Por que comparações destroem relacionamentos?

Categoria dos serviços dos psicólogos: terapia de casal, relacionamentos, casamento, conjugal
Comparações podem destruir relacionamentos

Você sabia que as comparações destroem relacionamentos? E não apenas isso, elas acabam prejudicando a nossa qualidade de vida.

Um bom relacionamento não é dado, e sim cultivado. E há muitas atitudes que podem fazê-lo prosperar ou prejudicá-lo. E já é bem sabido que as comparações destroem relacionamentos. Psicólogos afirmam que comparar o que você tem com o que os outros possuem nunca lhe trará felicidade ou satisfação.

Leia o texto e confira por que comparações destroem relacionamentos e devem ser evitadas.

6 motivos pelos quais comparações destroem relacionamentos

1. Faz perder o amor e o respeito do seu par

Quando estamos constantemente comparando nosso relacionamento com outros, naturalmente incluímos nosso par nessa comparação. E quem gosta de ser constantemente comparado com outra pessoa?

Está a procura de psicólogo em São Paulo para questões de relacionamentos ou terapia de casal? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

Quando você iniciou o relacionamento, aceitou as qualidades e defeitos do seu parceiro. Comparar constantemente com outros cônjuges não fará ele mudar mas sim se virar contra você. Preste atenção no que o seu parceiro tem de bom e não em outros relacionamentos.

2. Você esquece o motivo pelo qual se apaixonou pela pessoa

As comparações destroem relacionamentos, isso é fato. Mas você sabia que quando estamos constantemente comparado nosso par com outros, acabamos esquecendo o motivo pelo qual nos apaixonamos por ele? Assim perdemos nossa admiração e apreço por quem realmente está em nossa vida.

3. O torna incapaz de desfrutar a felicidade em seu relacionamento

Apenas você e seu parceiro é que devem definir o padrão de felicidade em seu relacionamento. Não acrescente mais nenhuma pessoa a essa equação.

>>> Leia também: Tédio no casamento: por que isso acontece e como evitar.

Se você continuar usando como medida de ideal do amor em sua vida o que seu vizinho tem, não será capaz de apreciar até os momentos mais maravilhosos da sua vida. E esses momentos não são recuperáveis.

4. Afeta sua vida social

As comparações destroem relacionamentos e também prejudicam nossa vida pessoal. Acabamos muitas vezes nos distanciando de amigos e pessoas queridas porque achamos que o relacionamento delas é melhor que o nosso. Além disso, seu parceiro ficará temerário em apresentar você para amigos e outros casais novos. Isso porque ele terá medo dessas pessoas acabarem sendo nova fonte para comparações desagradáveis.

5. Você não sabe o que de fato acontece na intimidade do outro casal

Um dos problemas de fazer essas comparações que destroem relacionamentos é que não sabemos de fato o que acontece na intimidade de outros casais. Aquele marido aparentemente amoroso, por exemplo, pode no fundo ser um chantagista emocional que traz grande sofrimento para sua parceira.

A felicidade que outros casais nos demonstram nem sempre é real. Então, você pode julgar a qualidade de seu relacionamento por algo que essencialmente não existe.

6. Não há dois relacionamentos iguais

Como as relações são compostas de dois indivíduos únicos, trazendo experiências de vida diferentes para o relacionamento, não há dois casais iguais. Julgar a qualidade de seu relacionamento com a que outros casais tem é perda de tempo precioso de vida, não é mesmo?

Ninguém pode dizer como deve ser seu relacionamento, especialmente porque o que funciona para algumas pessoas definitivamente não funciona para os outros. A psicologia dá a dica: o mais importante não é ser melhor ou pior e sim trabalhar junto para a felicidade mútua. E é importante respeitar as personalidades singulares e distintas de cada indivíduo na relação.

Não há relacionamento 100% perfeito. Aliás são esses desafios que tornam nossas relações mais interessantes e nos fazem crescer como pessoas. Mas é muito importante evitar atitudes tóxicas. Comparações destroem relacionamento e diminuem nossa qualidade de vida. Além disso, caso um casal ainda apresente muitos conflitos, a terapia de casal pode ser um excelente caminho para conquistar harmonia.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também: Carência afetiva: você ama o outro ou apenas está carente.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.