Ansiedade

Ansiedade

A ansiedade hoje está entre os maiores males e é uma das grandes demandas de clínicas de psicologia, sendo capaz de causar doenças até mesmo no organismo.

Segundo psicólogos, se a ansiedade não for controlada inicialmente, pode causar o aparecimento de distúrbios e transtornos psicossomáticas, tanto para a saúde emocional quanto para o corpo.

  1. O que é Ansiedade
  2. Sintomas comuns de Ansiedade
  3. Tipos de Ansiedade
  4. Consequências da Ansiedade
  5. Existe uma ansiedade positiva?
  6. Como usar a Ansiedade a seu Favor
  7. Como o psicólogo pode ajudar
  8. Outros Textos Relacionados à Ansiedade

1. O que é a ansiedade?

Diferentemente do simples nervosismo que acomete a todos, a ansiedade patológica deve ser tratada com seriedade.

Sem o acompanhamento adequado originará crises de medo, desenvolvendo fobias e outros problemas psicológicos.

A ansiedade também é um estado psíquico que a mente cria para dar sinais de alerta em nosso inconsciente. Mas, juntamente com o estresse, ela vem sendo um transtorno crescente no nosso cotidiano.

As coações sociais, como cumprimento de metas, ter o melhor emprego, conquistar um estilo de vida ideal, formar-se, adquirir família, são alguns dos fatores que podem agravar a ansiedade.

Conheça os 5 sinais que podem indicar ansiedade

2. Sintomas Comuns de Ansiedade

A ansiedade é um estado que causa inquietação e incômodo, afetando o pensamento e as emoções com temores, incertezas e inseguranças. A ansiedade pode ocasionar alguns sintomas físicos, cognitivos e psicológicos.

Sintomas físicos

  • Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Problemas gástricos;
  • Dificuldade respiratória;
  • Tremores nas mãos;
  • Boca seca etc.

Sintomas psicológicos

  • Estado de nervosismo;
  • Temores difusos;
  • Insegurança;
  • Medo de ameaças ou paranoia.

Sintomas cognitivos

  • Ideias e pensamentos preocupantes e/ou obsessivos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dúvidas em excesso;
  • Pensamentos radicais.

A ansiedade passa a afetar o funcionamento normal da vida cotidiana da pessoa e bloqueia a sua conduta. Essa ansiedade negativa faz diminuir o rendimento profissional e pessoal de forma muito evidente.

O tratamento para essa ansiedade negativa é a psicoterapia. Com o tratamento correto é possível perceber muitos ganhos e uma grande melhora na qualidade de vida da pessoa ansiosa.

3. Tipos de ansiedade

Valor Consulta Psicóloga Andreia






Não quero informar nome ou e-mail





Conheça os tipos de ansiedade que existem, bem como seus diferentes sintomas:

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) : este tipo de transtorno crônico afeta as pessoas que são ansiosas e possuem sintomas físicos tais como cólicas, insônia, dores de cabeça, estresse e fadiga.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) : o TOC faz com que a pessoa organize involuntariamente alguns pensamentos repetitivos que se caracterizam por diferentes obsessões.

Ansiedade ou Fobia Social: um dos casos mais comuns, a fobia social é reconhecida pela extrema dificuldade em projetar-se, falar, ler ou mesmo estar em público. É associado ao medo e grande timidez. Um dos fatores psicossomáticos é a falta de concentração e o déficit de atenção, conhecida como TDA.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático: trata-se de um transtorno de ansiedade que ocorre após um evento que repercutiu de forma traumática para a pessoa. Os sintomas vão desde medo e pânico em associar imagens, pesadelos, ou situações próximas ao trauma ocorrido.

Fobia: a fobia revela-se pelo medo excessivo de algo, seja objeto ou ação. Para casos de fobias sérias, a pessoa evitará a presença do que origina seu medo.

Pânico: o pânico é um tipo de fobia que ocorre em lugares públicos, com sintomas de agorafobia, por exemplo. Em geral, as crises de pânico podem ser raras ou transformarem-se em outros tipos de fobias.

4. Quais são as consequências da ansiedade?

A ansiedade pode assumir diferentes facetas na vida de uma pessoa: da inquietação à terríveis dores de cabeça, e dificuldade em realizar simples tarefas diárias. A fim de evitar que a ansiedade chegue a extremos, é de vital importância saber detectar seus sinais e compreender quais os tipos de tratamentos para cada caso.

Entre as principais consequências da ansiedade, temos os seguintes sintomas:

  • inquietação permanente;
  • medos exagerados e incompreensíveis;
  • negatividade e impaciência;
  • sensações de angústia;
  • distúrbios alimentares;
  • insônia.

5. Existe uma ansiedade positiva?

Ansiedade positiva é aquela em que podemos definir como o estado psicológico na qual a pessoa ainda possui inquietudes, mas consideradas normais ou boas. Esse tipo de ansiedade ocorre no sentido de melhorar, de ir mais além, de avançar e conquistar espaços antes deixados de lado ou inertes na vida.

Em determinadas fases da vida, quando desejamos melhorar, concretamente, alguma área específica, usar a ansiedade a seu favor pode ser a grande chance de mudança benéfica.

Aqui se trata de alcançar metas realistas (diferente da ansiedade negativa) no mesmo instante em que se realiza para isso um esforço positivo, de disciplina, vontade e autorrespeito.

Em outras palavras, ver em quais áreas da sua vida que se pode trabalhar com essa perspectiva em usar a ansiedade de forma positiva. Sem o sentimento de inquietação, é praticamente impossível atender a demanda da ação.

Desta forma, limar as arestas de si mesmo com o fim de tornar a vida mais saudável, madura e equilibrada requer saber usar a ansiedade a seu favor.

Como usar a ansiedade a seu favor

6. Como usar a ansiedade a seu favor?

Evite trabalhar a ansiedade em um plano transcendente e utópico. Escolha a dimensão correta que os passos possam ser dados sem grandes pulos. Veja a possibilidade de não ir sempre contra a corrente.

Usar a ansiedade positiva é saber que a emoção causada por algum problema ou situação desconhecida, o motiva a se mover, de se adaptar convenientemente ao meio e, assim, superar as exigências da vida naquele momento.

Neste sentido, a ansiedade positiva é um enorme mecanismo de força que permitirá você a estar, ao mesmo tempo, alerta, mas concentrado e não disperso. Ela te mantém preparado para sobreviver frente a qualquer tipo de problema familiar, de saúde, financeiro ou pessoal.

Sabe-se que os transtornos de ansiedade negativa são altamente prejudiciais, e aqui entra o importante papel da psicoterapia para o tratamento deles. No entanto, a ansiedade positiva também pode ser acompanhada pelo tratamento terapêutico, pois, o papel do psicólogo é desvelar que essas inquietações podem ser benéficas para você. Perceber e usar a ansiedade a seu favor é um fator que pode ser descoberto com o tempo.

Todos sentimos ansiedade e estresse de vez em quando. As situações nos obrigam a despertar certos sentimentos de ansiedade. Porém, basta apenas saber conduzir e usar a ansiedade de forma leve e controlada.

Muitas pessoas são levadas a acreditar que toda ansiedade é ruim e que deve ser tratada com medicamento. Mas o trabalho do terapeuta qualificado ajudará a pessoa a saber identificar entre uma ansiedade positiva e o Transtorno de Ansiedade Generalizado.

Conheça os seus sintomas e com a ajuda profissional conseguirá evitar sofrer antecipadamente sem recorrer ao uso de tratamentos dispensáveis. Seja otimista e veja as vantagens da ansiedade positiva na sua vida!

7. Como o psicólogo pode ajudar no caso da ansiedade?

Que legal que você chegou até aqui!. Se você estava procurando por psicólogo em São Paulo para questões relacionadas à ansiedade, conheça os psicólogos do nosso consultório, conheça os serviços de psicologia e também veja os valores das consulta. E se você quiser agendar sua consulta, pelo site ou por telefone ou ainda e-mail, estamos aqui para ajudá-lo.

A terapia acontece quando a pessoa que sofre de ansiedade tem consciência do desejo de mudança. Para isso, o papel do psicólogo deve ajustar-se completamente com o paciente, criando entre eles, uma estreita ligação de compreensão das questões envolvidas.

Todas as particularidades e os problemas que emergiram da terapia ajudarão o psicólogo no momento de indicar quais são as principais orientações a seguir.

É importante que a pessoa entenda como funciona o tratamento. Os episódios do passado permanecerão presentes, a diferença é que o paciente saberá lidar com os traumas ou problemas de forma completamente nova e positiva.

No processo terapêutico, o paciente terá de moldar sua forma de agir e perseverar nas ferramentas dadas pelo terapeuta. O impacto causado pela terapia abrangerá inclusive outras áreas de ação e, sem dúvida, na maioria dos aspectos da sua personalidade. O lado negativo da ansiedade será transmutado com o passar do tempo.

O objetivo final é evitar que o paciente prossiga nas mesmas formas de trabalhar com os problemas no sentido de poder superá-los. Assim, a busca pelo controle da vida e dos pensamentos é de fundamental importância para a saúde mental e física.

Para saber mais sobre a psicoterapia para o tratamento da ansiedade patológica entre em contato com a nossa equipe de psicólogos e confira nossos textos.

8. Outros textos relacionados à Ansiedade

Como gerenciar o nível de estresse alto

Estresse Alto, consultório do psicólogo em São Paulo
O estresse alto é um dos maiores problemas da humanidade, como fazemos para gerenciá-lo, segundo psicólogos. Localização em São Paulo Shopping Market Place

Como conversar com alguém com transtorno de ansiedade social

Como conversar com alguém com transtorno de ansiedade social
O transtorno de ansiedade social é facilmente confundido com timidez excessiva, consultório do psicólogo em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi

Você conhece as suas necessidades reais

Você conhece as suas necessidades reais
O fato de que vivemos estilo de vida acelerado, com muitos compromissos, expedientes, projetos, cobranças etc, não é uma tarefa fácil. Consultório em São Paulo

Você conhece o transtorno misto de ansiedade e depressão

Transtorno misto de ansiedade e depressão
O transtorno misto de ansiedade e depressão é um problema psicológico que se caracteriza por apresentar sintomas de ambas as desordens. Psicólogo Market Place

Mente inquieta

Mente inquieta
Ter uma mente inquieta pode trazer muitos prejuízos para nós, consultório do psicólogo localizado em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.