoemocionais complexos. Para a psicologia, compreender o processo de rejeição como um todo é parte importante do autoconhecimento. O fato de evitar a todo custo este sentimento de ser rejeitado, pode influenciar a não aceitação de si, e gerar uma rejeição própria, de forma interna.

Neste sentido, é importante perceber que o medo de não ser rejeitado faz parte de uma cultura social sobre a aceitação dos outros a todo custo. Logo, temos uma rejeição vinda do ambiente externo e que ajuda a influenciar a rejeição interna, de si mesmo.

Algumas dicas de como lidar com a rejeição na busca de um emprego

A rejeição na busca de um emprego tem a ver com a cultura da aceitação externa e com a baixa autoestima da pessoa. Por esta razão, muitas vezes a pessoa que se encontra numa situação difícil, de desemprego, terá mais chances de desenvolver essa rejeição interna consigo mesma.

A fim de evitar que a autorrejeição se estabeleça internamente, selecionamos algumas dicas, veja a seguir.

1. Existe uma rejeição?

Antes de pensar em ser rejeitado, as impressões que são refletidas em nossa mente podem deturpar a realidade. Por essa razão, conhecer a causa da negação de forma neutra, vendo o problema em si, permite limpar certos ranços emocionais. As emoções negativas produzem aspectos internos que podem ser lidos como desprezo, abandono, reprovação e repulsa.

Quando a rejeição na busca de um emprego acontece, deve-se imediatamente analisar o motivo da rejeição, o contexto, a forma de tratá-la. Esta análise pode levantar a dúvida se a rejeição, de fato, existe ou não.

2. Problemas com a rejeição interior

A rejeição está, na verdade, dentro da cabeça. Por muitas situações do passado, a rejeição permanece presente como um sentimento oculto. E, no caso do trabalho, a rejeição na busca de um emprego, transforma essa sensação latente em uma condição vulnerável.

3. Transforme tudo em aprendizado

Não pense a rejeição como algo 100% negativo. Uma rejeição não significa um “não” definitivo. Pense que existem processos e fases. Nem sempre esta fase é o momento ideal para conseguir a melhor oportunidade.

Além disso, uma entrevista de emprego não invalida, de forma alguma, o valor das suas qualidades. Às vezes, ocorre o contrário: o recrutador vê em você um profissional acima das funções requeridas e por isso acaba não o escolhendo.

4. Saber Ouvir

Não tenha medo. A desmotivação numa rejeição tem a ver com o que a pessoa ouviu em palavras. Tente compreender que críticas podem ser encaradas como formas de melhorar ainda mais as suas qualidades. Não veja esta má fase como “perda de tempo”. Se não fosse pelos nossos fracassos, jamais teríamos alcançado o sucesso.

5. Continue na busca

Não pare. Evite que um “não” possa interromper sua procura. A rejeição na busca de um emprego pode ser o estímulo de encontrar mais saídas, outras oportunidades.

O sentimento de rejeição na busca de um emprego é considerado por muitos como um dos piores em termos de emoções. Sobressai a tristeza, a negação etc. É neste estado de tristeza que converte pessoas em deprimidas e temerárias.

Assim, a forma de lidar com a rejeição na busca de um emprego, de certa forma, irá implicar no sucesso ou não de se encontrar, tanto na clareza de uma nova oportunidade quanto no caminho do autoconhecimento. O sentimento de rejeição não deve ser banido, transforme-o como parte desse processo de busca.

Importante: Procure amigos e familiares para caso precisar de apoio. Profissionais da saúde mental, psicólogos e psicoterapeutas vão auxiliar no diagnóstico de seus sentimentos, onde poderá ter estes e mais orientações.

>>> Para saber mais: Saiba como funciona uma clínica de Psicologia

Esteja aberto para novas oportunidades. Invista em si mesmo, reconhecendo seus limites para vencer obstáculos.

Estas dicas serviram para você? Confie no seu potencial. Não deixe a tristeza, a depressão e a ansiedade tomar conta da sua vida.

Gostou dessas dicas de como lidar com a rejeição na busca de um emprego? Então pode se interessar por esse também: O medo de perder que se torna irracional e anula nossa vida.

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.