Autistas famosos: conheça essas 6 pessoas e se surpreenda

Categoria dos serviços dos psicólogos: variados de clínica de psicologia
Autistas famosos conheça essas 6 pessoas e se surpreenda

Quem tem autismo deve saber que essa não precisa ser uma doença incapacitante. Para provar isso, trouxemos neste artigo diversos autistas famosos que se destacam.

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro do Autismo, é uma doença que afeta o sistema neurológico. Ela causa comprometimentos com a interação social, a comunicação verbal e não-verbal, além de restringir determinados comportamentos. Apesar disso tudo, com apoio psicológico e social, quem é portador do transtorno pode ter uma vida normal e ir além.

Por também ser de orgiem hereditária, a causa do Transtorno do Espectro Autista incorpora tanto fatores ambientais, bem como o desenvolvimento no processamento de informações do cérebro, modificando a forma como as células nervosas se conectam.

Neste artigo falaremos de 6 famosos portadores desse transtorno que se destacam em suas áreas de atuação.

O que um autista vê e sente?

Em geral, os autistas percebem o mundo de forma diferente das outras pessoas. Existem muitos elementos que pessoas autistas compartilham, porém, nem todas elas possuem as mesmas implicações, sendo, portanto, algo muito individual.

Os autistas costumam ser muito inteligentes. E, inclusive, é até mesmo comum que a sua inteligência seja acima da média das demais pessoas. Também é raro que possuam problemas de aprendizagem. Por um lado podem ter outros problemas como o de comunicar-se, por exemplo.

A fim de demonstrar que o autismo não precisa ser uma doença incapacitante, conheça 6 autistas famosos.

6 autistas famosos

Não são tão raros os casos de autistas famosos declarados, já que existem grandes listas de outros conhecidos, mas que não possuem diagnóstico certo. O diagnóstico em si só pode ser fornecido por profissionais da saúde mental. Caso não haja diagnóstico, então é apenas suspeita e até mesmo especulação da mídia.

Conheça alguns autistas famosos realmente diagnosticados e perceba de que forma eles veem o mundo.

1. Courtney Love

Love é vocalista do grupo de rock Hole e ficou conhecida por ser a viúva do cantor Kurt Cobain, do Nirvana. Ela foi diagnosticada com autismo aos nove anos de idade por uma psicóloga. Ela decidiu revelar esse transtorno para seus fãs, citando o diagnóstico em sua autobiografia “The Real Story”, lançada em 1997. Nessa biografia, ela fala um pouco sobre a Síndrome de Asperger e como ela possui certos níveis de introversão.

2. James Durbin

Está a procura de psicólogo em São Paulo para serviços de clínica de psicologia? Conheça os nossos psicólogos, veja o valor das consultas e agende sua consulta diretamente pelo nosso site.

James Durbin é um cantor finalista do conhecido programa de artistas “American Idol”. O pai de James foi músico e, quando morreu de overdose, em seguida Durbin foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger e Tourette. 

Nesse período, ele sofreu bullying, chegando a se sentir, de fato, diferente até por sua baixa autoestima. Com o tempo e reconhecimento de seu transtorno, Durbin passou a encorajar jovens que têm estas síndromes a continuar sonhando e a perseguir seus objetivos.

3. Serena de Jesus

Serena de Jesus é uma artista marcial famosa diagnosticada. Ela iniciou sua carreira esportiva vencendo na estréia profissional do MMA, competindo pela Fusion Fight League. De Jesus é conhecida como a primeira lutadora profissional de MMA com autismo.

Recentemente, Serena afirmou que há uma grande razão pela qual ela luta: “Quero mostrar que pode haver bons modelos na comunidade do autismo. Mesmo que algo seja difícil, tente novamente!”.

4. Daryl Hannah

A atriz Daryl Hannah, que teve grande destaque em filmes como “Blade Runner” e “Kill Bill”. Ela já falou abertamente em entrevistas sobre as dificuldades que passou na infância, por ser diagnosticada como autista.

Naquele momento, os seus médicos a internariam alegando apresentar uma “timidez debilitante”. No entanto, por resistência da família, aos 17 anos, resolveu transformar sua vida e, hoje, é consolidada no cinema.

5. Dan Aykroyd

Aykroyd é um dos roteiristas e protagonistas da famosa série “Os Caça-fantasmas”. Ele foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette ainda aos 12 anos e com a de Asperger aos 80. De acordo com seus relatos, Aykroyd compartilha duas obsessões com os que possuem Asperger: fantasmas e policiais. Desta obsessão, surgiu a sua inspiração para criar o roteiro da série.

6. Heather Kuzmich

Heather Kuzmich é uma das 13 jovens selecionadas pela modelo Tyra Banks para competir no reality show “America´s Next Top Model”. Kuzmich possui a Síndrome de Asperger, diagnosticada aos 21 anos. Ela declarou seu esforço no convívio com a doença em cadeia nacional.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar, que pode integrar fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras e psiquiatras. Como estas síndromes variam muito de pessoa para pessoa, mesmo um diagnóstico pode ser uma tarefa difícil. No entanto, o autismo é uma condição em que os pacientes compartilham dificuldades em comum, mesmo que afetem cada indivíduo de forma diferente.

Na verdade, não há cura para o autismo, mas existem uma série de estratégias e abordagens para amenizar os problemas e melhorar as condições de vida dessas pessoas.

Gostou deste texto sobre autistas famosos? Leia nosso texto sobre Conheça os principais tipos de terapia.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como se livrar da mágoa

    Como se livrar da mágoa
    Quando a mágoa persiste, é hora de procurarmos ajuda. Isso por que esse sentimento pode ter consequências graves, consultório do psicólogo em São Paulo
  • Passo a passo para aumentar a autoestima

    Passo a passo para aumentar a autoestima
    Aumentar a autoestima é fundamental para o bem-estar. Mas algumas pessoas sentem dificuldade de realizar isso, consultório psicóloga próximo ao Shopping Morumbi
  • Psiquiatra ou Psicólogo: qual profissional procurar?

    Psicólogo ou psiquiatra qual profissional procurar
    Psiquiatra ou psicólogo, qual escolher? Conheça as diferenças entre ambos, localização do consultório em São Paulo, próximo ao Shopping Morumbi

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.